9 de outubro de 2015

Doriva esboça time titular, mas Kardec rouba a cena em treino

Alan Kardec foi destaque no treino

O técnico Doriva esboçou pela primeira vez um time titular do São Paulo para o embate contra o Fluminense, no dia 14 deste mês, no Maracanã. O treinador, que já havia dado indícios da possível equipe no trabalho desta quinta, pôs em prática na atividade da manhã uma formação com Rogério Ceni; Bruno, Breno, Luiz Eduardo e Carlinhos; Hudson, Thiago Mendes, Rogério, Ganso e Alexandre Pato; Luis Fabiano.

Na sua primeira movimentação como comandante da equipe. Doriva havia dividido o time em quintetos, deixando o defensivo (de Bruno até Hudson) defendendo contra o ofensivo (de Thiago Mendes a Luis Fabiano). Essa, porém, foi a “estreia” da formação atuando junto, em um trabalho tático, feito no campo reduzido.

O possível Tricolor exemplifica as preferências citadas pelo treinador em sua entrevista. Quando questionado sobre qual era seu estilo de jogo preferido, ele descartou manter o rodízio e as improvisações, marcantes na passagem de Osorio, elegendo o 4-2-3-1 como o seu esquema favorito.

A montagem da equipe pode ser modificada ainda pelo fato de que os zagueiros Rodrigo Caio e Lucão estão a serviço da Seleção olímpica. Ambos eram titulares com Osorio. O meia Michel Bastos, que também era titular com o colombiano, está se recuperando de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda e só deve retornar à equipe na semifinal da Copa do Brasil, contra o Santos, no dia 21.

Os times foram distribuídos no espaço entre as linhas das duas áreas, que serviram como o ponto final do campo. No ensaio, porém, o destaque ficou por conta do atacante do time reserva. Alan Kardec, liberado para atuar após mais de seis meses parado, movimentou-se bastante e deu assistências para Wilder e Centurión enquanto esteve entre os suplentes.

Quando Luis Fabiano deixou o campo, reclamando de dores na região do supercílio após dividida pelo alto, Kardec foi deslocado para os titulares e resolveu o problema. Antes perdendo por 3 a 1, o time principal contou com três gols dele para fechar a conta com um 6 a 5 a seu favor. “Bela bola, Kardec”, elogiou Doriva, logo depois do terceiro tento do camisa 14.

Mais que o embate dentro do elenco, no entanto, Doriva procurou estimular os jogadores a se acostumarem com suas preferências em campo. No início da atividade, por exemplo, ele proibiu os volantes de passarem de um cone que delimitava a área central. Zagueiros não podiam passar do meio-campo, enquanto os pontas só podiam acompanhar os laterais até a metade do gramado.

Após quase uma hora de atividade e algumas confusões dos atletas, que demoraram um pouco a entender as ideias, o treinador acabou liberando uma movimentação quase completa de todos em campo. “Vocês têm que cobrir exatamente o espaço que eu pedir”, sentenciou o chefe são-paulino.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: