8 de outubro de 2015

Doriva é apresentado como novo técnico do São Paulo

Doriva é apresentado, festeja retorno ao Tricolor e recorda ensinamentos do Mestre Telê Santana

"É um desafio grande, o maior da minha carreira, com alegria proporcional, por ser comandante do São Paulo". Assim o técnico Doriva, durante a sua apresentação nesta quinta-feira (8) após ser oficializado como novo treinador do São Paulo, resumiu o seu sentimento ao aceitar o convite para dirigir a equipe são-paulina. Logo depois de comandar pela primeira vez as atividades no Centro de Treinamento da Barra Funda, o ex-meio-campista recebeu as boas-vindas do Presidente Carlos Miguel C. Aidar.

"A chegada dele traz esperança de uma nova geração de treinadores. Quando pensamos em um estrangeiro, também pensávamos em técnicos da nova geração. Ele vem nesse sentido. Tem um histórico esportivo importante. É o único técnico com duplo título estadual consecutivo: Ituano, em 2014, e o Vasco, em 2015. Aproveitamento ótimo como atleta. Espero que repita como treinador essa grande performance. Seja bem-vindo, a casa é sua", afirmou o dirigente são-paulino, que completou.

"Ele já morou aqui e dividiu quarto com o Rogério Ceni. Quando ele começou a carreira, o Rogério era reserva do Zetti. É alguém que está dentro de casa e fadado ao sucesso", acrescentou Aidar. No primeiro contato com a imprensa que cobre o dia a dia do São Paulo, Doriva já projetou as sequências do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, que poderão render ao clube uma vaga na Libertadores da América de 2016.

"São dois desafios: Brasileiro e Copa do Brasil. Faremos o impossível para conseguir ser campeão da Copa do Brasil e ficar entre os quatro primeiros no Brasileiro. Vamos tentar conquistar esse título da Copa do Brasil. Seria fantástico. É um título inédito e faríamos história. Vou mobilizar os atletas nesse sentido, de entrar na história com esse título da Copa do Brasil", vislumbrou.

Dentro das quatro linhas, o ex-volante também construiu uma carreira vitoriosa. Revelado nas categorias de base do Tricolor, foi campeão do Brasileiro (1991), Mundial (1993), da Supercopa (1993) e da Recopa (1993 e 1994) pelo São Paulo. No período em que esteve no time são-paulino, disputou 90 jogos: 42 vitorias, 28 empates e 20 derrotas. Na coletiva de imprensa desta quinta, Doriva recordou de alguns ensinamentos do Mestre Telê Santana.

"Quando entrei no CT, passou um filme na cabeça. Vivi aqui, tenho identificação com esse clube e com a história. Fiz história aqui com meus companheiros na época. E com certeza o Telê Santana foi quem me deu credibilidade de mostrar o meu trabalho. Sou grato a ele. Acrescentou muito na minha carreira, dentro e fora de campo. Vamos colocar nossa personalidade em algumas coisas. É tudo muito recente. Os próximos dias serão de conversas, individuais também. Aí terei um parâmetro do que vou encontrar", relembrou.

Campeão Mundial pelo clube em 1993, o ex-meio-campista - que estava no comando da Ponte Preta - agora terá o desafio de dirigir o time à beira do campo com contrato válido até dezembro de 2016. Ele iniciou a carreira como treinador em 2010, três anos depois de pendurar as chuteiras. E logo no seu primeiro clube teve uma grande conquista. No comando do Ituano, foi campeão paulista em 2014 ao passar pelo Corinthians na fase de grupos, eliminar o Palmeiras na semifinal e bater o Santos na decisão.

A campanha do treinador rendeu uma oportunidade de trabalhar no Vasco, onde foi campeão carioca em 2015.As conquistas do Paulistão em 2014 e do Carioca em 2015 deram ao ex-atleta um feito inédito: primeiro treinador na história a conquistar de forma consecutiva os Estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro. No São Paulo, Doriva terá a companhia do auxiliar Eduardo de Souza e do preparador físico Anselmo Sbragia - que foi campeão com a Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2013 e integrou a comissão técnica do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: