31 de julho de 2015

Hoje no STJD tem julgamento de Fabuloso, Ganso e Osorio

Trio será julgado nesta sexta-feira por expulsões na derrota para o Sport, no dia 19 de julho, e pode perder clássico com Corinthians; Pato e Thiago Mendes já estão fora

O São Paulo corre o risco de enfrentar o Corinthians, no dia 9 de agosto, no Morumbi, pela 16ª rodada do Brasileirão, desfigurado. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará nesta sexta-feira as expulsões de  Ganso, Luis Fabiano e do técnico Juan Carlos Osorio na derrota por 2 a 0 para o Sport, no dia 19 de julho (veja nos vídeos). O julgamento vai determinar a escalação da equipe no Majestoso. A sessão começa às 13h30. No total, serão analisados 11 casos.

O São Paulo enxerga os três casos de formas distintas e prepara as ações necessárias para diminuir os eventuais prejuízos. Todos eles cumpriram uma partida de suspensão na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no último domingo, no Morumbi.

Caso qualquer um dos três receba duas ou mais partidas de punição, o Tricolor vai entrar com um efeito suspensivo para permitir que o atleta ou treinador possa seguir trabalhando até o julgamento do recurso, no Pleno. Nesse caso, o São Paulo teria de aguardar a data do novo julgamento, definida de acordo com o número de processos na fila de espera. Se for marcado para antes do Majestoso, eles ainda podem ser desfalques.

É justamente um efeito suspensivo que torna viável a escalação de Dudu, do Palmeiras, nas partidas do time rival. Cinco auditores vão votar para definir a punição dos três são-paulinos. Se o caso for para o Pleno, nove auditores participarão do julgamento.

Ganso, expulso com dois amarelos por reclamação, tem a situação mais fácil. Ele será julgado com base no artigo 258 (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões), o mesmo de Osorio. A pena prevista é de um a seis jogos. A diferença é que o treinador corre risco maior de gancho por ser reincidente. Expulso contra o Palmeiras, no dia 28 de junho, ele foi advertido da primeira vez.

O caso de Luis Fabiano é o mais preocupante. Ele será julgado por dois artigos: 254 (praticar jogada violenta) e o 243-F (ofender árbitros, assistentes ou demais integrantes da equipe de arbitragem). No primeiro, a pena pode chegar a seis jogos. No segundo, a punição também é de uma a seis partidas, mas há multa, que pode ser de R$ 100 a R$ 100 mil. O que complica para o Fabuloso é que o árbitro André Luiz de Freitas Castro relatou as ofensas do jogador na súmula:

– Vai tomar no c..., vai ser f... Vocês estão acabando com o futebol. Desse jeito o futebol aqui no Brasil vai acabar.

Luis Fabiano recebeu o vermelho após cometer uma falta por trás no volante Rodrigo Mancha, do Sport.

Para enfrentar o Corinthians, o Tricolor já não terá Alexandre Pato, emprestado pelo rival e fora por uma cláusula contratual, e Thiago Mendes, suspenso com três amarelos. Se perder Luis Fabiano e não tiver êxito no recurso, o São Paulo não terá os dois atacantes titulares. Centurión e João Paulo seriam as principais opções para substituí-los.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: