19 de janeiro de 2015

Em duelo dramático, Tricolor elimina o Criciúma e avança na Copinha

Com golaço de Felype Hebert, aos 41 minutos do segundo tempo, São Paulo garantiu vaga nas quartas de final

Foi suado, dramático e com muita persistência que o Tricolor garantiu a sua permanência na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015. Na noite deste domingo (18), no Estádio Martins Pereira, o São Paulo precisou ter paciência para marcar o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 no duelo válido pelas oitavas de final e eliminou o Criciúma. Felype Hebert, com um lindo chute da entrada da área, marcou o gol solitário da partida já aos 41 minutos do segundo tempo que assegurou a festa da torcida são-paulina.

Com o resultado da tensa partida disputada em São José dos Campos, os paulistas se credenciaram para encarar o Atlético-MG na próxima fase. Neste final de semana, os mineiros passaram pelo Flamengo - nos pênaltis - e avançaram na Copinha. O confronto entre tricolores e alvinegros será na próxima terça-feira (20) e renderá ao vencedor uma vaga na semifinal da maior competição de futebol de base do país.

Para encarar o clube de Santa Catarina, o técnico Menta escalou a equipe são-paulina com Lucas Paes; Wellington Cabral, Hugo, Vitor Tormenta e Matheus Reis; Gustavo Hebling, Lucas Fernandes e Leonardo Prado; Inácio, Luiz Araújo e João Paulo.

Após o apito inicial, o São Paulo começou tocando a bola no meio de campo, tentando encontrar espaços para avançar sobre a defesa do Criciúma, mas tinha dificuldades para entrar na grande área. Bem postado defensivamente, o adversário não deixava os garotos do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, chegarem perto do goleiro.

Assim, após muito perde e ganha no meio de campo, a alternativa do time são-paulino foi arriscar na bola aérea. Aos 15 minutos, Luis Araújo fez boa jogada pela direita. Ele cruzou, mas a zaga bloqueou. No rebote, o próprio atacante cabeceou e viu a bola passar pertinho da trave catarinense. Depois da primeira boa investida, o Tricolor tratou de pressionar e encurralar o rival, que trocava passes na retaguarda e não saía do campo de defesa.

As principais jogadas dos paulistas partiam de Luiz Araújo, que infernizava os marcadores e esbanjava categoria. Tentando abrir os espaços e comandando a pressão do time, o centroavante era acionado constantemente. No entanto, apesar de tentar dar cara nova ao confronto, o São Paulo não conseguiu evitar que o jogo ficasse disputado no meio de campo e sem grandes emoções. Os passes errados impediam que as equipes tirassem o zero do placar.

Nos instantes finais do primeiro tempo, os comandados do técnico Menta ainda levaram perigo, mas não conseguiram balançar as redes. Aos 32, João Paulo recebeu passe da linha de fundo e bateu forte. Ronaldo espalmou, mas depois ficou com a bola. Pouco depois, aos 35, Gustavo Hebling limpou a jogada na altura da meia-lua e bateu forte, mas o chute passou por cima.

Apertando em busca do gol, Hebling recebeu lindo passe dentro da área, cruzou para o meio, mas Lucas Mota tirou. No rebote, o São Paulo tentou outra vez por baixo, mas João Paulo não alcançou. Por fim, no último lance antes do intervalo, Inácio fez linda jogada pelo meio de campo, limpou a marcação e bateu forte. Ronaldo espalmou, com dificuldade, e garantiu que ficasse tudo igual: 0 a 0.

Na volta para a segunda etapa, o Criciúma tratou de mudar o panorama da partida e adotou uma postura mais ofensiva. Porém, após conter o ímpeto inicial do Tigre, o Tricolor retomou o controle do embate e ficou mais tempo com a bola nos pés. Para dar novo ânimo, Menta promoveu a entrada de David Neres na vaga de Luiz Araújo.

Apesar de ser mais agudo e rondar a área rival, o São Paulo não chegava ao gol. Então, sem sucesso nas infiltrações - assim como no primeiro tempo - a solução foi surpreender de longe. Aos 13 minutos, Lucas Fernandes viu Ronaldo adiantado e tentou bater colocado, no ângulo. Passou perto! Arriscando de longe e apostando sempre pelo alto, o time são-paulino causou adversidades, mas esbarrava no paredão defensivo do adversário.

O duelo parecia caminhar para as penalidades, apesar da pressão são-paulina, quando Felype Hebert marcou um verdadeiro golaço aos 41 minutos e garantiu a suada classificação tricolor para as quartas de final. O jogador, que entrara no lugar de Leonardo Prado, pegou a bola na entrada da área e chutou forte para colocar o São Paulo na frente. Golaço em São José dos Campos: 1 a 0 e muita festa pela vaga assegurada para o confronto com o Atlético-MG!

O gol:

0 comentários: