9 de maio de 2012

Entregar a taça de bolinhas ao Flamengo, nos faria ainda maior do que já somos!


Olá nação do mais querido!

Recentemente mais uma vez a velha novela da taça de bolinhas toma lugar no noticário esportivo!

Muitos já tem sua opinião sobre a polêmica da taça de bolinhas, lá no Rio quem não é Flamengo, se sente aliviado que a CBF reconhece o Sport Recife, porém quem é Fluminense esquece que o time fora beneficiado em 1999 sendo campeão da 3ª divisão e no ano 2000 subiu direto para a elite do Brasileiro sem jogar a SEGUNDONA! O Vasco se diz tetra brasileiro sendo que o 4º título era na verdade a COPA JOÃO HAVELANGE e o Botafogo, bem, o o time da estrela solitária teve duas ajudas da CBF, em 1999, só não caiu graças ao tapetão de tirar os 3 pontos contra o São Paulo quando o Botafogo perdeu de 6×1, mas ao invéz do STJD apenas tirar os pontos do SPFC por ter escalado um jogador irregular, não, simplesmente na grande cara de pau, retirou os 3 pontos do SPFC e entregou para quem perdeu de 6×1. E mesmo com a unificação no tapetão em 2010, pois até esta data, a CBF nem sequer comentava que Taça Brasil e Robertão eram nacionais, muito menos oficializar como Brasileiros e mesmo assim, o Botafogo com a unificação tem apenas 2 títulos nacionais! Talvez por isto a chateação de não aceitar o Flamengo como hexa e na época, o 1º penta.

A verdade antes da opinião! Pra você são paulino, palmeirense e santista; O Corinthians é justo ser chamado de campeão mundial?
Não! A maioria até zomba deste título!

Então, para sermos justo, temos que considerar o Flamengo como campeão brasileiro, e não o Sport! E onde está a linha de raciocínio?

Bem, se acharmos que devemos acatar o que as instituições defendem, principalmente nós torcedores são paulinos, então NÃO SOMOS TRICAMPEÕES MUNDIAIS, pois a FIFA, ela não reconhece os 2 títulos de 92 e 93 como mundiais!

Mas fica a pergunta; Quem que são os melhores times do mundo dentre todos os continentes?
Europa e América do Sul! Fato!

Entre as décadas de 60 até o novo milênio, se existia competições continentais nos demais continentes?
Não!

Portanto, podemos sim entender que a competição Intercontinental entre 1960 a 2004 foram sim mundiais interclubes, mas a FIFA ela não cita isto oficialmente.

Portanto são paulinos, não tenhamos dois pesos e duas medidas!
Se somos tricampeões mundiais porque nas 3 vezes fomos primeiramente campeão do continente e depois ganhamos do melhor time da Europa, mesmo a FIFA não reconhecendo isto, então o Flamengo foi sim o 1º penta brasileiro alternado, pois a CBF inventou esta taça de bolinha e entregaria definitivamente ao primeiro tri brasileiro seguido ou penta alternado, e o Flamengo, assim como o São Paulo em 92 e 93, foi sim o melhor time do planeta porque enfrentou o melhor time europeu da época, o Flamengo em 1987 entrou em campo e enfrentou os melhores times do país.

E aqui a prova de que o meu time enfrentou o campeão, e o campeão perdeu na única vez que nos enfretou, e em casa, Flamengo 0×2 São Paulo FC.



A bagunça da cartolagem está no fato de que, a CBF não tinha dinheiro pra realizar a competição, então ela CBF repassou ao Clube dos 13 (Os 12 maiores do país mais o Bahia) para realizar o nacional da temporada, e assim chamou o Brasileiro de Copa União.

Quando passado algumas rodadas em seu início, a CBF percebeu do sucesso da Copa União, pois 2 grandes marcas estavam patrocinando, o que sabiam que seria sucesso na certa, pois uma competição com os 12 grandes do país, somado a Bahia, Goiás e Santa Cruz, a competição faria muito sucesso mesmo e fez! É MUITO FÁCIL PARA OS DIRIGENTES DO SPORT RECIFE (como alguns torcedores do Curintiá ao defender o título mundial da FIFA, porque é a FIFA quem oficializou aa competição), mas a CBF SÓ CRIOU O REGULAMENTO APÓS AO VER O SUCESSO DA CRIAÇÃO DO MÓDULO VERDE, no qual só foi chamado assim, após a CBF SE ARREPENDER DE TER ENTREGUE A COMPETIÇÃO NACIONAL PARA O CLUBE DOS 13. Porém, a CBF volta atrás e determinaria com a competição em andamento que aquilo que o Clube dos 13 seria módulo verde, e a CBF inventaria o módulo amarelo, onde Sport e Guarani, os finalistas que fizeram a decisão por penalti onde não acabou porque o placar nos penaltis chegou a 11×11 e os times decidiram se rotular os 2 campeões no módulo amarelo, a CBF disse que faria o cruzamento entre os finalistas de cada módulo, e pra ver a seriedade do módulo criado pela CBF, ela a dona do nosso futebol, achava isto justíssimo!

Só que antes desta “politicagem” por parte da CBF, ninguém dos Clube dos 13 aceitou tal cruzamento, e pra seu espanto, torcedor são paulino, o presidente do Clube dos 13 era justamente o presidente do SPFC, senhor Carlos Miguel Aidar, e ele acatando o que todos do Clube dos 13 concordaram, de que o campeão e vice do criado pós módulo verde, NÃO DISPUTARIA COM NINGUÉM PRA SABER QUEM DE FATO SERIA O LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO! Ali o Flamengo além de enfrentar os melhores, ganhou legitimamente a competição, tirando inclusive o favorito ao título na época, o Atlético Mineiro, que estava invicto até chegar nas semifinais da competição!

Mas por quê o Flamengo e o Inter não disputaram o quadrangular com os 2 times, o Sport e Guarani?
1º) Porque a CBF simplesmente antes da competição, entregou ao clube dos 13 a responsabilidade de se criar algo como nacional daquele ano porque ela CBF ASSUMIU NÃO TER CONDIÇÕES DE CRIA-LA!

2º) Que mesmo após a CBF voltar atrás e reinventar algo que NÃO PODERIA MAIS MUDAR, o PRESIDENTE DO CLUBE DOS 13 ACATOU A DECISÃO DE TODOS EM SEU INÍCIO DE QUE, QUEM FOSSE O CAMPEÃO DO QUE O CLUBE DOS 13 INVENTOU, porque a CBF antes de iniciar a competição, assim o passou a responsabilidade, todos do CLube dos 13 mais os 3 convidados, acataram de que o campeão seria o legítimo campeão nacional daquele ano!

3º) Por “politicagem”, vendo que o rival seria provavelmente um dos finalistas da competição, o político e presidente do Vasco, na calada da noite, faz um acordo com a CBF de que realmente se deveria ter o confronto entre os 4 finalistas, do módulo verde, contra o módulo amarelo! Piada! Piada! Isto sim é “politicagem”! Eurico Miranda nem sequer era o presidente do Clube dos 13, mas o pavor, o medo de ver o rival campeão mais uma vez na década, não perdeu tempo para agir como a “politicagem” determina!

Pergunto aos senhores; Alguém de nossa geração ou mais velho do que nós, viu o Sport disputar a várzea do futebol nacional? Claro que não!

E onde quero chegar? Logo entenderão minha conduta.

O Flamengo é sim o 1º penta campeão brasileiro ( 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992) e o São Paulo é sim tri campeão mundial ( 1992, 1993 e 2005 ) mesmo CBF e FIFA não oficializar tais competições!

Onde está o escudo do Sport?

Porque estas competições foram as principais competições da época, o Flamengo a cada rodada enfrentou os melhores do país, e o SPFC enfrentou como legítimo campeão de seu continente, o melhor time europeu daquelas temporadas, não há como esconder os fatos, não podemos deixar a “politicagem” nos esconder porque torcemos para times rivais!

Portanto, por duas razões o SPFC não precisa apelar para querer ficar com a taça;
1) O presidente do SPFC na época, além de representante principal do Clube dos 13, apoiava o FLamengo e Inter a não disputar o quadrangular com times que disputaram a “várzea” que a CBF inventou e que televisão alguma mostrou tal competição paralela!

2) Se nós nos consideramos tricampeões mundiais legítimos, mesmo sem a cartolagem da FIFA se pronunciar ofcialmente que antes de sua competição em 2005, quando definitivamente padronizou a competição ano a ano e somente com clubes campeões continentais, então não podemos ser dois pesos e duas medidas, porque se acatamos que a CBF diz que o Flamengo não é hexa, e sendo apenas penta, em 2007 o 1º penta seríamos nós, então nós não somos tri mundial!

E agora onde quero chegar ao título deste post. O São Paulo vir a público e entregar ao Flamengo, a taça de bolinhas reconhecendo que o Flamengo é de fato, o 1º time brasileiro a conquistar por 5 vezes alternado, o campeonato brasileiro que começou lá em 1971 ( e não em 1959, como a CBF fez em 2010 apenas por “politicagem” mais uma vez), SERIA UMA ATITUDE NOBRE DO MELHOR CLUBE BRASILEIRO, pois se o Flamengo foi o 1º time a ganhar 5 vezes alternado, nós fomos o 1º HEXA NO BRASIL, ou seja, quando o Flamengo conquistou 5 brasileiros em 1992, o São Paulo tinha apenas 3, e em 2008 além de ultrapassar o time carioca, o SPFC FOI O 1º CLUBE BRASILEIRO COM 6 BRASILEIROS E ÚNICO A CONQUISTAR por 3 vezes consecutivas!

Uma outra palhaçada da CBF, se ela que OFICIALIZOU de repente as TAÇAS BRASIL e ROBERTÕES como campeonato Brasileiro, então a taça de Bolinhas poderia ter outro time solicitando tal taça, o Santos, pois o Santos assim que unificou estes nacionais que a CBF jamais mencionou sequer como nacionais anteriores ao Brasileiro, o Santos foi segundo a “politicagem” da dona CBF, o Santos foi o 1º penta e pior, conquistou o penta não só alternado como seguidos, de 1961 a 1965!

Enfim, nada diminuiria entregar por livre e espontanea vontade esta tal taça, não nos faria menor em nada, afinal, o Flamengo é hexa brasileiro, mas NUNCA FOI TRI seguido e muito menos, não tem o que temos, que são 3 Libertadores e 3 Mundiais e somos o time brasileiro com mais conquistas internacionais dentro do país!

Até a próxima!

Créditos Ribeiro - Fonte: Lunaticos FC

12 comentários:

  • Anne Tarantino says:
    10 de maio de 2012 às 02:32

    Não tinha me tocado nisso "[...]se CBF que OFICIALIZOU de repente as TAÇAS BRASIL e ROBERTÕES como campeonato Brasileiro, então a taça de Bolinhas poderia ter outro time solicitando tal taça, o Santos[...] Realmente concordo com o post, e pra ser sincera nunca me importei com essa taça de bolinhas representativa, eu me importo com o SPFC ganhando campeonatos e a entrega dessa taça não diminui em nada nossa história.

  • Anônimo says:
    17 de maio de 2012 às 11:28

    Claudio Geraldo,

    Finalmente alguém explica imparcialmente, pois a impressa naquela época nos vendeu como CAMPEONATO BRASILEIRO DA 1ª DIVISÃO e hoje falam que é uma bobagem a COPA UNIÃO.

    O povo é sempre passado para traz, pois muitos sairão de suas casas para assistir o seu time favorito, alguns perderão suas vidas, gastarão o que não tinha e hoje sabem que lutam para que esse campeonato não seja valido.

    SÃO PAULO E FLAMENGO, estão sendo usados até hoje.

    Dario Pereyra, Silas e Pita; Müller do São Paulo e Zico, Bebeto, Renato Gaucho do Flamengo, receberam um ótimo salário para disputa o Campeonato Brasileiro ou para jogar amistosos com os principais clubes do Brasil?

    Parabéns Ribeiro, nós torcedores somos sempre engalanados.

  • Anônimo says:
    23 de maio de 2012 às 00:09

    Sem comentar que Flamengo e Internacional foram os únicos times contrários às mudanças do regulamento, proposta pela CBF para unir as competições e aceitas pelo clube dos 13 que era presidido pelo presidente do SPFC na época. Ironicamente, mais a frente Fla e Inter seriam os finalistas da competição honrando a posição assumida no inicio da mesma.
    Sou flamenguista e concordo, SPFC é sim tri mundial de fato e de direito não só pelo mundial interclube por se tratar de uma final, mas sim pelas campanhas apresentadas nos campeonatos que o habilitou a disputar o interclube. O SPFC poderia ganhar ou não, mas sem duvidas que os dois melhores times do planeta estavam ali pela campanha que apresentaram até então. Ex: Interclube de 1981 Fla 3 X 0 Liverpool 2005 SPFC 1 X 0 Liverpool .
    Nós brasileiros reclamamos da BURROCRACIA do estado no comprimento de obrigações básicas como saúde, educação e segurança mas na verdade esse comportamento é o reflexo da maneira como o a população em sua grande maioria se comporta, ignorando o bom senso justificando o injustificável discutindo os fatos . Contra os fatos não ha argumentos é só usar o bom senso e analisa-los com imparcialidade que a BURROCRACIA perde espaço.

  • Anônimo says:
    20 de setembro de 2012 às 22:54

    Parabéns pela lucidez e, sobretudo, pela posição de torcedor de time grande. Sou Flamengo e reconheço o São Paulo como o maior time brasileiro em conquistas, mas tenho que chamar de time safado pelo dirigente que tem, que não honra as calças. O presidente do São Paulo hoje é o mesmo daquela época e fez essa palhaçada toda, recebendo a taça das bolinhas, provocando a ira dos torcedores rubro-negros. O São Paulo é grande e não precisa mendigar uma taça que não lhe pertence. Só os times pequenos não reconhecem a grandeza de São Paulo e Flamengo e seus títulos mundiais (3 x 1 para o São Paulo). Um abraço, Luiz Gustavo.

  • Anônimo says:
    30 de outubro de 2012 às 14:09

    Excelente matéria. Imparcial e claro, sem puxar a brasa para seu time. A vergonha é uma INSTITUIÇÃO declarar tais times campeões (principalmente Santos e Palmeiras) que nem eles mesmos (torcedores) aceitam esses títulos pela mentira que a CBF causou. Como um timinho de várzea chamado Sport pode ser declarado campeão brasileiro sem jogar contra nenhum time da primeira divisão??? Ridículo!!! Daqui uns dias alguns times do interior do país entrarão na justiça para requerer títulos nacionais aqueles que os mesmos disputam nos finais de semana. FLAMENGO é sim campeão de 1.987, queira a CBF ou não. E salve o São Paulo e Flamengo, dois dos grandes clubes brasileiros, que não precisão passar por essa farsa chamada POLITICAGEM DA CBF. Grande abraço!!!!!!!!!

  • Anônimo says:
    13 de novembro de 2012 às 19:26

    concordo. sou flamenguista e era um timaço.ZE CARLOS/JORGINHO/EDINHO/LEANDRO/LEONARDO/AILTON/ANDRADE/ZINHO/ZICO/RENATO GAUCHO E BEBETO e o fla ganhou na justiça despotiva e o sport na justiça comum que e proibido pela fifa e mais porque sera que a taça das bolinhas nao foi mais entregue depois que o JUNIOR engueu em 1992 e a cbf fez esta taça que entregue de 1993 ate hoje / caconde/sp

  • Anônimo says:
    13 de novembro de 2012 às 19:41

    concordo so que o santos foi penta de 1961 a 1965 jogando apenas 24 partidas e nao jogou se for titulo brasileiro a copa dos campeoes mundiais de 1995/96 e 97 super copa de 1990/91 e 92 copa dos campeoes de 2000/01 e 02 e o torneio do povo de 1971/72 e 73 tambem sao titulo nacional tambem / caconde/sp

  • Anônimo says:
    13 de novembro de 2012 às 21:02

    tenho 38 anos e acopanhei todo o campeonato de 1987 e depois que o fla passou pelo atletico fregues mineiro por 3 a 2 com aquele gol de renato gaucho ja sabia que o tetra era nosso .sou um preveligiado pois vi todos os titulos do fla em 80 tinha 6 anos e lembro da festa minha e de meus 4 irmaos flamenguista eramos em 8 5 fla 1 sp 1 santista 1 palmeirese depois vieram 82/83/8792 e 09 total de 6 igualando o SP UM ANO DEPOIS DO HEXA DO TRICOLOR/QUE LOGO VAI PASSAR O CORINTHIANS EM TORCIDA NA MINHA OPINIAO /MAIS A TAÇA DAS BOLINHAS E NOSSA POR DIREITO GANHAMOS NO CAMPO E NA JUSTIÇA DESPORTIVA.as federaçoes nao tinham autonomia para dar a ultima palavra em questoes juriticas. em 1988 ainda vigorava a lei 6251/1985 que firmava o CND .CONSELHO NACIONALDOS DESPORTOS.COMO MAXIMO CND.atual stjd votouem reuniao traordinaria atraves de seu relator ALVORO MELO FILHO E sobi a previdencia do vascaino prof.manoel tubino.ja falecido com deciçao unamine.queo flamengo era campeao legitimando assim.o flamengo como campeao do campeonato brasiliro de 1987 abraço caconde/sp

  • Anônimo says:
    2 de dezembro de 2012 às 12:42

    Mover acao popular contra a CBF resolve a questao em dois tempos milhares de acao contra a instituicao resolve o embroglio - fomos iludidos em 87 pela CBF dizendo nao ser possivel realizar um torneio Nacional e depois de pagarmos ingressos para vermos os melhores clubes brasileiros disputando um torneio e vermos a final do campeonato eles alegam que o campeao e' outro clube - acao popular contra A CBF ja'

  • Anônimo says:
    12 de dezembro de 2012 às 14:39

    Cade o Guarani vc de 86 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Anônimo says:
    27 de janeiro de 2013 às 01:57

    Gostei bastante da matéria.
    Só tenho dois pontos a acrescentar:
    1) O direito definitivo da taça é do primeiro time campeão pelo campeonato organizado pela CBF. Não é de quem primeiro ganhou o brasileiro cinco vezes, que seria o Santos.
    2) O segundo ponto é do porque os times não disputaram o quadrangular final. O motivo foi a grana do patrocínio! A Globo e a Coca-cola tinha o direito de exclusividade de todos os jogos disputados pelos time do clube dos 13.
    (http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19870911&printsec=frontpage&hl=pt-BR)
    Os contratos de patocínio seria quebrado se fosse disputado o quadrangular final, com jogos nos estádios do adversário, onde funcionários da globo e produtos da coca-cola chegaram a ser proibidos.

  • darkwhite says:
    15 de fevereiro de 2013 às 22:33

    Depois que o flamengo recorreu a justiça, e recebeu deferimento ao pleito vocês falam em reconhecimento, em não fazer falta e etc. Vocês merecem o presidente que tem.