17 de maio de 2012

Temido por rivais, favorito à artilharia avisa: 'O Fabuloso está aí... Cuidado!'


Em disputa apertada, Luis Fabiano é mais votado pelos boleiros ao posto de goleador do Brasileiro,mas vê principais concorrentes em fase melhor

Luis Fabiano, do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Fabuloso é o favorito dos boleiros à artilharia do
Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Luis Fabiano recebeu desconfiado a notícia de que havia sido eleito favorito à artilharia do Campeonato Brasileiro. Cruzou os braços, refletiu antes de cada resposta e chegou a se colocar em desvantagem contra os adversários. Mas não conseguiu se segurar. O sorriso saiu do canto para toda a boca quando falou do respeito que ainda impõe sobre os rivais. E ao mandar um recado para os demais concorrentes, se soltou de vez:
- O Fabuloso está aí, hein... Cuidado!
Na pesquisa do GLOBOESPORTE.COM e da revista "Monet" para saber as preferências de mais de 300 jogadores de futebol do Brasil, nenhuma disputa foi tão acirrada quanto pelo posto de goleador. Apenas sete votos separaram os cinco primeiros colocados. Fosse uma corrida de Fórmula 1, os pilotos Fred (45 votos), Leandro Damião (44), Borges (41) e Neymar (40) estariam rasgando a reta no vácuo do grande líder Luis Fabiano, indicado por 47 boleiros.
O atacante do São Paulo mostrou quanto pesa o fato de ter disputado a última Copa do Mundo com a camisa 9 da Seleção Brasileira. Aos 31 anos, mesmo com a série de lesões que o atinge desde o início do ano passado, superou goleadores experientes e jovens em momentos especiais. Lesões que fazem o Fabuloso colocar os pés no chão quando fala sobre seu favoritismo pessoal.
A luta pessoal do são-paulino é superar os problemas físicos e atingir sua meta: um gol a cada duas partidas.Em sua visão, os quatro perseguidores têm chances maiores de terminar o Brasileiro à frente na tabela de artilharia. Ele não tem pudores em afirmar que a fase dos adversários é melhor, e que ainda não se sente totalmente à vontade para arrancar em campo.
- Não estipulo um número exato porque é muito frustrante quando você não consegue atingir ou nem chega perto. Mas olho a quantidade de jogos e procuro manter uma média superior a 0,5 gol. Se eu jogar 30 partidas (serão 38 no total), fazer 16 ou 17 gols já será uma média legal, considerável, e acho que terminarei o campeonato entre os cinco maiores artilheiros.
grafico_LuisFabiano (Foto: Infoesporte)Disputa da artilharia foi apertada, mas Fabuloso superou principais rivais entre os boleiros (Infoesporte)
Atrás do quinteto ficou o flamenguista Vágner Love, com 25 votos. Depois, uma diferença enorme para o pelotão de trás, comandado por Deivid, também do Rubro-Negro, e Barcos, do Palmeiras, ambos com cinco citações. E o Atlético-GO voltou a mostrar que tem um grupo unido. Além do voto em Fernando Bob para craque do Brasileirão, dois jogadores foram indicados para a artilharia: Marcão (três votos) e William (dois).
Em entrevista exclusiva, Luis Fabiano revelou qual seu maior trunfo na luta contra Fred, Damião, Borges e Neymar, afirmou que não falta muito para estar no auge da forma física e frisou a importância de voltar a ser goleador do Campeonato Brasileiro dez anos depois. Em 2002, ao lado de Rodrigo Fabri, então no Grêmio, marcou 19 gols.
Como recebe a notícia de ter sido o mais votado para artilheiro do Brasileirão, à frente de jogadores da atual Seleção Brasileira e do fenômeno Neymar?
É uma alegria saber que ainda existe respeito por parte dos adversários, companheiros de trabalho. Apesar de tudo que passei desde o início do ano passado, ainda pensam no Luis Fabiano e sabem que posso render muito no São Paulo. Mas, sinceramente, não é fácil. Eu venho de uma readaptação, enquanto outros vivem o melhor momento da carreira. Já passei por esse momento, são jogadores novos, cheios de força e empolgação. Eles têm um pouco mais de possibilidade. Estou retornando à minha forma, eles estão bem. Mas enquanto eu estiver jogando vou brigar pela artilharia e para conquistar tudo que tenho na cabeça.
Em quanto tempo você terá essas condições para brigar de igual para igual com os outros atacantes?Então você se considera um franco-atirador nessa disputa?
Franco-atirador não. Se eu conseguir ter sequência de jogos, com certeza vou brigar pela artilharia, tenho totais condições. Mas hoje os outros jogadores votados estão em melhor fase, fisicamente, porque venho de um ano inteiro sem jogar e isso pesa muito. Mas tenho confiança em mim e, em condições, vou brigar pela artilharia.
Já brigo de igual para igual com a maioria no Brasil. Só que alguns pontos ainda me trazem dificuldade. Tenho que fazer fortalecimento constante para não perder minha explosão. Não me sinto 100% em termos de arranque, ainda falta alguma coisinha. Mas estou bem perto da minha forma ideal, quase chegando no que penso e quero para ser um jogador competitivo.
Qual é seu trunfo para vencer Fred, Leandro Damião, Borges e Neymar, além dos demais, nessa disputa pela artilharia, em condições físicas piores?
Minha experiência, isso conta muito na hora de tomar decisões. Pode ser um diferencial, já que todos eles têm muita qualidade, sabem fazer gols. Por tudo que passei na minha carreira, acho que a experiência vai pesar.
É gostoso entrar em campo ciente de que os adversários temem você? Afinal, eles te escolheram como artilheiro.
É mais complicado porque eles vão tomar mais cuidado, marcar mais. Sabem que não podem falhar, dar espaço, que um errinho pode ser fatal. Entram mais ligados. Existe o respeito, mas a certos jogadores eles não dão folga, e isso dificulta na hora de finalizar.
Quem fez
parte da
pesquisa
Quem não
fez parte da
pesquisa
América-RN, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Barueri, Boa Esporte, Botafogo, Bragatino, Ceará, Corinthians, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Goiás, Guarani, Guaratinguetá, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo e Sport.ABC, América-MG, Avaí, Bahia, CRB, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Ipatinga, Palmeiras, Vasco e Vitória. Os questionários dos jogadores de ASA, Coritiba, Joinville e Paraná não chegaram em tempo de entrar na pesquisa
Mas faz bem para o ego?
É gostoso, faz bem para o ego, para a confiança. Mostra que sou um jogador respeitado, ainda em evidência, e que muita gente ainda acredita no meu futebol. Isso é o mais prazeroso.
Qual seria a importância de voltar a ser artilheiro do Campeonato Brasileiro dez anos depois?
Seria legal. O atacante vive de gols, está ali para fazer gols, tem que fazer, e assim eu ajudaria o São Paulo a conquistar vitórias. Mas no momento penso mais em objetivos coletivos. Seria legal ser artilheiro, bater recordes pessoais, chegar perto do Serginho Chulapa (maior artilheiro da história do clube com 242 gols, enquanto Luis Fabiano tem 137), mas já fui artilheiro de praticamente todos os campeonatos pelo São Paulo. Mas me falta conquistar títulos, seria muito mais legal colocar quadros na parede. É meu grande objetivo, foi para isso que voltei.
Que recado mandaria para os outros jogadores que participaram da pesquisa?
Agradecer a confiança, por terem votado em mim mesmo sendo adversários... E dizer que o Fabuloso está aí, hein... Cuidado! (risos)
Luis Fabiano atacante do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Atacante não escondeu o sorriso ao comentar o respeito dos rivais (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

0 comentários: