28 de março de 2012

Um ano depois, Luis Fabiano gera idolatria e desconfiança



Fabuloso completa um ano da volta ao São Paulo marcado por apoio da torcida,

poucos jogos, alguns gols e muitas lesões

Nesta quinta-feira (29), no dia em que completará um ano de sua apresentação, Luis Fabiano não deverá estar em campo contra o Catanduvense. Assim como quando chegou, o atacante está machucado. Em 2011 com lesão no tendão próximo ao joelho direito. Dessa vez o problema é na coxa esquerda. Na terça-feira, após mais uma manhã no Reffis, não teve confirmação de Leão:

Para o treinador, se fosse uma final, Fabuloso poderia ser escalado. Pensando a longo prazo, melhor poupar e preparar. O receio da comissão técnica, assim como dos médicos, é antigo. Desde a primeira lesão, que sofreu ainda no Sevilla (ESP), e que no São Paulo necessitou de procedimento cirúrgico, todos acompanham o camisa 9 de perto. Um novo problema grave seria visto como motivo de piada para os rivais. Além de grande desilusão para o atleta.

Em quase um ano, são 19 partidas e 14 gols. Se a média de 0,73 rede balançada é boa, o custo benefício é discutido. Fabuloso não participou de 50 partidas desde a apresentação. E o São Paulo já pagou ao Sevilla cerca de metade dos R$ 17,5 milhões investidos. A terceira parcela será quitada no início do próximo mês, restando uma, a ser depositada em outubro.

Depois de marcar contra o Santos e disputar seu primeiro clássico no ano – perdeu nove partidas seguidas e não enfrentou Corinthians e Palmeiras –, Luis Fabiano sonhou e projetou ficar na equipe por muito tempo. Chegou a pedir que as lesões o “respeitassem”. Mas durante a semana, que foi só de trabalho, sem jogos, sofreu edema na coxa esquerda e teve a sequência interrompida. Vinha de seis gols em quatro duelos.

Na arquibancada a torcida se mantém esperançosa em ver o atacante brilhar. A cada gol marcado o grito de que “o Fabuloso voltou” é ecoado. No clube, atenção especial.

Leão projeta poupá-lo em treinos, mas não nos jogos. Apesar disso, nos quatro que disputou em sequência, só em um ficou até o apito final. Foi substituído duas vezes frente ao Independente e outra contra o Santos, quando reclamou de dor na coxa direita, mesma que o deixou no departamento por 38 dias após disputar as três primeiras rodadas do Paulistão.

Um ano depois, só uma certeza. De que Fabuloso foi apresentado há um ano, mas que não mostrou futebol digno da festa que recebeu na época.

COM A PALAVRA
Zé Mário Campeiz, preparador físico do São Paulo, em entrevista ao LANCENET!
Precisamos tomar cuidado e ter atenção com o Luis Fabiano. É um jogador com histórico de lesão, que necessita de acompanhamento mais próximo. Mas para preparação física só quando liberado pelos médicos.

Aproveitamos o tempo livre, quando não temos jogos, para fazer reforço muscular, intercalando com o campo. Ele também faz trabalhos específicos na região onde teve problemas (coxa direita) e exercícios de prevenção.

O problema ocorre quando temos jogos em sequência, porque só recupera e entra em campo, sem tempo para maiores cuidados físicos. Procuramos em algumas oportunidades dosar o treinamento dele, já que teve algumas lesões e está com 31 anos. E monitoramos nas partidas.

BATE-BOLA

Ricardo Sasaki, fisioterapeuta do São Paulo, em entrevista ao LANCENET!

L!: Consegue enxergar um motivo principal do grande número de lesões de Luis Fabiano?
Por mais que falem que ele passou um enorme tempo fora, temos de levar em conta que a lesão que o tirou do campo por mais tempo foi a que ele já tinha quando jogava na Espanha. As lesões que teve aqui são mais simples e não inspiram tanta preocupação.

L!: Neste ano já foram duas...
Como ele voltou a jogar no fim do ano passado, ainda está pegando o ritmo do futebol brasileiro, que é muito diferente. Não há tempo de recuperação e isso ajuda a ter problemas musculares.

L!: A ansiedade atrapalha no processo de recuperação?
É fato que Luis (Fabiano) se incomoda com o tempo parado. Mas isso é bastante normal para um jogador e não consigo enxergar como algo que prejudique.

UM ANO DE FABULOSO

Passagem marcada por euforia, gols, lesões e decepções
Apresentação
No Morumbi, com cerca de 45 mil pessoas, festa dia 29/3. Ceni celebra 100 gol.
Cirurgia
Em 20/5, operação no tendão semitendinoso, próximo ao joelho direito. Tratamento preventivo não foi bem sucedido. Previsão de quatro meses parado.
Cirurgia Plástica
Com cicatrização prejudicada, Fabuloso é submetido a nova cirurgia. Em 28/7, faz correção e fica por mais cerca de dez dias parado.
Estreia
Após algumas previsões de retorno, enfim estreia diante do Flamengo, dia 2/10.
Pênalti perdido
No segundo jogo, em 5/10, oportunidade de marcar seu primeiro gol. De pênalti, desperdiça chance diante do Cruzeiro e Tricolor fica no empate em 3 a 3. Ceni passa a bola para atacante e não bate.
Fim de 2011
Após se recuperar de lesão na coxa direita, que o faz perder um jogo, termina o ano em alta. Quatro gols nos três últimos jogos, mas não consegue classificação para Libertadores. Esperança para 2012...
Início de 2012
Após boa pré-temporada, atua nos três primeiros jogos. Os dois primeiros são marcados por reclamações ao não receber passes dos companheiros para marcar. No terceiro deixa sua marca.
Lesão na coxa direita

Apesar do primeiro gol frente ao São Caetano, sofre lesão no mesmo dia (28/1). Fica 38 dias parado.
6 gols em 4 jogos
Após nove partidas fora, volta com faro de gol. Passa em branco no retorno, mas depois embala quatro frente ao Independente, um contra Portuguesa e Santos. Primeira vitória em clássico nesta temporada.
Lesão na coxa esquerda
Em semana livre, Fabuloso sofre nova lesão, desta vez na coxa esquerda. Atacante não enfrenta o Mirassol e pode ficar fora amanhã. Médicos não fazem previsão de retorno e segue tratamento.

AINDA DÁ TEMPO

Libertadores
Luis Fabiano disputou só uma pelo São Paulo, em 2004, quando foi artilheiro. Sonha voltar e tentar conquistar a competição pela primeira vez. Tem mais três anos para conseguir, mas faz questão de atingir objetivo já no ano que vem.
Título
Única conquista do Fabuloso no Tricolor é o Rio-São Paulo de 2001, logo depois de chegar. Na ocasião, ganhou a vaga nas finais, ao lado de França. Agora, sonha com um título mais importante: Copa do Brasil ou Brasileirão já em 2012.
Recordista
Atacante tem 132 gols com a camisa do São Paulo, é o nono na tabela histórica do clube. Faltam 111 para ultrapassar o líder Serginho Chulapa (242). O Paulistão seria um grande aliado, com rivais mais fáceis. Depende da condição física.
Dono de casa
Camisa 9 chegou a 74 gols no Morumbi, onde trava outro duelo com Serginho Chulapa, que já marcou 135. Antes de assumir a ponta, Fabuloso ainda pode passar Muller e França este ano. Ambos, craques da história tricolor, têm 91 gols no estádio.
Capitão
Fabuloso ganhou até uma faixa estilizada este ano, mas sabe que só ostenta o posto de capitão enquanto Rogério Ceni está fora por lesão. Quando goleiro se aposentar, tendência é que o camisa 9 assuma de vez a condição de maior líder do time.
Copa-2014
Bastaram seis gols para que seu nome voltasse a ser cotado para a Seleção de Mano Menezes, que ainda não encontrou o centroavante ideal. Boas atuações pelo São Paulo podem levar o Fabuloso a disputar a Copa do Mundo no Brasil.

0 comentários: