31 de dezembro de 2009

Uniforme

Como seu distintivo, o uniforme principal são-paulino é único em sua origem, e inspirado nas camisas utilizadas pelo CA Paulistano e pela AA das Palmeiras. O primeiro vestia camisa e calções brancos, além de um cinturão vermelho. Já o segundo tinha o uniforme quase que inteiramente branco, com apenas uma faixa preta à altura do peito. Dessa união nasceu a combinação de faixas vermelha, branca e preta da camisa nº 1 do Tricolor.

Sabe-se que o conjunto foi confeccionado em 1930, na loja Esportes Moura, pelo conselheiro Mourinha, com uma única diferença do modelo atual utilizado pelo São Paulo FC: as meias eram pretas, com faixa branca na parte superior. Foi assim até 1944, quando o meião branco passou a ser a regra.

UNIFORME Nº 2

Somente dois anos mais tarde surgiria o uniforme nº 2 do clube. A camisa listrada verticalmente em vermelho, branco e preto apareceu pela 1ª vez ao público no dia 29 de maio de 1932, quando o Tricolor venceu o Santos por 4 a 0. Antes disso, mesmo em jogos como visitante contra adversários que vestiam camisas brancas, o São Paulo também atuava de branco.

Além disso, somente em 9 de julho de 1933, quando o São Paulo venceu o Santos por 4 a 1, é que a camisa nº 2 passou a levar o emblema do São Paulo no peito. Antes disso, a camisa era desprovida de escudo.

O conjunto original (camisa listrada, meias e calção branco) foi alterado em 1996, quando a FIFA adotou critérios mais restritivos quanto a times usarem peças do uniforme com a mesma cor. Nasceram assim o meião e o calção vermelhos, que pouco duraram, sendo substituídos, no mesmo ano, pelo jogo de cor preta

Esse artigo foi escrito por Douglas Nacif, 25 anos, Engenheiro, é criador do blog Papo de Buteco. Apaixonado pelo esporte que representa a paixão nacional, o futebol. Além de colunista do buteco, desenvolve e customiza blogs nas horas vagas.Sem contar que acha Garrincha maior que Maradona e Pelé!

2 comentários:

  • Anônimo says:
    15 de novembro de 2012 às 20:58

    eu acho q o são paulo teve mudar a cor do seu uniforme dos jogadores que tau preto ou vermelho com a base do branco

  • Anônimo says:
    25 de dezembro de 2012 às 11:36

    eu acho que não por que é tradição do clube e não pode ser mudada.