31 de dezembro de 2009

Mascote

Chamado 'Santo Paulo' para não se confundir com o nome do clube, o simpático velhinho de barbas brancas eternizou-se como mascote do São Paulo FC através de cartuns publicados no jornal A Gazeta, nos anos 30 e 40.

Ao longo da história, não há qualquer desenho ou traço do 'Santo Paulo' considerado oficial. Vários cartunistas já deixaram sua marca em desenhos do "vovô tricolor".

Paulo, nascido Saulo (Saul) por volta do ano 10 d.C. em Tarso, na região da Cilícia, Turquia, é considerado o pai do cristianismo, príncipe dos apóstolos e apóstolo dos gentios. O responsável pela expansão das palavras de Jesus ao mundo. Mártir, fora decapitado em 64 d.C em Roma, a mando de Nero. Seu túmulo se encontra na Basílica de São Paulo Extra-Muros, na Via Ostiense.

O dia 25 de janeiro foi consagrado em sua honra. Daí, quando da fundação de uma vila, à essa data, no ano de 1554, às margens do rio Tamanduateí, a localidade ter sido batizada em seu nome: São Paulo de Piratininga. 25 de janeiro é também a Data Magna do São Paulo Futebol Clube.

Esse artigo foi escrito por Douglas Nacif, 25 anos, Engenheiro, é criador do blog Papo de Buteco. Apaixonado pelo esporte que representa a paixão nacional, o futebol. Além de colunista do buteco, desenvolve e customiza blogs nas horas vagas.Sem contar que acha Garrincha maior que Maradona e Pelé!

0 comentários: