21 de novembro de 2009

Momento Histórico com homenagem a Gino.



O homenageado desta semana do blog Força Tricolor é Gino Orlando. Gino nasceu em São Paulo no dia 03 de setembro de 1929.

Gino era um atacante e tinha um estilo de jogo bem peculiar, era brigador, dividia todas as bolas e fazia gols de bico e de canela quando necessário, mas também sabia fazer seus gols.

Começou sua carreira em 1950 no Palmeiras onde atuou apenas em quatro partidas e não marcou nenhum gol. Foi contratado em seguida pelo extinto Comercial de São Paulo.

Em 1952 Gino foi contratado pelo São Paulo para comandar o ataque do clube que não tinha um jogador a altura desde a saída de Leônidas em 1950. Vestindo a camisa tricolor Gino conquistou os campeonatos paulistas de 1953 e de 1957, sendo artilheiro do time em ambos.  Disputou neste ínterim 447 partidas com 250 vitórias, 96 empates e 101 derrotas.

Gino tem a marca histórica de que foi o 14º jogador que mais tempo defendeu o São Paulo, onde atuou por 10 anos e 1 mês. Além desta marca Gino é o segundo na lista dos maiores goleadores do Tricolor com 237 gols marcados.

Na partida que inaugurou o estádio do Morumbi em 1960, Gino participou da equipe formada pelo combinado do time do São Paulo/Seleção Paulista contra o Nacional de Montevidéu, partida na qual marcou dois gols na vitória de 3 a 0.

Vestindo a camisa da seleção brasileira atuou em oito partidas e marcou três gols. Sendo um deles um golaço de bicicleta, contra a seleção de Portugal em 1957.

Gino parou de jogar pelo São Paulo em 1962, e em 1969 assumiu a função de administrador do estádio do Morumbi, função que ocupou até sua morte em 2003, sendo vítima de parada cardíaca, aos 75 anos.

O ex-artilheiro nunca escondeu seu amor pelo São Paulo e depois que encerrou sua carreira de futebolista, foi administrador do Estádio do Morumbi, cargo que ocupou de 1969 até a sua morte.



A Gino a homenagem do blog Força Tricolor de hoje!


Agora também faço parte do Blog Zona do Agrião, conto a presença de todos lá.


0 comentários: