2 de junho de 2016

São Paulo acerta a contratação do atacante Christian Cueva, do Toluca

Meia Peruano assinará por quatro anos


O São Paulo anunciou nesta quinta-feira a contratação do atacante peruano Christian Cueva, de 24 anos, que estava no Toluca, do México. O jogador será incorporado ao elenco tricolor após defender o Peru na Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos entre 3 e 26 de junho. De lá, gravou um recado para a torcida tricolor. 

– Olá, torcida tricolor! Sou Christian Cueva, reforço do tricampeão da Libertadores. Quero agradecer ao gigante São Paulo por esta oportunidade. Prometo o máximo esforço para ser campeão. Deixarei meu sangue em campo por essa camisa e por essa torcida, orgulhoso por pertencer ao maior do Brasil e fazer parte desta história. Dos Estados Unidos, mando um abraço e espero estar logo junto com vocês.

Cueva não poderá reforçar o Tricolor nas semifinais da Taça Libertadores. Isso porque ele já disputou a atual edição da competição pelo Toluca. 

Eleito para a seleção da Copa América do ano passado, disputada no Chile (ele inclusive marcou gol contra o Brasil - veja abaixo), o jogador assinou contrato de quatro temporadas com o Tricolor. Neste ano, enfrentou o São Paulo nos jogos válidos pelas oitavas de final da Taça Libertadores deste ano. A equipe paulista avançou após ter goleado no estádio do Morumbi por 4 a 0 e ter perdido no México por 3 a 1. No duelo disputado no estádio Nemesio Diez, ele deu muito trabalho aos defensores tricolores.

Nascido em Trujillo, Cueva começou a carreira no Universidad San Martín e foi bicampeão peruano (2008 e 2010). No seu país natal, ainda defendeu o Universidad César Vallejo (2012) antes de seguir para o Chile, onde também ergueu mais um troféu do campeonato local: em 2013, pelo Unión Española. As boas atuações despertaram o interesse do Rayo Vallecano, da Espanha, que acertou a sua contratação em 2014. No ano seguinte, retornou ao Peru para defender o Alianza Lima. Em 2015, acabou negociado com o Toluca.

Cueva tem características parecidas com as de Kelvin, mas é destro. Ele joga pelas duas pontas, mas sabe voltar para recompor o sistema de marcação.

– A Libertadores é o principal objetivo do São Paulo agora, e o trabalho está voltado para isso. Entretanto, temos que planejar a equipe a partir de agosto e Cueva se integra neste processo. Ele é jovem, de seleção, destacado internacionalmente e cuja as características foram analisadas e aprovadas pelo nosso departamento técnico. Ele tem drible e velocidade – afirmou o diretor executivo do Tricolor, Gustavo Vieira de Oliveira.  


Ficha técnica
Nome: Christian Alberto Cueva Bravo
Data de nascimento: 23/11/1991 (24 anos)
Local de nascimento: Trujillo-PER
Posição: atacante
Altura: 1,69m
Peso: 61kg


0 comentários: