21 de agosto de 2015

São Paulo pressiona, mas acaba derrotado e terá que decidir vaga na volta

Tricolor encurralou o adversário, carimbou bolas na trave e no travessão, mas não conseguiu bater o Ceará

O São Paulo não conseguiu largar na frente em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, mas a disputa das oitavas de final segue aberta para o confronto de volta. Na noite desta quinta-feira (20), apesar de pressionar a maior parte do tempo e criar inúmeras oportunidades - inclusive com bolas na trave e no travessão -, o Tricolor foi derrotado pelo Ceará por 2 a 1. Com gols de Rafael Costa - Pato descontou -, os cearenses ganharam o direito de atuar pelo empate em Fortaleza, no dia 26.

Para avançar na competição nacional e manter a briga pelo inédito título, a equipe são-paulina precisa vencer por dois gols de diferença (2 x 0, 3 x 1 ou 4 x 2). Em caso de triunfo dos paulistas por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. Antes de visitar os nordestinos, porém, o São Paulo fará uma escala no Rio e Janeiro. No final de semana, no Maracanã, o time enfrentará o Flamengo pelo início do returno do Campeonato Brasileiro.

Para a partida desta noite, a equipe pôde contar com as voltas de Luis Fabiano (recuperado de corte no pé direito), Rodrigo Caio (recuperado de tendinite no joelho) e Luiz Eduardo (cumpriu suspensão). Já Alan Kardec e Daniel (cirurgias no joelho), Denis (aprimora a forma física após cirurgia no ombro), Rogério Ceni (inflamação e edema no músculo adutor da coxa direita) e Breno (estiramento no músculo posterior da coxa esquerda) não estavam à disposição.

Dessa forma, o time começou a partida com Renan Ribeiro; Bruno, Lucão, Luiz Eduardo e Reinaldo; Thiago Mendes, Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso e Carlinhos; Alexandre Pato e Luis Fabiano. Nesta formação, Pato começou o jogo mais aberto pela direita, Ganso e Michel Bastos atuaram mais centralizados e Carlinhos pela esquerda. Todos com a mesma função: envolver a defesa adversária e tentar municiar o Fabuloso na grande área.

Quando a bola rolou, o Tricolor criou inúmeras oportunidades, mas esbarrou no sistema defensivo cearense na primeira etapa. Logo aos seis minutos, Alexandre Pato abriu espaço fora da área e deu trabalho ao goleiro Luis Carlos, que fez a defesa. Dois minutos depois, Carlinhos finalizou e novamente levou perigo para o arqueiro do Ceará. O São Paulo não saía do campo de ataque em busca do primeiro gol, tocava a bola na frente e tentava finalizar.

E foi justamente quando os donos da casa eram superiores, que os nordestinos conseguiram tirar o zero do placar aos 17 minutos. Após escanteio pela direita, Rafael Costa aproveitou desvio na primeira trave e completou para a meta de Renan Ribeiro, que nada pôde fazer para impedir o tento dos visitantes. Então, para tentar descontar, mudar o panorama do duelo e confundir a marcação, o técnico Juan Carlos Osorio inverteu o posicionamento de Pato e Carlinhos: o atacante passou a jogar pela esquerda e o lateral foi para a direita.

A alteração do treinador surtiu efeito, e a equipe chegou mais vezes ao gol cearense. Durante boa parte do embate, os 21 jogadores, com exceção de Renan Ribeiro, estavam no campo dos visitantes. A torcida, para tentar empurrar o time e contagiar os atletas, cantava durante todo o tempo para motivar os comandados do treinador colombiano, que exigiram bastante do arqueiro adversário.

Aos 39, Ganso abriu espaço e finalizou bonito de longe, mas a bola passou rente a trave. Aos 41 minutos, Carlinhos cruzou pela direita, agora com o pé esquerdo, e Pato carimbou a trave direita do goleiro Luis Carlos, que teve trabalho para conter as investidas são-paulinas. A blitz seguia intensa e sufocando o rival, que aos 42 só não sofreu o empate porque a pancada de Thiago Mendes foi desviada para escanteio. Na cobrança, após bate e rebate na área, a bola sobrou para Michel Bastos. O camisa 7 finalizou forte, mas o goleiro Luis Carlos fez grande defesa e evitou a reação tricolor antes do intervalo!

Na volta para o segundo tempo, Osorio teve que mexer no time. Luis Fabiano sofreu um entorse no joelho esquerdo e foi substituído pelo estreante Wilder, que pôde vestir pela primeira vez a camisa tricolor. Com a mudança, Pato foi centralizado, enquanto o colombiano ficou aberto pelas pontas. Depois, aos 8, foi a vez de Wesley receber uma oportunidade e herdar a vaga de Reinaldo com a missão de dar nova configuração ao sistema ofensivo e render mais opções.

O panorama da partida, então, mostrou pressão do São Paulo e contra-ataques perigosos do Ceará. Aos 10 minutos, Carlinhos cruzou pela esquerda, e Luiz Eduardo subiu alto, mas cabeceou por cima do gol. E, quando pressionava e buscava balançar as redes como na primeira etapa, os visitantes marcaram. Rafael Costa, em cobrança de pênalti, ampliou: 2 a 0.

Sem acusar o golpe, os donos da casa partiram para cima e trataram de descontar na fria capital paulista. Pato dominou dentro da grande área, aos 22, olhou o posicionamento do goleiro e finalizou com estilo, no canto esquerdo do goleiro Luis Carlos! Belo gol do Tricolor, que aos 31 quase marcou um verdadeiro golaço para decretar o empate. Carlinhos fez fila na zaga do Ceará pela direita, foi até a linha de fundo e bateu, mas a defesa adversária conseguiu afastar e brecar a reação são-paulina: 2 a 1 e disputa pela vaga aberta no confronto de volta, em Fortaleza.

Fonte: Site Oficial SPFC

Melhores Momentos:

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: