26 de janeiro de 2015

Flamengo derrota o São Paulo e fica com o título do Super Series

Com gol de Samir, cariocas venceram por 1 a 0 na tarde deste domingo (25), na Arena Amazônia

Como parte dos preparativos da pré-temporada 2015, o Tricolor disputou neste domingo (25), na Arena Amazônia, o seu último jogo no Torneio Super Series. E com gol de Samir, o Flamengo derrotou o São Paulo por 1 a 0 e ficou com o troféu da competição amistosa, que também contou com a participação do Vasco. Desde a chegada da delegação são-paulina em Manaus, a torcida deu um verdadeiro show e abraçou os atletas, que foram incentivados desde o desembarque no aeroporto e contaram com diversas manifestações de carinho.

Mais do que qualquer resultado, a disputa do campeonato serviu para aprimorar a forma física dos atletas, dar mais ritmo de jogo e promover as estreias dos novos reforços do clube, que puderam estrear e conhecer melhor os novos companheiros. Com uma diverticulite, o técnico Muricy Ramalho não pôde seguir com a delegação para Manaus e deixou o time sob os cuidados do coordenador técnico Milton Cruz.

Seguindo a programação da comissão técnica, o elenco tricolor retomará as atividades no Centro de Treinamento da Barra Funda, na próxima semana, para seguir condicionando os jogadores para as estreias do Campeonato Paulista e da Libertadores da América. No dia 1º de fevereiro, em Penapólis, o São Paulo enfrentará a Penapolense na rodada de abertura do Estadual.

Com tempo menor de recuperação entre um jogo e outro, o técnico interino Milton Cruz mexeu na equipe para não correr riscos de lesões. Rafael Toloi, suspenso pela expulsão sofrida contra o Vasco, na sexta-feira (23), foi substituído por Lucão, que formou dupla de zaga com Edson Silva. Já Reinaldo, Maicon e Thiago Mendes assumiram as vagas de Carlinhos, Denilson e Alan Kardec.

O time são-paulino começou o amistoso com Rogério Ceni; Bruno, Lucão, Edson Silva e Reinaldo; Souza, Maicon, Paulo Henrique Ganso, Thiago Mendes e Michel Bastos; Luis Fabiano. No novo esquema tático para encarar os flamenguistas, Maicon atuou mais recuado entre os zagueiros na saída de bola, enquanto Thiago Mendes pela direita e Michel Bastos pela esquerda jogaram abertos para ajudarem o Maestro na armação.

Após o apito inicial, o São Paulo começou trabalhando a bola para evitar os desgastes do forte calor, já que a temperatura era alta e marcava 33 graus, em Manaus. O Flamengo tentava chegar ao ataque pelas beiradas e, assim, mantinha o duelo equilibrado nos instantes iniciais. A chuva, que apertou para refrescar o ambiente, também deixou a partida mais cadenciada na primeira etapa.

Os cariocas até tiveram duas boas chances de abrir o placar antes do intervalo, mas pararam no goleiro Rogério Ceni, enquanto o Tricolor tentava encaixar no confronto e melhorava aos poucos. Tocando a bola, os times evitavam a correria e deixavam o jogo mais lento e sem grandes emoções.

Dessa forma, a melhor chance dos paulistas surgiu somente aos 41 minutos, com a boa movimentação de Thiago Mendes na direita. O camisa 23 arrancou em velocidade, após troca de passes com Ganso e Luis Fabiano, mas bateu prensado e a bola passou rente a trave com muito perigo.

Na volta para o segundo tempo, para tentar mudar o panorama do duelo e dar ritmo de jogo ao grupo, Milton Cruz promoveu três alterações. Alan Kardec, Denilson e Carlinhos entraram nas vagas de Luis Fabiano, Souza e Reinaldo, respectivamente. As mudanças do comandante interino deram mais mobilidade ao time, mas a partida permaneceu parelha.

Aos 14 minutos, Michel Bastos e Bruno fizeram bela jogada pela direita e municiaram Kardec, que finalizou por cima após dividir o lance com a defesa adversária. O Tricolor até chegava com perigo à área flamenguista, mas não conseguia assustar o goleiro Paulo Victor. E quando o jogo parecia caminhar para os pênaltis, o rival anotou o gol solitário da partida aos 33 minutos, com Samir.

O velocista e habilidoso Jonathan Cafu ainda entrou no decorrer do jogo e fez a sua estreia pelo clube, mas não conseguiu envolver os marcadores adversários. Aberto pela direita, o camisa 37 herdou o lugar de Michel Bastos e buscou as tabelas com Alexandre Pato, que entrara na vaga de Ganso, porém as redes não balançaram e o Flamengo venceu o torneio de pré-temporada.

0 comentários: