22 de dezembro de 2014

Título do "Expressinho" do São Paulo com Ceni e Muricy completa 20 anos

No fim de 1994, reservas do Tricolor venceram o Peñarol depois de eliminar Grêmio e Corinthians, e conquistaram a Copa Conmebol, primeiro troféu dos ídolos da torcida

Há exatos 20 anos, o São Paulo perdeu por 3 a 0 para o Peñarol, em Montevidéu, mas festejou muito no fim do jogo. Como havia vencido no Morumbi por 6 a 1, atuou com tranquilidade no estádio Centenário e conquistou o título da Copa Conmebol. Um feito para uma equipe chamada de Expressinho, em que até o técnico era reserva. Muricy Ramalho, que havia chegado meses atrás para auxiliar Telê Santana, comandou uma maioria de jovens. Entre eles, o goleiro Rogério Ceni, hoje recordista de jogos com a camisa tricolor.

A campanha foi surpreendente. Eram 16 participantes e o São Paulo começou eliminando o Grêmio nos pênaltis, depois de dois empates sem gols. Na fase seguinte, um dos episódios mais curiosos do torneio. Nas quartas de final, a equipe enfrentou o Sporting Cristal, no Morumbi, no mesmo dia em que jogou contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. O meia Juninho Paulista, contratado naquele ano após boas atuações contra o Ituano, disputou as duas partidas.

Em ambas, ele saiu do banco. Primeiro, o Tricolor venceu o Grêmio por 3 a 1. Depois, saiu perdendo para o Sporting. Juninho entrou no lugar do zagueiro Nelson, fez um gol e comandou a virada: mais um 3 a 1.

- Preferi guardá-lo para usá-lo da maneira que usamos. Se houvesse necessidade, ele entraria durante a partida (contra o Grêmio) e teria condições de jogar mais 35 ou 40 minutos (contra o Sporting). Tivemos um zagueiro machucado, o Nelson, e o Muricy já estava aquecendo o Nem. Eu mandei que ele colocasse o Juninho. Arriscamos e felizmente deu certo, ele desequilibrou, decidiu a partida - disse Telê Santana em entrevista à Rádio Globo, após a rodada dupla.

No Peru, o São Paulo segurou o empate por 0 a 0 e avançou para o duelo mais emblemático, na semifinal, contra o rival Corinthians. Repleto de jogadores experientes, como Casagrande, Branco, Tupãzinho, Viola e o goleiro Ronaldo, o time sucumbiu diante dos meninos são-paulinos: Juninho, Caio Ribeiro, Denílson e o goleiro Rogério, que brilhou na disputa por pênaltis após a vitória do Expressinho por 4 a 3 no Pacaembu, e o triunfo corintiano por 3 a 2 no Morumbi.

Na final, um massacre. O São Paulo atropelou o Peñarol e ficou tranquilo para atuar fora de casa. A conquista marcou o início das carreiras de Rogério e Muricy Ramalho. Juntos, eles ainda conquistariam três títulos brasileiros, entre 2006 e 2008. Hoje, ainda no clube, são os principais ídolos dos torcedores.

- Foi importante porque foi meu primeiro título. Nosso time era formado por moleques. O principal estava envolvido em outras competições e, então, me deram meninos da base. Foi muito marcante, porque ninguém esperava - relembrou Muricy ao site oficial do Tricolor.

CAMPANHA

Oitavas de final
Grêmio 0x0 São Paulo
São Paulo 0x0 Grêmio (6x5 para o São Paulo nos pênaltis)

Quartas de final
São Paulo 3x1 Sporting Cristal (PER)
Sporting Cristal 0x0 São Paulo

Semifinal
Corinthians 3x4 São Paulo
São Paulo 2x3 Corinthians (5x4 para o São Paulo nos pênaltis)

Final
São Paulo 6x1 Peñarol (URU)
Peñarol 3x0 São Paulo

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: