8 de dezembro de 2014

Na despedida de 2014 São Paulo perde para o Sport em Recife

Sport derrota o Tricolor no último jogo da temporada

Com a vaga assegurada na fase de grupos da Libertadores da América de 2015, o Tricolor encarou o Sport na tarde deste domingo (7) sem grandes pretensões. E com gol de Joelinton, na Arena Pernambuco, os anfitriões venceram por 1 a 0 a partida que marcou o encerramento do Campeonato Brasileiro de 2014. Mesmo com o revés, o São Paulo garantiu a vice-liderança, com 70 pontos, e fechou o desgastante segundo semestre com saldo positivo, já que estará na maior competição de futebol do continente.

O duelo contra os nordestinos também marcou a estreia da nova camisa do Tricolor, que será usada na próxima temporada. No primeiro tempo, a equipe atuou com o uniforme principal (todo branco), enquanto na segunda etapa a camisa tricolor (predominantemente vermelha) foi a utilizada pelo time são-paulino. Vale lembrar que após o apito final no Recife, os atletas do São Paulo iniciaram o merecido período de férias.

Com o ano resolvido, o técnico Muricy Ramalho levou à Arena Pernambuco uma equipe mista, com alguns dos principais jogadores do time já de férias, como os casos de Rogério Ceni, Kaká, Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano. Assim, o time começou o jogo com Denis; Auro, Rafael Toloi, Edson Silva e Reinaldo; Souza, Denilson e Michel Bastos; Osvaldo, Alan Kardec e Alexandre Pato.

Com a bola rolando, os anfitriões logo tomaram a iniciativa e conseguiram balançar as redes. Aos 3 minutos, Joelinton recebeu na entrada da área e bateu forte no canto direito de Denis, que nada pôde fazer para impedir o primeiro gol do confronto: 1 a 0.

Após largar em desvantagem, o Tricolor tentou avançar ao campo de ataque, trabalhou a bola de um lado para o outro, mas a marcação do Sport se mostrou firme, principalmente do lado direito de campo, e neutralizou os paulistas. Assim, os donos da casa retomaram a confiança e cadenciaram a partida, enquanto o Tricolor apostava nos contra-ataques.

No entanto, apesar do ímpeto das equipes, a partida ficou mais lenta. Para mudar o panorama do embate, os visitantes trataram de investir nas bolas aéreas, sempre buscando Pato e Kardec, mas o sistema defensivo pernambucano conseguia afastar o perigo e neutralizar o time são-paulino. Dessa forma, a melhor resposta dos paulistas foi aos 28 minutos. Reinaldo cruzou na área e Durval afastou de cabeça. O rebote caiu nos pés de Michel Bastos, que chutou por cima.

O forte calor também amarrou o duelo, que caiu de rendimento nos instantes finais antes do intervalo. As finalizações, chances reais de gol, começaram a sumir e o confronto entre Sport e São Paulo ficou mais equilibrado no meio de campo até o término da primeira etapa. Na volta para o segundo tempo, os clubes voltaram com outros uniformes. O Tricolor, com camisas listradas, shorts e meiões pretos, e o Sport todo de laranja.

Para tentar mudar o panorama do jogo, Muricy mexeu no time e promoveu a entrada do jovem meio-campista Boschilia na vaga de Alexandre Pato. A alteração do comandante deu resultado e os visitantes se arriscaram mais. Aos 2 minutos, após uma cobrança de lateral, Osvaldo chutou de pé esquerdo e Magrão fez boa defesa!

Os anfitriões também responderam com perigo, assustando Denis, porém, a equipe são-paulina era mais aguda nas investidas. Apertando mais, o São Paulo quase empatou aos 10 minutos. Após jogada de Auro, a bola chegou para Boschilia, que chutou, mas a bola bateu na defesa do Sport. A sobra ficou para Souza, que também chutou e viu a bola explodir na marcação rubro-negra.

Para manter a pressão e encurralar o adversário, o treinador promoveu a entrada de Ewandro na vaga de Osvaldo, mas o duelo caiu de rendimento. Enquanto os visitantes mexiam a bola no campo de ataque, procurando espaços, a marcação do Sport permanecia dura e dificultava as jogadas. E se avançar trocando passes era complicado, a alternativa foi arriscar de longe.

Aos 25, Michel Bastos recebeu pelo lado direito de ataque, limpou para o meio e soltou a bomba de pé esquerdo. A bola passou muito perto da trave direita de Magrão. Depois, aos 38, Ademilson - que entrara justamente no lugar do camisa 7 -, também experimentou da entrada da área, mas o arqueiro rival fez ótima intervenção e impediu que as redes balançassem: 1 a 0 e triunfo dos mandantes no placar final. 

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: