18 de dezembro de 2014

Há nove anos, o mundo era TRIcolor!

No dia 18 de dezembro de 2005, no Japão, São Paulo derrotou o Liverpool e ergueu a taça

No dia 18 de dezembro de 2005, no Estádio Internacional de Yokohama, com atuação impecável do goleiro Rogério Ceni e o gol memorável de Mineiro, o Tricolor conquistava o mundo pela terceira vez. Há exatos nove anos, após derrotar o Liverpool-ING por 1 a 0, no Japão, o planeta era novamente são-paulino. A conquista, na ocasião, coroou a excelente temporada da equipe, que naquele ano já havia conquistado a Libertadores da América e o Campeonato Paulista.

Aos 26 minutos do primeiro tempo, o volante, que não tinha o hábito de balançar as redes adversárias, surpreendeu a defesa inglesa após lindo passe de Aloísio e, com categoria, tocou na saída do goleiro Reina. Festa da torcida brasileira, que compareceu em grande número e festejou o tricampeonato conquistado, assim como em 1992 e 1993.

Aquela geração, comandada pelo ídolo Rogério Ceni, iniciou a caminhada diante do Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Como em toda estreia, o Tricolor passou por algumas dificuldades, mas as superou com jogadores experientes em seu elenco, como o próprio capitão são-paulino, Lugano, Júnior, Amoroso, Cicinho...

Ditando o ritmo do jogo e pressionando, os brasileiros abriram o placar aos 16 minutos do primeiro tempo com Amoroso, que repetiria a dose aos 47, após Noor empatar o jogo aos 33. Já na etapa final, o M1TO, de pênalti, ampliou o marcador e se tornou o primeiro goleiro a balançar as redes no Mundial de Clubes da FIFA. Os árabes até descontaram, mas o Tricolor se classificou para a grande final.

Na decisão com os ingleses, a superação de todo o time foi fundamental para bater os europeus. No lance do gol solitário da partida, o zagueiro Fabão lançou a bola para o ataque. Aloísio, que fazia ali apenas seu segundo jogo com a camisa do São Paulo, dominou e viu Mineiro em disparada. Não teve dúvidas. Tocou para o camisa 7, que invadiu a área e teve a calma de um centroavante para finalizar com precisão.

Festa são-paulina no Japão, no Brasil, no mundo inteiro... Naquele momento, o São Paulo voltava ao topo do mundo e coroava uma temporada brilhante, com os títulos do Paulista, Libertadores e Mundial. Neste dia 18 de dezembro, recordar é viver para os torcedores do Tricolor, os únicos brasileiros tricampeões mundiais.

18.12.2005 - Yokohama (Japão)

Estádio Internacional de Yokohama

LIVERPOOL Football Club 0 X 1 SÃO PAULO Futebol Clube

LFC: Reina; Finnan, Carragher, Hyppia e Warnock (Riise); Sissoko (Sinama Pongolle), Gerrard, Xabi Alonso e Luis Garcia; Kewell e Morientes (Peter Crouch). Técnico: Rafa Benítez.

SPFC: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio (Grafite). Técnico: Paulo Autuori.

Gol: Mineiro, 26'/1.
Árbitro: Benito Armando Archundía Tellez (México)
Assistente 1: Arturo Velasquez (México)
Assistente 2: Hector Vergana (Canadá)
Público: 66.821 pagantes

0 comentários: