1 de abril de 2014

Reforços de casa



O técnico Muricy Ramalho deve ganhar um importante reforço para a partida contra o CSA, dia 9 de abril, no Morumbi, pela primeira fase da Copa do Brasil. O volante Souza voltou a treinar com grupo, nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda, e tem grandes chances de voltar ao time.

O jogador sofreu uma lesão no joelho direito no clássico diante do Corinthians, pelo Paulistão, e precisou de três semanas para se recuperar. Na última sexta, ele reapareceu no gramado para uma atividade com bola, mas apenas na companhia de um preparador físico.

Contratado do Grêmio com o estadual em andamento, Souza ganhou a vaga rapidamente e virou titular absoluto do Tricolor. Muricy, aliás, lamenta constantemente a ausência do marcador. Wellington assumiu a posição, mas não agradou e voltará para a reserva.

O treinador comandou nesta segunda um trabalho técnico de posse de bola e movimentação. No entanto, não deu pistas sobre a escalação. Isso deve acontecer a partir dos treinos de terça ou quarta.

Ele precisa decidir também quem perderá a posição para a entrada de Alexandre Pato, liberado para atuar na competição nacional. Paulo Henrique Ganso e Pabón são os mais cotados.

Outro que pode voltar, Cortez

A dificuldade em encontrar reforços para o Campeonato Brasileiro fez o técnico Muricy Ramalho recorrer a velhos conhecidos no São Paulo. Uma das novidades do Tricolor após a eliminação nas quartas de final do Paulistão pode ser o lateral-esquerdo Cortez. O treinador solicitou a reintegração do jogador, que está emprestado ao Benfica, de Portugal. A decisão está nas mãos da diretoria. O vínculo de Cortez com o São Paulo só vence em dezembro de 2016.

Apesar de contar com três atletas, Muricy vê o setor como carente. Alvaro Pereira é absoluto desde que foi contratado do Inter de Milão, mas não tem um reserva à altura. Reinaldo, titular no segundo semestre do ano passado, não agrada. Já o veterano argentino Clemente Rodríguez sequer foi utilizado pelo treinador nesta temporada.

Cortez vive situação semelhante. O jogador não atua desde 6 de dezembro, quando atuou em 45 minutos do empate por 2 a 2 do Benfica contra o Arouca, pelo Campeonato Português. Em baixa na Europa, acabou liberado pelo clube e retornou ao Brasil. Atualmente, mantém a forma em uma academia no Rio de Janeiro e aguarda uma decisão sobre o futuro.

O acordo com o Benfica, aliás, é um entrave para o retorno. Mesmo dispensando o jogador, o clube português continua pagando os salários integralmente – o contrato de empréstimo acaba em junho de 2014. Caso queira aproveitá-lo antes desde período, o São Paulo voltará a arcar com os vencimentos. Ou então, terá de aguardar o fim do vínculo.

O pedido de Muricy ainda vem sendo analisado pela diretoria. O presidente Juvenal Juvêncio não era favorável ao retorno de Cortez, mas pode ser convencido, principalmente por não conseguir negociá-lo. A direção gostaria de recuperar parte dos R$ 7 milhões investidos para contratá-lo, porém, só recebeu ofertas de empréstimo.

A ideia do treinador é usar a pausa no calendário para a Copa do Mundo para colocar Cortez em forma e em condições de atuar. O retorno também abriria a possibilidade de Alvaro Pereira ser aproveitado em uma posição mais ofensiva, como acontece na seleção uruguaia.

Outro velho conhecido da torcida também deve vestir a camisa tricolor no segundo semestre. Em busca de um zagueiro, Muricy já pediu o retorno de Rafael Toloi, emprestado ao Roma até o fim da temporada europeia. O jogador estreou pelo clube italiano apenas no último fim de semana e dificilmente terá os direitos econômicos adquiridos.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: