24 de outubro de 2013

Jogo épico na vitória de 4 a 3 contra a Univerdad Católica


Rogério e Aloísio brilham, e Tricolor segue na Sul-Americana

Com dois gols do camisa 19, um de Ademilson e outro de Welliton, São Paulo bateu a Católica e avançou para as quartas de final.

Que noite! Que jogo! A noite desta quarta-feira (23), em Santiago, garantiu a classificação do Tricolor nas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2013. Por algumas horas, o São Paulo esqueceu a luta para fugir de uma vez por todas da briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e sonhou um pouco mais alto. Com grandes atuações de Rogério Ceni e Aloísio, o time são-paulino bateu a Universidad Católica por 4 a 3 e, assim, avançou no torneio continental.

Com dois gols do atacante, um de Ademilson e outro de Welliton - Sosa, Cordero e Mirosevic anotaram os tentos dos chilenos -, os brasileiros mostraram que têm condições de continuar na briga para defender o título da competição, conquistado em 2012. Na próxima fase, o Tricolor terá pela frente Nacional de Medellín, da Colômbia, ou Bahia. O 1 a 1 no primeiro duelo, no Morumbi, obrigou o Tricolor a ter que vencer por qualquer placar ou buscar uma igualdade a partir de dois gols. Os atletas entenderam a missão e trataram de honrar o manto são-paulino.

Antonio Carlos, Reinaldo, Carleto e Luis Fabiano, lesionados, Clemente Rodríguez (suspenso) e Lucas Silva (na Seleção Brasileira Sub-17), não viajaram com a delegação são-paulina. Assim, Muricy Ramalho escalou Douglas na lateral esquerda e montou o time com Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Douglas; Rodrigo Caio, Denilson, Maicon e Paulo Henrique Ganso; Ademilson e Aloísio.

No primeiro tempo, não faltaram emoções e logo as oportunidades foram surgindo com as duas equipes buscando o gol, as chances iam aparecendo e empolgando o torcedor. Os anfitriões começaram melhor e chegaram com perigo. No entanto, aos 12 minutos, Aloísio carimbou o travessão e mostrou que o Tricolor também estava ligado no jogo.

Mas, quando os brasileiros haviam levado perigo, os chilenos abriram o placar. Sosa, aos 15, tocou na saída de Rogério e colocou os donos da casa em vantagem. A torcida da Católica ainda comemorava o gol, quando Aloísio recebeu de Maicon, girou e deixou tudo igual em Santiago, aos 18 minutos. Festa dos jogadores são-paulinos, que lutavam para conseguir ficar em pé no escorregadio gramado do Estádio San Carlos de Apoquindo.

Com o confronto empatado, por 1 a 1, a decisão caminhava para a decisão nas grandes penalidades. Porém, o ímpeto dos clubes mostrou que o primeiro tempo continuaria agitado. Aos 23, Fernando Cordero recolocou a Universidad na frente. Mas, repetindo a tática do susto anterior, o São Paulo deixou tudo igual novamente. No minuto seguinte, Ganso achou Aloísio na grande área. O camisa 19 driblou o goleiro adversário e balançou as redes: 2 a 2.

O tento do atacante fez com que os chilenos perdessem a vantagem de atuar pelo empate sem gols. Precisando marcar de novo, os anfitriões se lançaram ao ataque e deram trabalho ao goleiro Rogério Ceni. Foram pelo menos três grandes defesas do M1TO, que se esticou todo para conter as investidas do rival e assegurar o placar na primeira etapa. Além das intervenções difíceis do camisa 01, a trave salvou o Tricolor duas vezes.

Na volta para a segunda etapa, para tentar brecar as chegadas da Católica, Muricy promoveu a entrada de Wellington no lugar de Denilson. Mas, nos primeiros lances, o time do Chile manteve a mesma pressão e encurralou os são-paulinos. Rogério, em noite inspirada, praticou mais lindas defesas e minou a confiança da Universidad.

E sentindo que não poderiam passar novamente pelo goleiro Tricolor, os chilenos tiraram o pé e foram dando espaço ao São Paulo. Assim, os brasileiros conseguiram virar o marcador e dar um grande passo para assegurar uma vaga nas quartas de final. Aos 19, Ademilson recebeu assistência de Aloísio e bateu no alto: 3 a 2. Seguindo o cenário dos tentos anteriores no duelo, logo houve mais um gol. De pênalti, Mirosevic, aos 25, igualou novamente: 3 a 3.

Daí em diante, satisfeito com o resultado que garantia a classificação, o time são-paulino tratou de tocar a bola e fazer o tempo passar. Welliton, que entrara na vaga de Aloísio, ainda teve tempo de marcar o quarto gol do São Paulo, aos 40, e fechar a noite espetacular em Santiago, digna de briga por um lugar na Libertadores da América da próxima temporada.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: