26 de julho de 2013

Aniversário do Mestre


Mestre Telê Santana da Silva completaria, hoje, 82 anos de idade

No dia 26 de julho de 1931, na pequena cidade de Itabirito, em Minas Gerais, nasceu Telê Santana, conhecido por muitos como o "Fio de Esperança", mas idolatrado pelos são-paulinos como o eterno "Mestre Telê". Consagrado por onde passou, Telê foi caracterizado pelo futebol arte, principalmente na Seleção Brasileira de 1982. Mostrou que títulos simplesmente não bastavam, era preciso algo mais: transformar simples partidas em momentos inesquecíveis.

No Tricolor, Telê Santana entrou para a história ao conquistar dez campeonatos oficiais de grande importância e em curto período de tempo, como o bicampeonato mundial e da Copa Libertadores da América, além de outros tantos torneios amistosos. Estas são, entretanto, as maiores conquistas dentre as menores vitórias de Telê: sempre obstinado em recuperar a bela imagem que definiu internacionalmente o futebol brasileiro, lutou até as últimas forças para provar que um time de boa capacidade técnica e bonito de se ver jogar poderia ser vencedor, independentemente das adversidades. E conseguiu.

Enfrentou a violência dentro dos campos, a má qualidade dos gramados, os erros e o descaso da arbitragem nacional e guerreou uma batalha particular para que o futebol brasileiro reencontrasse seu rumo dentro e fora das quatro linhas.  Para isso, se dedicou também ao Tricolor de corpo e alma. Até mesmo morou no CT do clube. Passo a passo, Brasil e América se renderam ao trabalho do treinador perfeccionista. Em pouco tempo o mundo passou a ter três cores e era de Telê Santana.

O apogeu da carreira de Telê como técnico se deu em 1993, há exatos 20 anos: após ser campeão paulista, brasileiro, sul-americano e mundial nas duas temporadas anteriores, Telê se viu desafiado a se manter no topo e reconquistar tudo o que já havia sido dificílimo de obter. Telê Santana foi além: venceu quatro grandes torneios internacionais em um único ano (Mundial, Libertadores, Supercopa e Recopa) - algo jamais repetido no Brasil - e com a equipe por ele comandada jogando um futebol de primeira linha, que ficou gravado na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de assisti-lo, sem dúvida, como o de uma das maiores equipes de futebol, de todos os tempos, em todo o mundo.

Com justiça, a torcida adotou o prenome "Mestre", entoado até os dias de hoje em saudosa reverência e admiração.

Para sempre, Mestre Telê Santana da Silva.

0 comentários: