17 de maio de 2013

Em primeira semana de treinos em Cotia, Ney Franco dá oportunidades a novatos



Uma semana atrás, o São Paulo vivia seu dia mais turbulento nesta temporada. No CT da Barra Funda, uma reunião entre diretoria, comissão técnica e elenco foi feita para comunicar o afastamento de sete atletas, dois dias após a eliminação na Copa Libertadores para o Atlético-MG.

Com quatro jogadores da base, duas contratações e o retorno do lateral-esquerdo Juan, essas vagas foram preenchidas. A diretoria ainda segue atrás de outros reforços para que o segundo semestre de 2013 seja diferente do primeiro.

Com exceção a Juan, as seis caras novas são desconhecidas do torcedor. Nos treinamentos no CT de Cotia, o grupo é facilmente identificado. Enquanto quem está no elenco desde o início da temporada leva o nome e número nas costas, as novas opções de Ney Franco têm a parte de trás do uniforme toda branca.

As primeiras atividades para o Campeonato Brasileiro mostram que os sete jogadores não vieram apenas para compor o grupo. No coletivo da última quarta-feira, Roni começou entrou os titulares. Durante o trabalho, Ney colocou Juan e Lucas Evangelista ao lado dos principais atletas são-paulinos.

Fato que raramente acontecia com algum dos sete jogadores que foram afastados do grupo. Fabrício, Cortez, Wallyson, Cañete, João Filipe, Henrique Miranda e Luiz Eduardo sequer vinham sendo testados pela comissão técnica nas atividades táticas recentemente.

Para os quatro jovens da base, a chance é tratada como única. Allan e Lucas Cavalcante colecionam títulos de outras categorias. Diego e Lucas Evangelista chegaram no ano passado e buscarão o primeiro título pelo clube com os profissionais.

Roni e Caramelo - ainda não assinaram - se adaptam ao choque da mudança de estrutura do Mogi Mirim para o São Paulo. Já Juan tem a oportunidade de ressurgir no clube, após passar cinco meses encostado. Aos 31 anos, o lateral se diz muito motivado para dar a volta por cima.

Confira um pequeno perfil de cada um dos sete jogadores:

Roni - Contratado do Mogi Mirim, já treina com o elenco em Cotia mesmo sem ter sido apresentado. Foi destaque do Sapão no Campeonato Paulista deste ano ao marcar nove gols e se configurar como o artilheiro da equipe na competição. Pelo Mogi, Roni sagrou-se campeão do Troféu do Interior na última temporada.

Caramelo - Veio junto com Roni do Mogi Mirim e também já iniciou os treinos com os companheiros de Tricolor. Lateral-direito, tem apenas 18 anos e foi destaque principalmente na reta final do Paulistão. Contra o Santos, na partida pela semifinal, teve boa atuação aproveitando os espaços às costas do veterano Léo.

Lucas Cavalcante - Um dos quatro recém-promovidos ao profissional, o defensor tem apenas 17 anos e nesta temporada conquistou a Future Cup pela base do clube. Já ganhou um Sul-Americano Sub-15 pelo Brasil e atualmente defende a Seleção sub-20, mesmo três anos abaixo do limite da categoria. Nesta quinta-feira, inclusive, foi convocado para amistosos.

Diego - Zagueiro foi titular em todos os jogos da primeira fase da Copa São Paulo deste ano. Depois, nos mata-matas, lesionou-se e deu lugar a Luiz Eduardo, defensor do profissional, afastado pela diretoria na última semana. Fez dois gols na competição. Além da Copinha, disputou também a Copa do Brasil Sub-20 em 2012.

Allan - Volante chegou ao clube em 2004 e disputou as Copinhas de 2012 e 2013. Conquistou a Copa Nike e o Mundial Sub-17 em 2009, Copa Independência em 2010, participou da equipe campeã paulista sub-20 e ganhou a Copa 2 de Julho, ambas em 2011. Fez um gol de trás do meio contra o São Bento no Paulista Sub-20 de 2012.

Juan - Juan já é velho-conhecido da torcida são-paulina. Chegou ao Morumbi em 2011 e, sem conseguir se firmar, foi emprestado ao Santos no ano passado. No início de 2013, ainda com contrato vigente, treinava em Cotia para manter a forma física enquanto procurava clubes. Após o afastamento de Cortez, foi reintegrado ao elenco.

Lucas Evangelista - Meia, veio do Desportivo Brasil no ano passado e ainda não conquistou títulos pelo São Paulo. Quando atuava ainda no sub-15 da ex-equipe, foi avaliado pela Traffic, empresa de marketing esportivo que é dona do clube, como grande promessa, atingindo o conceito máximo nos critérios de avaliação de atletas.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: