18 de fevereiro de 2013

Os 14 maiores clubes do Brasil


Parte 3 - Ranking de Regularidade

Já imaginaram um ranking de clubes que levasse em conta os mais diversos temas que compõem a grandeza de um clube de futebol? Fiz um esboço e cheguei a um resultado e a algumas conclusões.

O ranking foi baseado em seis requisitos diferentes, consideravelmente essenciais para a formação da grandeza de um clube. Os requisitos foram: quantidade e qualidade dos títulos; tamanho da torcida; regularidade histórica; número de craques e melhores esquadrões; melhor infraestrutura; e potencial da marca e mídia nacional.

Todos esses quesitos foram analisados individualmente e os clubes foram ordenados conforme o seu respectivo desempenho em cada um desses seis temas. Na coluna passada apresentei para vocês o Ranking de Torcidas. Nesta você poderá encontrar o Ranking de Regularidade Histórica. Na semana que vem apresentarei para vocês o Ranking de Número de Craques.

Regularidade Histórica
Regularidade histórica é mais um importante item que ajuda a medir a grandeza de um clube. Permanecer entre os primeiros constantemente implica em força e tradição. Por isso considerei a regularidade histórica como um dos três requisitos de maior peso para o ranking, junto com os títulos e a torcida.

O ranking de regularidade levou em consideração o número de vezes entre os quatro primeiros colocados no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. Competições de menores níveis não foram levadas em consideração

As pontuações foram definidas da seguinte forma:

Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Campeonato Brasileiro: 1º Lugar (10 pontos), 2º Lugar (6 pontos), 3º Lugar (4 pontos) e 4º Lugar (3 pontos).



Copa Libertadores: 1º Lugar (12 pontos), 2º Lugar (8 pontos), 3º Lugar (5 pontos) e 4º Lugar (4 pontos).



Ranking de Regularidade Histórica: A pontuação final foi multiplicada por 10.



Clubes que não foram citados neste ranking, mas que aparecerem no Ranking Final receberão bonificação de 300 pontos.
 
VAI LÁ, VAI LÁ, VAI LÁ! VAI LÁ DE CORAÇÃO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SER CAMPEÃO!

Um grande abraço.


Texto extraído da minha coluna na SPNet (www.saopaulofc.com.br)

Carvalho Neto, 26 anos, é dono do Botequim SPNet, um dos colaboradores do Bola Murcha e Bola Cheia e escreve nesse espaço todas as segundas-feiras.

Esse artigo foi escrito por Carvalho Neto

0 comentários: