3 de dezembro de 2012

São Paulo FC homenageia os 70 anos de Pedro Rocha


Na próxima segunda-feira um dos maiores nomes da história do São Paulo FC completa 70 anos de idade. Pedro Rocha, ícone do meio-campo são-paulino, nasceu em 03 de dezembro de 1942, na cidade de Salto, no Uruguai.

Para homenagear o ex-jogador, o Tricolor entrou em campo na partida contra o Corinthians, válida pelo Campeonato Brasileiro, no Pacaembu, com uma camisa alusiva ao aniversário do craque e com o nome do ex-jogador nas costas do manto.

"Não poderíamos deixar de homenagear, no seu aniversário, um dos maiores jogadores de futebol do planeta, Pedro Rocha. Hoje, infelizmente, ele está passando por muitos problemas de saúde. Sua técnica apurada e a sempre presente raça uruguaia fazem parte da história do São Paulo Futebol Clube e de todo o futebol mundial", diz o vice-presidente de Comunicações e Marketing do clube, Julio Casares.

Pedro Rocha

O Verdugo era o seu apleido, porque "matava" os adversários com a sua categoria, seu chute fortíssimo, suas cabeçadas arrasadoras, sua visão de jogo. Uruguaio, veio do Peñarol com um currículo invejável, com títulos como campeão da Libertadores e do Mundo. Chegou em 71, com 28 anos, e brilhou com a camiseta tricolor até aos 34. Pelé não escondia a sua admiração por Pedro Rocha, dizendo que ele era, na sua opinião, um dos cinco maiores jogadores do mundo. Rocha é até hoje o único jogador uruguaio a disputar quatro Copas do Mundo (de 1962 a 1974).

Jogos disputados pelo São Paulo: 393
Estreia: 27/09/1970
Último jogo: 02/10/1977
Gols Marcados no São Paulo: 119
Títulos conquistados no São Paulo: Campeão Paulista de 1971 e 1975. Campeão Brasileiro de 1977 (sem atuar).


Em homenagem a Pedro Rocha, São Paulo e Peñarol farão amistoso

A delicada situação de saúde de Pedro Rocha, ídolo de São Paulo e Peñarol, fez a diretoria tricolor se mexer para prestar a devida homenagem ao uruguaio. Um amistoso entre os dois clubes em que o Verdugo se destacou deverá ser realizada no mês de janeiro.

Adalberto Baptista, diretor de futebol da equipe do Morumbi, confirmou que já há conversas para organizar a partida. “O Penarol já se dispôs a vir a São Paulo para essa disputa. Vamos reverter a renda para a família do Pedro Rocha”, revelou o dirigente, durante o programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.

O São Paulo já tem um duelo marcado para o final de janeiro, pela fase preliminar da Copa Libertadores, o que não deve ser problema segundo Baptista. A data do jogo, porém, ainda não tem definição. “Temos uma preocupação com o jogo da Pré-Libertadores, mas acho que podemos viabilizar isso. Já conversei com a comissão técnica”, garantiu.

Rocha defendeu o tricolor paulista entre 1970 e 77, período em que conquistou a torcida pelo espírito guerreiro e raça demonstrados em campo. Na última temporada com a camisa 10 do São Paulo, conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro dos seis que tem o clube.

No Peñarol, é também um dos maiores da história, faturando três Copas Libertadores de América (60, 61 e 66), além de dois vice-campeonatos. Com a seleção uruguaia, esteve em quatro Copas do Mundo consecutivas, inclusive no histórico quarto lugar em 70.

Hoje, aos 69 anos, sofre da rara condição de atrofia do mesencéfalo, que o impede até mesmo de andar, falar e enxergar.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: