10 de dezembro de 2015

Guia do Morumbi


 Como chegar ao Morumbi



Aos domingos, todos os caminhos levam ao Morumbi


Por estar localizado em uma região afastada do centro da cidade e sem acesso por metro (por enquanto), muitos torcedores sequer sabem como se dirigir ao Morumbi. Esse guia foi criado pra orientar ao torcedor são-paulino as melhores maneiras para chegar ao Estádio do Morumbi.

O Morumbi está em uma região que sofre com grandes problemas em dias de jogo devido ao grande número de torcedores. A melhor alternativa para evitar transtornos e não perder o jogo é sair de casa com o máximo de antecedência possível, independente se usará transporte público ou carro para chegar ao estádio.


Morumbi de carro

Caso não esteja familiarizado com as ruas da região, antes de sair de casa sempre utilize sempre o Google Maps pra traçar sua rota e conhecer a região.

Como chegar de carro

Zona Sul: Utilizar a Ponte João Dias e a Av. Giovanni Gronchi para chegar ao Estádio do Morumbi.

Região central e Zona Leste: O melhor caminho é utilizar a Av. Nove de Julho e o Túnel Max Fefer, ponte Cidade Jardim, Av. dos Tajurás, R. Engº. Oscar Americano, Av. Morumbi e Av. Giovanni Gronchi.

Uma opção é utilizar o caminho pela Av. Rebouças, Av. Eusébio Matoso, Av. Francisco Morato, à direita na Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, retorno na Av. Eliseu de Almeida e Av. Jorge João Saad.

Zona Norte: Utilize a Marginal Tietê, Marginal Pinheiros, R. Alvarenga (antes da ponte Cid. Univesitária), Av. Eliseu de Almeida, Av. Jacob Salvador Zveibil, Av. Jorge João Saad.

Sentido Brooklin e Diadema: Utilizar a Av. Roque Petroni Júnior, Av. Dr. Chucri Zaidan, Ponte do Morumbi, Av. Morumbi e Av. Pe Lebret.

Onde estacionar

Dica: Nunca deixe seus carros nos estacionamentos disponíveis em frente ao estádio. Devido ao volume de torcedores saindo do estádio, as vias estarão praticamente bloqueadas para os veículos sendo necessário a dispersão dos pedestres.


Como chegar de ônibus e metro

Essas são apenas indicações, pra ver se há uma forma mais adequada pra você consulte linhas e itinerários no site da SPTrans. Utilize sempre o site pra confirmar as linhas indicadas antes de sair de casa.

Verifique sempre qual nome e itinerário de volta do ônibus escolhido. Devido ao trânsito mais que comum em São Paulo as viagens ao Morumbi costumam demorar, é bom pegar se dirigir ao estádio com a maior antecedência possível.

Estação Butantã (Linha 4 Amarela): Siga pela Av. Vital Brasil até o corredor de ônibus na Av. Francisco Morato. Pegue qualquer ônibus Terminal Campo Limpo (8700, 809P, 857A, 857P e 857R), Jd. Guarau (775P) ou Jd. Jaqueline (6250-10). Desembarque na altura do 2687 da Francisco Morato (em frente ao Shopping Butantã) e siga pela andando até o estádio pela Av. Jorge João Saad (cerce de 10 minutos).

Metrô Clinicas (Verde): Na saída “de baixo”, dirija-se até R. Teodoro Sampaio e pegar a lotação Jd. das Palmas (775F-10). Descer em frente ao estádio.
Uma opção é ir pra Av. Dr. Arnaldo e, no ponto em frente ao cemitério, pegar o ônibus Jd. Colombo (7241-10). Descer em frente ao estádio.

Metrô Anhangabaú (Vermelha): Sair da estação e seguir para o Terminal Bandeira. Pegar o ônibus Inocoop Campo Limpo (6291-10). Descer av. Morumbi, 4500 (em frente ao Palácio do Governo) e seguir andando até o estádio pela Av. Pe Lebret.
Uma opção é descer do metrô e seguir até ao Ponto 1 da R. Cel. Xavier de Toledo e pegar o Jd. Colombo (7241-10). Descer em frente ao estádio.

Metro Sé (Azul): Seguir andando pela Rua Sen. Feijo até o Viaduto Brig. Luiz Antonio e pegar o ônibus Term. Capelinha (5119-10) ou Term. João Dias (5118-10, de seg. a sexta). Descer em frente ao estádio.

Metrô República (Vermelha): Seguir até à Av. Ipiranga, pegar o ônibus Terminal Campo Limpo (8700-10) ou Jd. Macedonia (7395-10). Descer na Av. Prof. Francisco Morato, 2718 (próximo ao Shop. Butantã) e seguir andando até o estádio pela Av. Jorge João Saad.

Estação Luz (Azul e outras): Fazer transferência para a linha Amarela, seguir até a estação Butantã e seguir as indicações relacionadas acima. 

Estação Cidade Jardim (Esmeralda): No ponto em frente à estação de trem, pegar a lotação Jd. das Palmas (775F-10). Descer em frente ao estádio.
Av. Rebouças: Pegar no corredor de ônibus Jd. Macedonia (7395-10), Parque Do Engenho (795P-10) ou Jd. Maria Sampaio (7392-10). Descer na Av. Prof. Francisco Morato, 2718 (próximo ao Shop. Butantã) e seguir andando até o estádio pela Av. Jorge João Saad.

Terminal Santo Amaro: Procurar o ônibus Jd. Paulo VI (756A-10). Descer em frente ao estádio.

Dicas para usuários de transporte público

Devido ao volume de torcedores saindo do estádio, as vias em frente ao Morumbi ficam praticamente bloqueadas para os ônibus. Caso tenha pressa, é indicado sempre caminhar pela Av. Jorge João Saad e tomar um ônibus na Av. Francisco Morato em direção ao Centro.

Em jogos durante a semana as partidas costumam terminar próximo à meia-noite, extremamente tarde pra qualquer pessoal que toma ônibus. Fique atento aos horários de funcionamento dos ônibus e metro pra não ficar na rua e se é possível ainda pegar metro/trem (ou segundo ônibus). Reserve sempre um dinheiro pro taxi.

É costume haver lotações clandestinas nas saídas (principalmente perto do portão 5/6) que levam os torcedores ao metro Anhangabaú e conseguem chegar em até 20 minutos. A viagem costuma custar 5 reais. É perigoso, vai todo mundo apertadinho mas salva muitas vidas de torcedores em jogos à noite.


Os setores do Estádio do Morumbi


Onde ficam arquibancada, cadeiras ou térreo? Azul, amarela ou laranja? Quer ir ao Morumbi mas não sabe pra qual setor comprar ingresso? Conheça os setores do Estádio do Morumbi.

Mapa de setores do Morumbi


Setores e entradas - Mapa do Morumbi (clique para ampliar) - Imagem: FPF

Anel superior – Arquibancadas

Localizadas no anel superior do estádio. A arquibancada azul e Cadeiras Especiais Superiores (antiga arquibancada vermelha) ficam na lateral do campo; as arquibancadas laranja e amarela ficam atrás dos gols.
A arquibancada laranja é destinada às torcidas organizadas do São Paulo e são, junto com a arquibancada azul, os setores mais procurados pelos torcedores. A arquibancada amarela é o setor popular do estádio, com os preços de ingresso mais baixos (R$10, normalmente).
O espaço entre a arquibancada laranja e vermelha é destinado para a torcida visitante.

Anel intermediário – Cadeiras

Localizadas no anel intermediário do estádio e o setor considerado mais tranquilo que arquibancadas e indicado para famílias ou pessoas que não conhecem o estádio.
Na lateral do campo do lado azul estão os setores Visa Infinite, Cadeiras Azul e Morumbi Premium. No lado vermelho, também na lateral do campo, estão as cadeiras cativas vermelha. As cadeiras laranja e amarela (Laranja Premium e Cadeira Amarela) ficam atrás do gol.

Anel inferior – Térreo

Localizado no anel inferior do estádio, no mesmo piso que o campo. O Setor Térreo Visa vermelho e azul ficam nas laterais do campo. A área para deficientes e acompanhantes é localizada no setor vermelho. O Santo Paulo Bar, Espaço Unyco e outros camarotes do Morumbi têm seus espaços no térreo.

Informações adicionais

Não há setor misto no Morumbi. Visitantes ficam no setor entre a arquibancadas laranja e vermelha e a torcida são-paulina no restante do estádio.
Os portões abrem sempre 2 horas antes da partida, chegue cedo e evite confusões na entrada.
Onde comprar seu ingresso – Compre seu ingresso antecipadamente e faça parte de mais essa festa.
Portões do Estádio do Morumbi
Setor Portão Anel
Arquibancada azul Portão 06 Superior
Arquibancada laranja Portão 06 Superior
Visa Arquibancada Amarela Portão 15 Superior
Arquibancada Especial Vermelha Portão 15A Superior
Torcida visitante Portão 15 Superior
Visa Infinite Portão 05 Intermediário
Morumbi Premium Portão 04 Intermediário
Cadeira Azul Portão 05 Intermediário
Cadeira Amarela Portão 16 Intermediário
Cadeira Cativa Vermelha Portão 15 Intermediário
Laranja Premium Portão 05 Intermediário
Térreo Visa Azul Portão 03 Térreo
Térreo Visa Vermelho Portão 18 Térreo
PNE Portão 17 Térreo
Santo Paulo e Unyco Portão 02 Térreo
Importante: Da mesma forma que esse guia foi útil pra ti, pode ser útil a outros torcedores. Se você gostou, compartilhe esse guia com outros são-paulinos.


O que pode ser levado ao estádio


Com restrições, poucos são os itens permitidos nos estádios

A Polícia Militar do Estado de São Paulo restringe o acesso de materias dentro dos estádios e, para o bem ou mal, o efeito disso é que a festa das torcidas de todos os times de São Paulo são discretas apagadas, perdendo a graça e o brilho, principalmente quando comparadas a torcidas de outros estados.

Torcida de futebol é parte do espetáculo mas, devido a um histórico de violência envolvendo torcidas organizadas de São Paulo, há em todo o Estado restrições de acesso dos itens que faziam a festa pelos estádios (e continuam fazendo, por todo o resto do país), sendo que os poucos itens permitidos ficam restritos às torcidas organizadas. 

De toda forma, fique atento aos itens permitidos e pra não passar inconvenientes na porta do estádio:
  • Bolsas e mochilas, elas serão revistadas na entrada do estádio;
  • Cameras não profissionais, sem peças móveis e pilhas sobressalentes;
  • Alimentos em geral, desde que sem as embalagens;
  • Frutas descascadas e cortadas;
  • Copos e vasilhames de plástico ou papelão, de capacidade inferior a 400ml;
  • Rádios de bolso sem pilhas sobressalentes;
  • Bandeiras de tecido com metragem mínima de 1x1m e máxima de 1x2m, sem dizeres;
  • Guarda-chuva retrátil e sem ponta;
  • Capas de chuva;
  • Chapéus e bonés.
Pra não ficar do lado de fora do estádio, preste atenção nos problemas mais comuns na revista:
  • Roupas de torcidas organizadas (camisas, bonés, calças e outros) são permitidas somente na arquibancada laranja e com apresentação da cartão torcedor da FPF;
  • Livros, cadernos e revistas não são permitidos dentro dos estádios;
  • Bexigas, papel picado e qualquer tipo de fogos de artifício não são permitidos;
  • Bandeiras maiores que 1x2m e/ou com mensagens escritas.
O Estatuto do Torcedor é a Lei n° 10.671/2003, que visa a defesa e proteção dos torcedores. Você pode conferir o texto na íntegra e conhecer melhor quais são seus direitos como torcedor.

0 comentários: