26 de julho de 2012

Ao mestre com Carinho


Como ter saudades de alguém que nunca cruzou seu caminho? Como chorar por alguém com quem nunca trocou uma palavra sequer? Como ter a certeza que esse alguém mudou completamente a sua vida?

Telê Santana. Um homem simples, que amava futebol, que parava tudo para ver uma simples pelada. Que sabia ensinar e sabia ouvir.

Ele deixou não apenas um legado riquíssimo para o mundo da bola, como também formou homens, e conseguiu estampar seu nome na boca de milhões de torcedores.

Foi um pai um tanto quanto ausente por conta da rotina maçante do profissional. Mas isso não impediu Telê de ser um bom pai, um bom marido. É nítido no rosto e nas palavras da família o quanto ele era atencioso, o quanto ele ainda está presente em cada um deles, esposa, filhos, noras, netos.

Há cinco anos ele nos deixou. Mas jamais será esquecido.

Hoje, dia 26 de julho, completaria 81 anos. Tempos que colecionou momentos de luta, decepções e, claro, conquistas.
Saudades. Só encontro essa palavra para descrever esses anos sem Telê. Sem a figura lendária do técnico, do jogador, do homem.

Aquele olhar fixo ao redor dos gramados, a fala rígida de alguém que buscava um jogo limpo, um jogo bem jogado, sem faltas, sem pontapés. A imagem de um homem simples que acordava cedo para cuidar do campo, cuidar dos atletas. O mascar do chiclete, a cara fechada durante as partidas. Saudades.

Não podemos deixar se apagar a memória dessa pessoa que marcou época. Não podemos deixar o tempo levar os ensinamentos, a ética, a honestidade, a batalha e a marca Telê Santana.

Obrigado Telê. Por tudo. Por mostrar que devemos lutar por um sonho. Que devemos levantar a cabeça e continuar caminhando mesmo quando tudo parece estar perdido. Que devemos saber administrar as vitórias. Que precisamos ser mais do que meros coadjuvantes.

Mestre sim e não apenas pelo esquema tático, pelos belos passes, mas Mestre pelo que ensinou. Por cada palavra, por cada gesto íntegro, sincero e digno de quem não suportava viver num mundo injusto.
Um homem calado, um homem intenso, alguém inesquecível.

Telê Santana cuidou do SPFC como um filho. De todos os detalhes, da grama do ainda CT, da educação de seus atletas, dos valores como ser humano passado a cada um deles. Cuidou da torcida, quando acenava como se afegando a cabeça de cada são-paulino quando o estádio entoava sua música de saudação.

E viu o "filho" SPFC conquistar o mundo, atravessando o oceano para derrotar as maiores escolas européias de futebol, os times mais ricos do planeta se renderam ao futebol mágico dos comandados do Mestre. Bi-mundial pelas mãos do maior técnico de todos os tempos.

Obrigado Mestre Telê Santana, você também é um pouco pai e avô de toda nossa geração, um exemplo a ser seguido de abnegação, trabalho e respeito ao ser humano.

A vida do torcedor são-paulino para sempre agradecerá tamanhos feitos honrando o manto sagrado do Mais Querido.

Feliz Aniversário Mestre... Olê olê olê olê, Telê, Telê

Esse artigo foi escrito por Roberta Oliveira

0 comentários: