26 de junho de 2012

São Paulo: O estado dos extremos



O Estado de São Paulo, um dos mais fortes estados do mundo, o mais poderoso da América Latina, e do Brasil então, não preciso nem falar.

Esse largo espaço composto por cidades paulistas está com corações divididos: Lágrimas e decepção de um lado, alegria e empolgação de outro... São Paulo e Santos vivem momentos complicados.

O tricolor cansou de enganar. Na realidade, foi o torcedor que cansou.
Cansou de ver em campo um time safado. Peça por peça nem tanto, mais o conjunto do time mais vitorioso do país é um lixo. Tudo o que o São Paulo conseguiu esse ano foi fruto de individualidades. Quando o grupo precisa jogar junto, pode esquecer.

Raça?... Essa palavra já não é um termo muito conhecido por esse clube a muito tempo. Tanto que isso é o que a torcida mais vem clamando nos últimos jogos.

Troca jogador, chama ídolo, tira aqui, põe ali, mexa acolá e nada mudou, a solução da vez foi trocar o técnico.
Pois é, Leão está fora do São Paulo. O treinador não resistiu às eliminações no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e a um início irregular no Campeonato Brasileiro e foi demitido pela diretoria tricolor nesta terça-feira. O próprio técnico anunciou sua saída, após rápida conversa com o presidente do clube, Juvenal Juvêncio.

Tudo muda, até surda muda. Qual foi a única coisa que não mudou? A diretoria… ou seria DITADURA?
Se o problema continua até hoje, logo concluímos que o foco deve ser voltado aos cartolas, os únicos que não moveram os seus traseiros em todos esses anos.
Juvenal Juvêncio acomodou-se nas conquistas da era Marcelo Portugal Gouvêa, esse sim um cartola fera, um dirigente de verdade.

E o Santos... A torcida que antes endeusava, agora vaia o craque Neymar. Antes do Corinthians o Peixe era o melhor time do mundo depois do Barcelona, até que apareceu no caminho um tal de Corinthians que conseguiu parar os caras, depois disso nada mais presta.

Torcida santista tá mal acostumada. É medíocre vaiar o melhor do Brasil. Santista, erga seus braços e agradeça, não é todo dia que nasce um Neymar no seu quintal.

O que aconteceu com aquele Santos vitorioso? Foi outro que parou de enganar. Neymar já tá carregando esses caras nas costas a muito tempo, tanto que uma vez que brecaram o moleque, o Santos nada fez.

Muricy agora tá sendo obrigado a treinar o time, pois viu que Neymar também cansa, também erra, também pipoca. Detalhe, o Valez já tinha parado o Santos, mais por sorte, o peixe acabou escapar.

Coincidência ou não, o lado da crise do Estado de São Paulo é o daquele que possui as maiores promessas, o lado das individualidades.

O lado que está feliz, disputando finais de Copa do Brasil e Libertadores, é representado por times que jogam coletivamente.
Bonito ou feio Corinthians e Palmeiras jogam como um grupo. Futebol, amigos, são 11 contra 11. Um cara, sozinho, nem sempre será capaz de fazer a diferença.

Esse artigo foi escrito por Roberta Oliveira

1 comentários:

  • Unknown says:
    26 de junho de 2012 às 17:48

    Muito bem colocado Roberta, futebol é um esporte coletivo, espero que o novo técnico do São Paulo consiga impor esta filosofia ao elenco.