28 de junho de 2012

Dunga quer voltar a trabalhar – e admitiu que gostaria de treinar o SPFC


De acordo com o Eduardo Ohata e Bernardo Itri, da Folha SP, a Diretoria tricolor agora tem “caminho aberto” para contratar Dunga. Isso porque o técnico teria sinalizado que quer voltar a trabalhar, e um dos clubes que ele estaria disposto a treinar seria o São Paulo (o outro seria o Inter, que Dunga descarta no momento por já ter um treinador).

O único problema é que o São Paulo teria a concorrência de um clube árabe, que teria feito uma bela proposta financeira ao ex-treinador da seleção brasileira, bem como a concorrência do Flamengo, que, conforme o Lancenet!, também tem interesse nele, aproveitando-se inclusive da amizade de Zinho, dirigente rubro-negro.

Importante mencionar a entrevista do PVC com o presidente Juvenal Juvêncio, na qual o mandatário são-paulino não mostrou “nenhum encanto” com o nome de Dunga, mas também não o descartou, como fez com outros nomes (como Vadão e Cuca).

Também já foi mencionado que a Diretoria gostaria de um nome com boa receptividade da torcida, que (com razão) não está lá muito animada. Nesse quesito, creio não haver grandes empecilhos, na medida em que, ao menos na enquete realizada pelo blog, Dunga se saiu muito bem (está em segundo lugar).

Sob o aspecto técnico, creio que seria uma bela contratação. Apesar das rusgas com a imprensa (ele  conseguiu ser ainda mais desrespeitoso do que Muricy), e apesar do trauma da eliminação nas quartas de final da Copa 2010, fez um bom trabalho.

Conquistou a Copa das Confederações e a Copa América, bem como tendo se classificado em primeiro lugar (e antecipadamente) nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

E, apesar da derrota para a Holanda na Copa, se saiu bem em outros jogos decisivos, como as finais da Copa América e da Copa das Confederações, ambas contra a Argentina.

Dunga  não tem grande experiência,  mas pode ser considerado um técnico promissor. Não é nenhum gênio da estratégia, mas prioriza o sistema defensivo e a marcação, um dos calcanhares de aquiles do tricolor atualmente. Além disso, tem a vantagem de conhecer o futebol brasileiro, dispensando tempo de adaptação, como seria no caso de técnico estrangeiro.

Para melhorar o cenário, Dunga está livre, não sendo necessário pagar nenhuma multa rescisória, como seria o caso, por exemplo, de Sampaoli, cuja multa é de R$ 2 milhões.

De acordo com a Fox Sports, São Paulo e Flamengo também estariam disputando a contratação de Jorge Sampaoli (ele seria a segunda opção do rubro-negro, depois de Dunga).

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: