23 de maio de 2012

São Paulo tenta manter vantagem para voltar de Goiás com vaga e Leão





A derrota para o Botafogo na estreia do Campeonato Brasileiro expôs ainda mais a já claramente difícil relação entre Emerson Leão e a diretoria do São Paulo. A consequência pode ser até a saída do técnico em caso de fracasso nesta quarta-feira. Como trunfo para ele e o time, contudo, está a vantagem adquirida para enfrentar o Goiás às 22 horas (de Brasília).
Por ter vencido por 2 a 0 no Morumbi, o Tricolor só não chegará às semifinais da Copa do Brasil caso perca por mais de dois gols de diferença ou seja derrotado por 2 a 0 e fracasse na decisão por pênaltis. A confirmação da vaga significa, como admitem os jogadores, a paz em um ambiente conturbado desde a eliminação na semifinal do Campeonato Paulista. 
“O Goiás é o mais importante na nossa vida. Classificação e vitória representam muito na vida de um treinador”, falou Leão, sorrindo em meio a questionamentos sobre o possível fim de sua segunda passagem pelo Morumbi. Os dirigentes negam qualquer possibilidade de trocar o técnico, mas a indisposição principalmente do diretor de futebol Adalberto Baptista com o comandante é evidente.
O que tem impedido a saída do treinador são os resultados. Apesar de ter estreado no Brasileiro, no domingo, perdendo por 4 a 2 para o Botafogo no Engenhão, o ex-goleiro conta com 72,6% de aproveitamento nesta temporada, quando chegou a igualar o recorde de vitórias seguidas (11) da história do clube. Além de ter o apoio do elenco.
Em campo, Leão deve optar por uma mudança tática para suprir os desfalques do zagueiro Paulo Miranda e do volante Denilson, ambos suspensos por acúmulo de cartões amarelos. A mais provável escalação titular deve ter as entradas de Edson Silva e Bruno Uvini formando um 3-5-2 para conter os avanços do time da casa e explorar as subidas de Douglas e Cortez pelas laterais.
“A necessidade do Goiás é maior do que a nossa. Quem tem a necessidade de reverter, tem que atacar. E quem só ataca pode nos permitir muita coisa. Usaremos nossa vantagem para sermos merecedores”, argumentou Leão, que terá pela frente um adversário que promete ser ofensivo.
O goleiro e capitão Harlei fala em otimismo ao comentar a estratégia alviverde no Serra Dourada. “O Goiás vai jogar para cima, buscar o resultado a todo preço. Só precisa ter um pouquinho de cuidado no setor defensivo, pois não fizemos o gol fora de casa e não podemos tomar o gol aqui, mas temos condições de construir a vitória que vai dar a classificação.”
Há dez dias, o time era campeão goiano, mas agora convive com questionamentos principalmente após a estreia na Série B do Brasileiro, no sábado, com derrota por 5 a 2 para o América-RN. O tropeço aumentou para cinco o número de jogos sem vitória – antes, havia perdido para Atlético-MG e São Paulo pela Copa do Brasil e empatado duas vezes com o Atlético-GO nas finais do Estadual.

As novidades na escalação preparadas pelo técnico Enderson Moreira são o zagueiro Ernando, o volante Juliano e o atacante Iarley. O trio entra nas vagas de Valmir Lucas, Amaral e Felipe Amorim, todos com problemas musculares. O maior reforço esperado, contudo, é a torcida, embora as vendas de ingressos estejam abaixo do previsto.
“Temos que ser ofensivos. Jogamos assim até agora, não tem por que mudar. Fazer 1 a 0 e, com o apoio da torcida, esse 1 a 0 vai ficar forte. Aí é fazer o segundo, quem sabe o terceiro”, apontou o meia Ricardo Goulart.
“Precisamos de tranquilidade, não adianta nervosismo. Se fizermos um gol, a torcida incendeia e, com o apoio dela, podemos conseguir a classificação”, apostou o lateral esquerdo Egídio.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS X SÃO PAULO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) Data: 23 de maio de 2012, quarta-feiraHorário: 22 horas (de Brasília) Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS) Assistentes: Nadine Schram Camara Bastos e Kleber Lucio Gil (ambos de SC)
GOIÁS: Harlei; Peter, Rafael Toloi, Ernando e Egídio; Juliano, Thiago Mendes, Ramon, Thiago Humberto e Ricardo Goulart; IarleyTécnico: Enderson Moreira
SÃO PAULO: Denis; Rhodolfo, Bruno Uvini e Edson Silva; Douglas, Casemiro, Cícero, Jadson e Cortez; Lucas e Luis FabianoTécnico: Emerson Leão


0 comentários: