28 de maio de 2012

Campanha "São Paulo na Veia" incentiva doação de sangue

Estoques de sangue da cidade de São Paulo estão em estado crítico. Saiba como doar


O São Paulo FC, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, inicia a campanha "São Paulo na Veia", que visa estimular a doação de sangue por parte dos torcedores. Na partida contra o Bahia, que marca o primeiro jogo do clube no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro, o uniforme são-paulino estampará os dizeres "Doe Sangue" no peito e nas costas.

"É uma causa não apenas nobre, mas fundamental para toda a sociedade. Acreditamos que a grande visibilidade da camisa são-paulina pode não apenas motivar os torcedores do clube a participarem da campanha, mas também conscientizar toda a população sobre um problema urgente e que pode afetar todos os brasileiros", afirma Rogê David, diretor de marketing do clube.

Doar sangue é rápido, simples e seguro, e pode valer a vida de uma pessoa. Pode doar sangue e tornar-se um doador voluntário toda pessoa saudável que estiver na faixa dos 16 aos 67 anos de idade. Todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Quem doa sangue não salva apenas uma, mas até quatro vidas. Isso porque o sangue de cada bolsa coletada é fracionado em: plasma, hemácias ou glóbulos vermelhos, crioprecipitado e plaquetas. O plasma é usado em pacientes com problemas de coagulação; o concentrado de hemácias ou glóbulos vermelhos é utilizado no tratamento de anemia; o crioprecipitado é usado no tratamento de coagulopatias e as plaquetas nos casos de hemorragia ou em concomitância com quimioterapia nos pacientes oncológicos.

Requisitos básicos para a doação de sangue

    Estar em boas condições de saúde;
    Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de  18 anos verificar no site, documentos necessários e formulários de autorização);
    Pesar no mínimo 50kg;
    Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
    Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho, Previdência Social ou Passaporte);

Impedimentos temporários

    Gripe: aguardar sete dias;
    Gravidez;
    90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
    Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
    Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
    Tatuagem nos últimos 12 meses;
    Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos

    Hepatite após os 10 anos de idade;
    Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
    Uso de drogas injetáveis ilícitas;
    Malária.

> FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.

Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no 1º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155. Possui também cinco postos de coleta: no Hospital do Mandaqui, no Hospital Dante Pazzanese, no Hospital Regional de Osasco, no Hospital Municipal de Barueri e no Hospital das Clínicas.

A Fundação Pró-Sangue é o maior hemocentro da América Latina e o volume de sangue coletado equivale a aproximadamente 32% do sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo.

Centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) coleta e processa mensalmente cerca de 12.000 bolsas de sangue que têm como destino 128 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo e, em alguns casos, outros estados.

Essa tarefa representa um grande desafio diário, pois o sangue é fruto de doação e em nosso país, infelizmente, ao contrário dos países desenvolvidos, poucas são as pessoas que praticam esse gesto espontaneamente.

Postos de Coleta da Pró-Sangue

    Posto ClínicasAv. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar - Cerqueira César
    De segunda a sexta, das 7 às 19h
    Sábados e feriados das 8 às 18h
    Domingos: consultar o site
    Estacionamento gratuito subterrâneo - Garagem Clínicas
    Posto Mandaqui - aberto a partir de 22/11/2010
    R. Voluntários da Pátria, 4.227 - Mandaqui
    De segunda a sexta, das 12 às 18 h
    Sábados: consultar o site
    Posto Dante PazzaneseAv. Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera
    De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h
    Posto Castelo BrancoR. Ari Barroso, 355 - Osasco
    De segunda a sexta, das 8 às 17h
    Sábados: consultar o site
    Posto BarueriR. Angela Mirella, 354 - Barueri
    De segunda a sexta, das 8 às 16h

Para mais informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou agende sua doação pela internet: http://www.prosangue.sp.gov.br/

0 comentários: