21 de março de 2012

Por título do São Paulo, Leão e Luis Fabiano dominam Morumbi


Um é treinador e comanda a equipe. O outro é o principal responsável pelos gols. Emerson Leão e Luis Fabiano não têm em comum apenas o objetivo de levar o São Paulo aos títulos. Os dois contam com o Morumbi como principal trunfo para as conquistas. Quando a dupla se junta dentro de casa, pior para o adversário.

Somadas as duas passagens (2004/2005 e a atual), Leão dirigiu o Tricolor por 35 vezes no estádio, e só perdeu uma. O aproveitamento é de 85%, com 28 vitórias e seis empates. Luis Fabiano já pisou no Morumbi 81 vezes, com 74 redes balançadas – média de 0,91 gol por jogo. Foram três passagens pelo clube.

A relação dos dois é curiosa. Fabiano, como Leão gosta de chamá-lo, recebe atenção especial. Recentemente o técnico passou quase um treino com o atacante. Tudo para que voltasse bem da lesão na coxa direita. Deu resultado e, em quatro jogos, seis gols. Fabuloso tem sete na temporada, todos em casa.
Nem só de carinho vive a dupla. 

No início do ano Leão brincou que ouviu o camisa 9 cantar que o Fabuloso voltou. Não perdeu tempo e rebateu que na prática não tinha visto. Luis Fabiano encarou bem, porque sabe que o comandante o provoca por ver que ele pode corresponder – e ajudá-lo – dentro de campo. A confiança entre as partes é grande. Tanto que Leão, mesmo com Rhodolfo cumprindo bem a função de capitão em dez partidas, deu a braçadeira de volta para o camisa 9.

Jogar no Morumbi pode ser um dos trunfos para o Tricolor conquistar o Paulistão Chevrolet. Para decidir a competição sempre em casa, precisa terminar a primeira fase na liderança. Um ponto atrás do Palmeiras, hoje o Sampa estaria assegurado em seus domínios nas quartas e semifinais (duelo único). Na decisão só não faria o segundo jogo no seu estádio caso enfrentasse o Alviverde, que teria a vantagem de decidir o segundo mando.

Se quando foi tricampeão brasileiro o Morumbi foi decisivo, nos últimos anos, com retrospecto ruim, colaborou para falta de conquistas. Com Fabuloso e Leão de volta, passa novamente a fazer diferença.

Luis Fabiano arrebenta no Morumbi

Depois do retorno, em outubro do ano passado, Luis Fabiano esteve dez vezes no Morumbi. Marcou cinco gols ano passado e sete este. São 14 no total, contando os gols dentro e fora de casa desde que voltou.

Fabuloso também foi bem no Morumbi nas outras duas passagens. Fez 71 jogos e atingiu 64 redes balançadas.

Luis Fabiano está invicto no ano. Atuou em sete partidas e venceu todas. O São Paulo só perdeu para o Corinthians, quando ele estava lesionado. A maioria dos triunfos foi em casa.

Fabuloso só marcou dois gols fora do Morumbi após seu retorno. O jogo era mando do Sampa, mas por punição da CBF, aconteceu em Mogi Mirim. 

Com maioria são-paulina no estádio, Luis Fabiano fica empolgado em marcar. Time pressiona mais em casa.

Leão arrebenta no Morumbi

Treinador sempre prega que em casa é preciso que o time se imponha. Em algumas oportunidades até escala formação com postura mais ofensiva. 

Diante do Santos, por exemplo, Leão fez o time marcar pressão. Se fosse fora de casa talvez a postura fosse outra.

Leão só perdeu um de 35 jogos com o São Paulo no Morumbi. Fato que o deixa confiante para os outros duelos.

Com gramado impecável, diferentemente do que acontece em alguns estádios do interior, toque de bola do São Paulo prevalece. Torcida também ajuda a empolgar os atletas.

Em confrontos em casa, Leão não precisa viajar com a delegação. A logística é mais simples, o que ajuda na programação da semana.

0 comentários: