12 de janeiro de 2012

São Paulo FC é o maior vendedor de jogadores da históra

Dos 391 milhões de euros movimentados pelas 30 maiores negociações,
o tricolor responde por 101 milhões de euros.


O São Paulo Futebol Clube lidera com folga a lista dos maiores vendedores de jogadores do Brasil na história. Dos 391 milhões de euros movimentados pelas 30 maiores transferências de jogadores envolvendo clubes brasileiros na história, o tricolor do Morumbi foi o responsável por 101,2 milhões de euros. O Cruzerio, segundo colocado, faturou bem menos: 66,9 milhões de euros. Os dados são da consultoria Pluri, especializada em marketing esportivo.

Internacional (58 milhões de euros), Palmeiras (53 milhões de euros) e Santos (48,5 milhões de euros) completam a lista dos cinco maiores vendedores. A transferência mais cara da história foi a do jogador Denílson, em 1998, que custou 31,5 milhões de euros. Na época, o jogador saiu do São Paulo para o Betis, da Espanha.

Na outra ponta, o time que mais gastou na compra de jogadores brasileiros, considerando as 30 maiores negociações, foi o italiano Milan. O clube do ex-presidente italiano Silvio Berlusconi desembolsou um total de 47,7 milhões de euros em quatro atletas (a conta só inclui as transferências diretas do Brasil para o exterior, excluindo jogadores brasileiros que foram comprados de outras agremiações europeias).

Somente um clube nacional aparece na lista das maiores compras, justamente o São Paulo, que pagou 7,8 milhões de euros pelo meia Ricardinho, em 2002, que jogava no Corinthians. A transação ocupa a posição de número 19 no ranking.

0 comentários: