9 de novembro de 2011

Vale a pena manter o CFA (Centro de Formação de Atletas)?


O São Paulo F. C. sempre revelou grande talentos para o futebol brasileiro, assim como já viu muitas promessas se tornarem jogadores medianos e sem sucesso em clubes grandes.

Na atual temporada temos no elenco principal jogadores jovens que estão tentando alcançar os mais altos patamares do futebol. Alguns já debutaram na seleção principal, outros são destaques das divisões de base da seleção canarinho, outros buscam destaque no elenco profissional do São Paulo.

Atualmente contamos com:

Lucas: É a cereja do bolo do Soberano. Cobiçado por vários clubes Europeus a jóia tem a multa rescisória mais cara do futebol brasileiro. Tem talento invejável com a bola nos pés e ainda ajuda a compor o sistema defensivo. Como é um jogador de explosão caiu de rendimento, e com a chegada de Leão terá muito a crescer se seguir seus conselhos.

Bruno Uvini: Zagueiro foi capitão da seleção de base do Brasil no Sul Americano e no Mundial da categoria Sub-20. Tem bom posicionamento e é firme nas jogadas com os atacantes, é um dos principais atletas que subiram, infelizmente, tem se lesionado com freqüência.

Casemiro: Visto por muitos jornalistas como um jogadores talentoso, não agrada grande parte da torcida. Seu estilo de jogo é cadenciado (lento) e gosta de fazer firulas, se jogar mais simples (famoso feijão com arroz) tem tudo para se destacar, tem sofrido assédio dos clubes europeus.

Henrique: Jogador foi para o Sul America e para o Mundial como reserva. No Mundial, porém, sem as estrelas Lucas e Neymar, Henrique se destacou e conseguiu ser artilheiro da competição Sub-20. Retornou ao São Paulo pedindo aumento e cobrando vaga no time titular, mas não demonstra futebol suficiente, e no Pan 2011 passou despercebido na seleção.

Henrique Miranda: Jovem e canhoto, o Lateral Esquerdo despontou na Copa São Paulo de Futebol Junior, foi um dos destaques do time, e subiu aos profissionais, entre lesões e idas para seleção de base não conseguiu mostrar serviço.

Rodrigo Caio: De todos os que foram promovidos este é um dos que dificilmente terão sucesso no São Paulo (Pelo menos não agora). É um jogador talentoso, porém, é muito lento, não tem garra e não tem o menor jeito para ser volante e muito menos zagueiro. Muito fraco fisicamente.

Esses jovens talentos são caçados pelos mais diversos “empresários”, em diversas cidades do País, são na maioria garotos humildes que vêem no futebol uma forma de tirar sua família da miséria. Quando são levados para o CFA (Centro de Formação de Atletas) Laudo Natel que se localiza em Cotia – SP, esses garotos ganham uma estrutura que muitos jovens não conhecem ou nunca tiveram. São garotos que tem todos os dias, Café da Manhã, Almoço, Lanche e Jantar, tudo isso sobre supervisão de nutricionistas. Tem também dormitórios para aproximadamente 100 pessoas, nestes dormitórios devem ter televisão, ar condicionados entre outras coisas. Ainda há igreja e Lan House para passar os tempos livres. Esses jovens atletas têm uma grande estrutura e desde pequeno são tratados pelo clube, tem a oportunidade de estudar e ter uma vida fora do futebol caso não consiga se tornar uma grande estrela, e são jogadores como Oscar, Diogo entre tantos outros que abandonaram ou tentaram sair do São Paulo na justiça, que usufruem disso tudo. São jovens que as vezes não vão dar lucro nem de 50 % do que foi gasto com eles. São esses atletas que ao chegar ao profissional reclamam de falta de valorização. Então quais os custos benefícios do CFA para a instituição SPFC? Se há hoje 90 jovens e promissores talentos em Cotia, e 10 se tornarem integrantes dos profissonais e 5 ou 6 obtiverem sucesso, estaremos no lucro.

Esse artigo foi escrito por Paco

3 comentários:

  • Unknown says:
    9 de novembro de 2011 às 07:17

    Paco, o CT de Cotia é uma mina de ouro, precisa de gente capacitada para explorá-la. Este é o caminho para o sucesso de um clube. Gostei do tema da postagem.

  • Xandão says:
    9 de novembro de 2011 às 08:20

    Grande Paco seja bem vindo ao blog. É isso ai irmão, mandou ver bem na postagem.

  • Unknown says:
    10 de novembro de 2011 às 13:41

    Oi Paco, seja bem vindo a equipe do Força Tricolor! Bjos