30 de novembro de 2011

Momento histórico: Canhoteiro



Nome: José Ribamar de Oliveira
Data de Nascimento: 23/12/1953
Cidade Natal: Coroatá - MA
Posição: Ponta esquerda
Jogos Disputados com a camisa Tricolor: 415
Data de Entrada no Clube: 1953
Data de Saída: 1963
Gols Marcados pelo SPFC: 103
Títulos Conquistados pelo SPFC: Campeão Paulista de 1957

José Ribamar de Oliveira, conhecido como Canhoteiro, nasceu em Coroatá, no Maranhão, em 24 de setembro de 1932, e morreu em 16 de agosto de 1974. Baixinho, o ponta esquerda tinha apenas 1,68 de altura, mas sua habilidade encantou até Pelé, que o considerava um de seus maiores ídolos, junto com Zizinho.

Era veloz e seu drible costumava entortar os adversários. É um dos maiores ídolos do SPFC de todos os tempos e foi também um dos primeiros jogadores de futebol a ter fã-clube organizado no país.

O que Garrincha fazia na ponta direita, Canhoteiro fazia na esquerda, apesar de nunca terem jogados juntos, ainda que tenham servido à Seleção Brasileira na mesma época.

Canhoteiro tinha o mesmo espírito brincalhão e galhofeiro de Garrincha, fazia do futebol uma arte para assombrar os adversários. Ante a impossibilidade de marcá-lo, os adversários, muitas vezes, se contentavam em admirá-lo, como se fossem também espectadores e não participantes.

O maranhense Canhoteiro iniciou sua carreira profissional atuando pelo América de Fortaleza (CE) em 1949. Foi para o SPFCo em abril de 1954, onde se projetou para o futebol, comprado por 100 mil cruzeiros. Sua estréia foi contra o Corinthians, time do zagueiro Idário, que foi quem mais sofreu com seus dribles humilhantes.

Ele disputou 415 partidas pelo Tricolor e marcou 103 gols. Tomou parte no jogo de inauguração do Morumbi em 1960, contra o Sporting de Lisboa. Sofreu uma séria contusão em um lance casual com o jogador Homero, do Corinthians. Após essa contusão, seu futebol nunca mais foi o mesmo.

Canhoteiro foi vendido ao futebol mexicano em 1963 para jogar no Nacional e no Toluca. Ficou lá por três anos e voltou para o Brasil, já fora de suas melhores condições físicas, para encerrar a carreira no Nacional, de São Paulo, e no Saad, de São Caetano do Sul.

Pela Seleção Brasileira, Canhoteiro participou de 16 partidas, marcando apenas um gol, justamente na sua estréia contra o Paraguai, no Pacaembu, em 17 de novembro de 1955. Não foi convocado para a Copa do Mundo de 1958 por ter um estilo de vida muito boêmio.


Fonte: SPFC.net

Esse artigo foi escrito por Paco

2 comentários:

  • Unknown says:
    30 de novembro de 2011 às 07:13

    Este foi sem dúvida um dos grandes jogadores da história do São paulo FC, bela postagem Paco, abraço!

  • Anônimo says:
    3 de junho de 2013 às 17:11

    convido a todos a digitarem hino do sao paulo com violino e deixarem seus comentários. Sou tricolor de corpo e alma. Veja algumas poesias, digitem intrépido tricolor e deixem seus comentários no youtube.