30 de novembro de 2011

Em defesa dos meninos da base


Amigos do blog, tenho ouvido nesses tempos difíceis que os meninos da base tricolor são mimados demais e quando chegam ao time de cima não rendem o esperado.

Ao meu ver há um erro nessa leitura simplista, afinal os meninos oriundos de Cotia devem ser colocados dentro do contexto do time, que faz péssima temporada.

Ao meu ver, Lucas fez uma temporada acima da média do elenco, com alguns ótimos jogos, algumas partidas muito ruins e outra em que não foi decisivo. Parte da Torcida Independente já começa a hostilizar o garoto. o que é mais uma das muita idiotices dessa organizada.

Lucas não é Neymar, longe disso, mas é ótimo jogador e com mais experiência pode fazer uma grande temporada em 2012.

Casemiro começou bem a temporada, mas depois despencou. Sem dúvida se deslumbrou com as propostas do exterior e os elogios ao seu futebol na seleção sub-20. Porém, essa situação pode ser revertida na próxima temporada, com um bom trabalho na pré-temporada e firmeza para colocar os pés do garoto no chão.

Uma outra questão; vi Casemiro fazer ótimas partidas na seleção sub-20 jogando como líbero e acho que ele deve ser testado nessa função no próximo ano, basta para isso Leão conversar com Nei Franco para obter informações nesse sentido.

Wellington é outro menino da base que termina o ano muito melhor do que começou. Mesmo não sendo um primor tecnicamente, o menino cresceu muito na temporada e pode ser útil no próximo ano.

Bruno Uvni praticamente não jogou e precisa ser melhor testado, afinal mesmo que não venha a ser um grande jogador já demonstrou ter raça e liderança. Merece algumas oportunidades.

Henrique decepcionou após fazer um belo mundial sub-20. Willian José ainda não provou a que veio e deve ser emprestado, aliás mesma situação de Henrique Miranda, Rodrigo Caio e Luis Eduardo.

Para completar, o time sub-20 do São Paulo voltou a ser campeão Paulista após 11 anos e pelo que pude obsservar talvesz o centroavante Alfredo mereça uma oportunidade, bem com o lateral Lucas Mendes.

Digo isso para demonstrar que o trabalho está sendo bem feito no CT de Cotia, que precisamos separar a péssima temporada 2011 do que pode ser a utilização dos meninos em 2012.

Mesclados com jogadores experientes e com espírito vitorioso, livres de jogadores sem determinação, como Marlos por exemplo, acho que os garotos vão continuar a evoluir.

Sei que o momento não é o mais adequado para fazer essa defesa, mas me irrita a postura de parte da torcida, em especial as uniformizadas, que atacam os meninos da base, exatamente como fizeram com Kaká tempos atrás.

A hora é de termos calma, reformularmos o elenco, mas não nos esquecermos que vários jogadores podem ser úteis na próxima temporada.

Me parece óbvio que Rogério Ceni e Luis Fabiano estão irritados com o comportamento do time, afinal são profissionais que respeitam a camisa de três cores.

Os dois podem liderar essa reformulação dentro de campo, com a chegada de outros atletas, a manutenção de alguns do atual elenco e principalmente a valorização dos meninos da base.

Na minha cabeça, o time do São Paulo de 2012 começa com Rogério Ceni, Lucas, Luis Fabiano, o resto a gente define na pré-temporada.

Blog do São Paulino, Jovem Pan

0 comentários: