5 de julho de 2011

Jornalista britânico que investiga Fifa vê interesses por trás do Fielzão


O britânico Andrew Jennings, jornalista que investiga irregularidades na Fifa, está no Brasil para divulgar o livro ‘Jogo Sujo – O mundo secreto da Fifa: compra de votos e escândalo de ingressos’. Neste domingo, ele participou do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, e deu sua opinião sobre a escolha do futuro estádio do Corinthians para receber a abertura da Copa-2014.

Jennings, que trabalha para a BBC, acredita que o Morumbi não foi preterido por critérios técnicos. Para ele, o estádio tricolor perdeu espaço para uma arena que ainda precisa ser construída para que a ganância dos dirigentes seja alimentada com atitudes ilícitas relacionadas à obras.

‘Na construção de estádios para Copas do Mundo, existe um acordo entre as autoridades e os construtores’, apontou. ‘Para se fazer dinheiro, é preciso que seja construído um novo estádio’.

O Morumbi foi descartado pela Fifa, em conjunto com a CBF, no meio de 2010. A falta de garantias financeiras para a realização das obras exigidas foi o motivo alegado.

Na última quarta-feira, o projeto da Prefeitura de São Paulo que oferece R$ 420 milhões em incentivos fiscais para a construção do ‘Fielzão’ foi aprovado em primeira votação.

Jennings faz inúmeras críticas a Joseph Blatter, presidente da Fifa, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e João Havelange, ex-presidente da Fifa que ainda tem voz ativa na entidade. ‘O Brasil precisa deixar de ser comandado por Ricardo Teixeira. A notícia boa é que todo império um dia chega ao fim’, acrescentou.

Na terça-feira, às 19h30 (de Brasília), o jornalista estará disponível para um bate-papo sobre seu livro e distribuirá autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, em São Paulo.

Fonte: Placar

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: