1 de fevereiro de 2010

São Paulo, diferente e o mesmo dos últimos anos.

Diferente porque tivemos várias contratações, mas com os mesmos problemas dos times dos últimos três anos.



Após o tricolor paulista “arrancar” um empate no finalzinho contra o Sertãozinho, termina a fase de testes no São Paulo.

Tudo bem que o time está em fase de preparação, que o time jogou com vários reservas, que estamos avaliando o elenco. Mas até o time reserva tinha obrigação de jogar um pouquinho de futebol de pelo menos vencer o fraco Sertãozinho.

Depois do péssimo futebol apresentado pelo São Paulo nesta partida, vários pontos ficaram mais claros.

- Muitos jogadores contratados não têm condições técnicas de vestir a camisa do São Paulo.

- Outros talvez precisem de mais tempo para adaptação e não sentir tanto o peso da camisa.

- A diretoria novamente contratou mal, trouxe quantidade, mas abriu mão da qualidade.

Analisando estes jogos utilizados como teste para o novo elenco deu para ver muita coisa errada, espero que o Ricardo Gomes também tenha percebido isto!

Para a zaga foram contratados Xandão, André Luis e Alex Silva. Xandão me pareceu até agora a melhor surpresa entre todos os novos contratados.
Alex Silva já conhecemos e chega para ser titular.
André Luis até para a reserva se mostrou ser um jogador ruim.
Com a saída de Andre Dias para a Lazio se confirmando hoje ainda teremos uma boa zaga titular, mas o que preocupa é que os reservas são muito fracos.

Laterais de qualidade nós não temos nenhum, estamos a pé em ambos os lados do campo.
O Adrian Gonzalez contratado junto ao San Lorenzo parece que ficou na Argentina, este não tem futebol para vestir a camisa tricolor, marca mal e é muito lento.
Junior Cesar esqueceu seu futebol no Fluminense, desde sua chegada não se firmou. Vai pouco a linha de fundo, não usa sua velocidade e parece ter medo de cruzar bolas na área.
Teremos mesmo que improvisar Jean na direita e Jorge Wagner na esquerda. Eu se fizesse parte da comissão técnica observaria com carinho a turminha da base, para ir experimentando aos poucos neste time.
E o Diogo foi achar de entrar na justiça logo agora, quando tinha tudo para se firmar como titular e ai sim se valorizar...

No meio de campos temos muitos jogadores, mas a meu ver nenhum que possa suprir a principal carência deste time, a armação de jogadas.
Para atuar como volante temos Richarlyson, Hernanes, Wellington, além de Jean. Ainda foram contratados Carlinhos Paraíba, Leo Lima, Cléber Santana e Rodrigo Souto (trocado por Arouca, outro volante).
Carlinhos Paraíba parece ter sentido o peso da camisa e ainda não conseguiu jogar nada. Se continuar assim acho que fica de fora da libertadores.
Leo Lima me parece o mesmo jogador limitado que já vi atuando pelo Goiás, Vasco, Palmeiras e por ai afora, não vai resolver nada.
Rodrigo Souto é um volante mais de marcação, se estiver bem pode ser uma alternativa ao guerreiro, porém instável Richarlyson.
Cléber Santana pode ser uma boa aposta, já treinou no CT e está bem fisicamente, agora vai despender de sua atual condição técnica. Se tiver bem vai brigar para ser titular.

Na armação do meio de campo temos Marlos, Marcelinho Paraíba e Sergio Mota. Nenhum destes tem as características de um meia armador, função que o time tem mais carência desde 2006.
Nossa diretoria não conseguiu contratar um meia para fazer a função de armação de jogadas até hoje. Isto é irritante, parece que quanto mais pedimos um meia, mais eles teimam em não trazer somente para tentar provar que estão certos.
Dos poucos que temos para adaptar nesta função, Marcelinho Paraíba me parece a melhor opção, o problema é o Ricardo Gomes enxergar que é ai que ele tem de atuar.
Marlos é bom jogador, mas é individualista, tem de jogar mais para o time, precisa aprender a soltar a bola, às vezes não dá para resolver tudo sozinho!
Sérgio Mota foi no meu modo de ver a melhor surpresa desta fase de testes. Ainda precisa pegar ritmo de jogo e entrosamento, mas pode ser uma boa opção para a armação de jogadas.
Enquanto isto o Corinthians contratou o “nosso” Danilo, o Grêmio repatriou o Souza, e também trouxe o Douglas para o meio de campo.
Oscar não joga mais pelo São Paulo, assim como Diogo, poderia estourar este ano, mas ao meu modo de ver foi mal encaminhado por seu empresário e pode ter jogado sua carreira no lixo. Ele pensa que já é uma estrela, mas por enquanto não passa de promessa.

No ataque temos Washington, Dagoberto, Fernandinho, Roger, Henrique e Mazola.
Washington apesar de perder muitos gols ainda é o dono da camisa 9, e ao seu lado deverá jogar Dagoberto, que matou a pau no jogo contra o Paulista, mas precisa colocar a cabeça no lugar para disputar uma libertadores.
Fernandinho se recupera de uma cirurgia, é uma grande promessa, mas prefiro esperar sua estreia para ver como se sai jogando por um time grande. Uma boa aposta.
Roger mostrou novamente que não tem futebol para vestir a camisa do São Paulo, ele nitidamente sente o peso da camisa, é jogador de time pequeno.
Henrique ainda não teve uma oportunidade de verdade, mas quando atuou não conseguiu mostrar o mesmo futebol que o destacou nas categorias de base.
Mazola teve uma chance de mostrar seu futebol, e para mim é outro que não serve para vestir a camisa do São Paulo.
Enquanto isso Dodo esteve sem time e nem foi cogitado, alem do França, que sabe fazer gols como poucos.

Sinceramente sei que ainda é cedo para fazer previsões, mas não espero muito deste time neste ano. A não ser que resolvam contratar ou que acertem em uma aposta das categorias de base. Precisamos de alas pela direita e esquerda, de uma meia para criação de jogadas e de um atacante matador. Ai sim teríamos um time forte de verdade.

FORÇA TRICOLOR!!!

0 comentários: