21 de dezembro de 2009

Ranking de Clubes do Campeonato Brasileiro

Amigos estou atualizando o ranking de clubes do brasileirão após o fechamento do ano de 2009.


Sempre nos deparamos com rankings que procuram demonstrar o aproveitamento dos clubes em diversas competições, ou de modo geral.


O fato é que cada um utiliza um critério próprio, alguns se baseiam no número de vitórias, outros no número de conquistas e atribuem diversas pontuações a estes.


Resolvi então elaborar o Ranking do blog Força Tricolor, para o Campeonato Brasileiro levando-se em conta o período em que começou a ser disputado nos moldes atuais que foi em 1971 até os dias atuais.


O critério é simples e me pareceu o mais justo. Em primeiro lugar considero o número de títulos nacionais, depois o número de vice-campeonato e por ultimo critério a terceira colocação.


Seria a mesma formula utilizada nas olimpíadas, números de medalhas de ouro, depois prata e finalmente bronze.


E o resultado ficou assim:

* Quanto a polemica disputa entre Sport e Flamengo pelo título de 1987, adotei como critério atribuir o título a ambos. A CBF oficialmente reconhece o Sport como campeão, mas entre os  grandes clubes que disputaram o campeonato daquele ano, o Flamengo foi o campeão. Como esta briga não é minha e ainda vai durar muitos anos neste ranking cada um leva um título.

E você o que tem a dizer sobre o aproveitamento de seu clube, comente!

FORÇA TRICOLOR!!!

0 comentários: