O São Paulo foi justamente derrotado na noite de hoje em Campinas pela Ponte Preta e a derrota deve ser creditada a nosso treinador Emerson Leão que conseguiu fazer tudo errado.
Errou ao escalar, errou quando e como mexeu, errou por teimosia, enfim, conseguiu colocar em duvida o bom trabalho que vinha fazendo, pois após perder a semifinal do paulista hoje se não fosse pela ótima atuação de Denis teria voltado para São Paulo virtualmente eliminado da Copa do Brasil.
Uma partida para esquecer e não havendo uma mudança de pensamento do treinador a eliminação na Copa do Brasil está próxima.
O primeiro tempo foi equilibrado com o Tricolor aproveitando a velocidade de Fernandinho, Cortez e Douglas e começando melhor, Cícero tentou em duas oportunidades mandando uma na trave e outra muito perto. A Ponte equilibrou as ações botando duas bolas na trave e obrigando Denis a fazer ótimas defesas.
Com o decorrer do jogo o São Paulo foi perdendo o folego e ficou muito confuso com Lucas isolado na ponta, Luiz Fabiano voltando muito para buscar a bola e apenas Casemiro criando, nem a bola parada o São Paulo acertou, o time ficou devendo. Intervalo: Ponte Preta 0 X 0 São Paulo.
O que era ruim ficou pior, o São Paulo voltou sem mudanças e a Ponte botou o Tricolor na roda; faltou criação, muita gente correndo e pouca gente pensando; Casemiro e Cícero sem marcar nem armar, uma bagunça generalizada. E o castigo veio com Roger que marcou de cabeça em falha de Rhodolfo.
Leão entrou em cena e trocou Fernandinho por Maicon e Cortez por Willian e conseguiu piorar o time. Uma derrota justa e o São Paulo não saiu de Campinas virtualmente eliminado graças às boas apresentações de Denis e Edson Silva. Ponte Preta 1 X 0 São Paulo. E foi pouco.
Tecnicamente o São Paulo repetiu em campo o erro mais comum de Leão: sentiu a ausência de Jadson. Como eu já disse nesse blog Jadson é fundamental para o Tricolor, embora não seja ainda o meia que todos queremos é jogador fundamental para o Tri-Mundial e Leão não acha isso, pelo contrario.
Hoje foi nítido a falta de um organizador e na hora de alterar o treinador optou por Maicon, esse tipo de atitude de Leão pode sepultar os sonhos de títulos do São Paulo no primeiro semestre, foi necessário uma intervenção da diretoria para o afastamento de Paulo Miranda, será que precisamos da diretoria intervir também na escalação e alterações?
Paulo Miranda:
O afastamento de Paulo Miranda era necessário e a diretoria talvez errou da forma com que fez, mas algo deveria ser feito. Agora jogadores ou treinador usar isso como desculpa para o péssimo rendimento em campo beira a covardia.
Douglas:
Boa estreia e parece que ganhamos um ala e um problema, num primeiro momento passou a ideia de jogar como Cortez com muita qualidade para atacar, mas assim como nosso ala esquerdo deixa uma avenida em suas costas e sem volantes de marcação e bons zagueiros o sistema defensivo fica ainda mais vulnerável.
Abraços a todos!
Guine
Siga no twitter
www.twitter.com/Guine_SPFC
Discussões e opiniões sobre futebol e sobre o Tri-Mundial.
Guine, não vejo Leão como unico culpado pela derrota. O São Paulo jogou mal, foi um time apatico e sem vibração, até que começou bem, mas é muito pouco para um time que quer voltar a jogar a Libertadores. O Cortez não jogou nada, o Lucas tambem não jogou. Casemiro alterna bons e maus momentos, Rhodolfo nao foi brilhante, ou seja, se com 11 é dificil, com um time que pouco fez é complicado. O Leão pode até ter mudado mal, isso não se discute.Ate acho que temos condição de eliminar a Ponte. Eu escalaria no Morumbi: Denis; Douglas, Rhodolfo, Edson Silva, Cortez; Denilson, Cicero, Lucas; Osvaldo, Fernandinho e Luis Fabiano. 4-3-3 com Lucas mais centralizado, Osvaldo e Fernandinho abertos pelos lados e apoio frenquente dos nossos laterais, o Denilson ficaria com um "falso zagueiro". Acho que da pra eliminar a Ponte.