2 de agosto de 2016

O São Paulo sem Edgardo Bauza



Esta semana confirmou-se a notícia que já era esperada por todo torcedor são paulino, o técnico Bauza deixa o tricolor para assumir a seleção da Argentina. A notícia causou diferentes reações nos torcedores, uns comemoraram a saída de Patón, que teve um aproveitamento 46,52 % dos pontos disputados. Outros lamentaram a saída do técnico que impôs um espírito guerreiro a um elenco que estava inerte. 

Eu particularmente lamentei a saída de Bauza, pois entendo que seu trabalho traria bons frutos com mais tempo. O time do São Paulo apesar das mudanças constantes no elenco ganhou e muito em organização e vontade de vencer. Este é o maior legado que Edgardo Bauza deixa no tricolor.

Basta lembrar que passaram pelo São Paulo de 2010 até hoje 11 técnicos, sem contar as 7 vezes que Milton Cruz assumiu o time como interino neste espaço de tempo. Neste tempo o São Paulo conquistou apenas uma copa sul-americana, muito pouco. O que faltou foi planejamento, tempo para montar um time vencedor.

Infelizmente o ciclo de Bauza foi muito curto, um trabalho que foi prematuramente interrompido.
Não culpo Bauza, a proposta de dirigir a seleção de seu país é única e irrecusável para qualquer profissional. 

A diretoria do São Paulo neste caso também não pode ser culpada, muitos criticaram a falta de multa contratual, o que é verdade. Mas vale lembrar o caso do Cruzeiro, que dispensou o português Paulo Bento e agora terá de pagar uma multa de aproximadamente 7 milhões pela rescisão contratual. Portanto temos de analisar os dois lados antes de sair falando impulsivamente.

Para quem criticava tanto os trabalhos de Osório e Bauza, basta lembrar que os perdemos para duas das principais seleções das Américas, o que comprova a qualidade de seus trabalhos. Prova também que o São Paulo é gigante, e tem muita visibilidade nos exterior, bem ao contrário do que a maioria da imprensa local tenta mostrar.

Espero que a diretoria traga um treinador com o mesmo perfil de Bauza, que saiba fazer o time jogar como uma equipe e continue dando oportunidade aos garotos da base. 

Vou lembrar aqui que Lucão teve muitas oportunidades, e não aproveitou, Lucas Fernandes era o reserva imediato de PH Ganso, infelizmente se contundiu, Luis Araujo vem tendo oportunidades, Matheus Reis foi outro que teve várias oportunidades e não soube aproveitar,  Auro apareceu algumas vezes, Pedro começa a ter algumas oportunidades, e não podemos esquecer de João Schmidt, resgatado por Bauza.

Prefiro não citar nomes de treinadores que possam assumir o comando do São Paulo, pois tudo que se fala até o momento é especulação, prefiro aguardar.

O que posso afirmar que o futuro treinador terá minha torcida, pois desejo o melhor para o São Paulo Futebol Clube.


Saudações Tricolores,

Por Jonas Costa
@JonasCosta_SPFC

0 comentários: