23 de dezembro de 2015

São paulo enfrentará o Cesar Vallejo-PER na primeira fase da Libertadores

Tricolor enfrentará os peruanos na primeira fase da Libertadores 2016;  
O vencedor integrará o Grupo 1



A Libertadores da América de 2016 começou para o Tricolor nesta terça-feira (22). Em sorteio realizado no Paraguai, na sede da CONMEBOL, o São Paulo conheceu o adversário da primeira fase da competição continental: Cesar Vallejo, do Peru. Por ter ficado com o quarto lugar no Campeonato Brasileiro de 2015, o Tricolor terá que disputar um lugar na fase de grupos diante dos peruanos. O vencedor, seguindo o sorteio desta noite, integrará a Chave 1, que conta com River Plate (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Trujillanos (Venezuela).

A primeira fase do torneio continental será disputada entre os dias 2 e 11 de fevereiro. O primeiro duelo entre São Paulo e Cesar Vallejo será no Peru, enquanto a decisão será disputada no Brasil. Já a fase de grupos começará na semana seguinte, a partir do dia 17. Por conta da Copa América Centenário, a Libertadores vai parar em 18 de maio, e voltará somente no dia 6 de julho, já na semifinal. As finais estão marcadas para os dias 20 e 27 de julho.

Vale lembrar que a edição de 2016 será a primeira com os clubes distribuídos de acordo com o novo ranking histórico da competição. A Data Factory, empresa especializada em estatísticas esportivas, montou o ranking em parceria com a CONMEBOL e levou em conta três aspectos: a pontuação histórica dos clubes, nas edições de 1960 até 2005; a pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior.

Assim, o sorteio evitou o encontro de equipes do mesmo país na mesma chave. A regra valeu para todos os países, mas não foi aplicada aos clubes que avançarão da primeira fase. Esses times foram identificados no sorteio como G1 a G6, já que os confrontos serão realizados no ano que vem.  "A Libertadores tem uma história muito rica que não quisemos deixar de lado. A performance dos últimos 10 anos tem valor maior em relação à pontuação", afirmou o diretor de competições da CONMEBOL, Hugo Figueiredo.

Durante o evento que reuniu dirigentes e grandes ídolos do futebol sul-americano, a CONMEBOL também homenageou clubes vitoriosos e resgatou as histórias da família Forlán. Os uruguaios Pablo - que brilhou no Tricolor - e Diego subiram no palco e foram saudados. Após as homenagens, os confrontos da primeira fase e os grupos foram definidos.

Confira os confrontos da primeira fase da Libertadores da América de 2016:

G1- Oriente Petrolero (Bolívia) x Independiente Santa Fé (Colômbia)
G2 - Huracán (Argentina) x Caracas (Venezuela)
G3 - Puebla (México) x Racing (Argentina)
G4 - River Plate (Uruguai) x Universidad de Chile
G5 - Independiente del Valle (Equador) x Guarani (Paraguai)
G6 - Cesar Vallejo (Peru) x São Paulo
Veja os grupos:

Grupo 1: River Plate, The Strongest (BOL), Trujillanos (VEN) e Vencedor G6
Grupo 2: Nacional (URU), Palmeiras, Rosario Central (ARG) e Vencedor G4
Grupo 3: Boca Juniors, Bolívar, Deportivo Cali (COL) e Vencedor G3
Grupo 4: Peñarol (URU), Atlético Nacional (COL), Sporting Cristal (PER) e Vencedor G2
Grupo 5: Atlético-MG, Colo Colo (CHI), Melgar (PER) e Vencedor G5
Grupo 6: San Lorenzo, Grêmio, LDU (EQU) e Toluca (MEX)
Grupo 7: Olímpia (PAR), Emelec (EQU), Deportivo Táchira (VEN) e Pumas (MEX)
Grupo 8: Corinthians, Cerro Porteño (PAR), Cobresal (CHI) e Vencedor G1

0 comentários: