27 de maio de 2015

Um pouco mais sobre Juan Carlos Osorio

Aos 53 anos de idade, o comandante chega ao clube brasileiro com um contrato de duas temporadas

Multicampeão na Colômbia e técnico mais vitorioso na história do Atlético Nacional, com seis títulos, Juan Carlos Osorio é o novo treinador do São Paulo. Aos 53 anos de idade, o comandante chega ao clube brasileiro com um contrato de duas temporadas.

A apresentação oficial de Juan Carlos Osorio deve ocorrer na próxima quinta-feira (28), no Centro de Treinamento da Barra Funda, quando o novo treinador concederá sua primeira entrevista coletiva. 

O técnico são-paulino chega ao clube com muita experiência. Foi preparador-físico e auxiliar do Manchester City, trabalhou no futebol norte-americano e mexicano, além de ter comandado três dos principais clubes da Colômbia.

Estudioso, Juan Carlos Osorio tem ainda o certificado de técnico tipo A pela Associação Inglesa de Futebol. É o grau de reconhecimento mais alto concedido pela UEFA. Também esteve na Holanda, onde obteve o diploma de Gestão Técnica pela Federação Holandesa.

Formado em Ciências do Exercício Físico e do Rendimento Humano, em 1990, nos Estados Unidos, Osorio também fez pós-graduação em Ciências Superiores do Futebol, pela renomada Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

Em seu currículo, o treinador traz as conquistas da Conferência Oeste da Major League Soccer, de dois 'Finaliación', dois 'Apertura', duas Copas da Colômbia, além de uma Supercopa da Colômbia.  Em sua primeira temporada à frente do São Paulo, o técnico disputará o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Nome completo: Juan Carlos Osorio Arbeláez

Data de nascimento: 08/06/1961 (53 anos)

Local de nascimento: Santa Rosa de Cabal, Risaralda-COL

Clubes:

2006/07 - Millionários (Colômbia)
2007 - Chicago Fire (Estados Unidos)
2008/09 - New York Red Bulls (Estados Unidos)
2010/11 - Once Caldas (Colômbia)
2011 - Puebla (México)
2012 - Atlético Nacional (Colômbia)
2015 - São Paulo F.C.
Títulos:

2008 - Conferência Oeste da Major League Soccer
2010 - Torneo Finalización
2012 - Supercopa da Colômbia
2012 - Copa da Colômbia
2013 - Torneio Apertura
2013 - Copa da Colômbia
2013 - Torneio Finalización
2014 - Torneio Apertura

Mais sobre o novo técnico do São Paulo:

Novo técnico do São Paulo Futebol Clube, Juan Carlos Osorio, 53 anos, nasceu na cidade de Santa Rosa de Cabal, Risaralda, mas cresceu em Anserma, uma cidade a cerda de duas horas de Manizales, na Colômbia.

Começou sua breve carreira como jogador no Deportivo Pereira e chegou até a ser convocado para a Seleção Colombiana Sub-20 no começo dos anos 80, mas por conta de uma lesão foi obrigado a abandonar o futebol precocemente.

Por ter o esporte como sua paixão, decidiu seguir no mundo acadêmico para voltar a modalidade de forma mais graduada. Estudou nos Estados Unidos, onde se formou em Ciências do Exercício Físico e do Rendimento Humano, em 1990. Na Inglaterra, fez pós-graduação em Ciências Superiores do Futebol, pela renomada Universidade de Liverpool.

Voltou então para os Estados Unidos, onde trabalhou como assistente das equipes norte-americanas Staten Island Vipers e Metro Stars. Até que em 2001, convidado pelo inglês Kevin Keegan, passou a integrar a comissão técnica do Manchester City, primeiro como preparador físico e depois como auxiliar técnico.

Nos cinco anos que esteve na Europa, conseguiu o certificado de técnico tipo A, o mais alto concedido pela UEFA, pela Associação Inglesa de Futebol. Em busca de mais conhecimento, também estudou na Holanda e conseguiu o certificado pela Federação Holandesa, onde conheceu uma das mais bem sucedidas escolas de estrategistas.

Millionários (Colômbia)

O treinador chegou ao clube em 2006 e sua metodologia de trabalho logo chamou a atenção. Na Colômbia, a preparação física era uma prioridade absoluta e poucos treinos com bola eram feitos. Assim que chegou, Osorio mudou o tipo de atividade e essas alterações geraram críticas. Mesmo assim, o Millionários terminou o campeonato nacional em quinto lugar, conseguindo a classificação para a Copa Sul-Americana. Na temporada seguinte o clube encerrou o Colombiano na quarta colocação e ao final de seu contrato, com oferta de vários clubes, Osorio preferiu seguir seu caminho.

Chicago Fire (Estados Unidos)

Juan Carlos Osorio aceitou o convite e assumiu o comando do Chicago Fire em 2007. Na equipe americana, chegou até o vice-campeonato da conferência Leste. Nas semifinais eliminou o DC United, dono da melhor campanha no geral, mas o time acabou caindo na decisão para o New England Revolution, por 1 a 0.

New York Red Bulls (Estados Unidos)

Sua boa campanha com a equipe de Chicago gerou o interesse do New York Red Bulls, com quem acertou em 2008. Em seu novo clube, obteve destaque e conquistou seu primeiro título como treinador: o da Conferência Oeste da Major League Soccer. Após uma campanha intermediária durante a temporada, surpreendeu nos jogos decisivos ao eliminar o Houston Dynamo, segundo melhor classificado no geral, e depois bater o Real Salt Lake na decisão por 1 a 0. O Red Bulls pertence a conferência leste, mas disputou os playoffs da oeste por conta do regulamento. Com a conquista do título regional, o time se classificou para a final do Campeonato Americano, mas acabou sendo derrotado por 3 a 1 pelo Columbus Crew e ficou com o vice-campeonato.

Once Caldas (Colômbia)

Após a boa experiência adquirida no futebol norte-americano, Juan Carlos Osorio voltou ao seu país natal em 2010 para assumir o Once Caldas. E nessa passagem conseguiu seu primeiro título na Colômbia: o Finalización (no país eles premiam o vencedor do primeiro e do segundo turno, chamados de Apertura e Finalización).

Antes, comandou o clube na Copa Libertadores da América e foi adversário do São Paulo na primeira fase da competição. Em Manizales, vitória por 2 a 1 dos colombianos e no Morumbi, triunfo são-paulino por 1 a 0. Os dois clubes se classificaram para a próxima fase, com o Tricolor ficando com a primeira colocação. O Once Caldas acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo Libertad, do Paraguai.

Na competição continental de 2011, eliminou nas oitavas de final o Cruzeiro, dono da melhor campanha da primeira fase, mas acabou caindo para o Santos nas quartas em dois duelos bastante disputados. O clube brasileiro acabou sagrando-se campeão continental.

No Campeonato Colombiano, levou o time novamente para a final, mas ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Junior de Barranquilla na decisão por pênaltis. Durante o tempo que esteve no comando do Once Caldas recebeu o convite para comandar a Seleção de Honduras, mas acabou declinando.

Puebla (México)

Da Colômbia, seguiu para o México onde assumiu o Puebla. Após duas experiências nos Estados Unidos, o técnico retornou ao futebol do continente norte-americano. Sua primeira e única oportunidade no México foi curta. Ele permaneceu à frente do Puebla por apenas 11 partidas e por opção própria preferiu se desvincular do clube após este período.

Atlético Nacional (Colômbia)

Muitos apostavam que Osorio retornaria ao Once Caldas após deixar o Puebla, mas no dia 3 de maio de 2012 ele foi anunciado como novo treinador do Atlético Nacional, de Medellin.  E apenas dois meses depois de assumir o time, ele conquistou a Supercopa da Colômbia, ao derrotar o Junior de Barranquilla na grande decisão.

Em novembro de 2012, o segundo título em pouco tempo de clube. Superou o Deportivo Pasto na final e alcançou a inédita conquista da Copa da Colômbia.

Osorio começou a temporada seguinte com mais um troféu para a coleção ao ser campeão do Apertura, após empate sem gols com o Santa Fé, dentro de casa, e vitória por 2 a 0 no estádio El Campin, em Bogotá.

Na Copa do Colômbia de 2013, conseguiu o bicampeonato ao bater o Millionários, com um empate fora de casa (2x2) e vitória por 1 a 0 no Atanásio Girardot. Com o resultado, Juan Carlos Osorio tornou-se o primeiro treinador a obter o título em dois anos consecutivos.

Para encerrar um ano tão especial, conquistou ainda o Finalización do Campeonato Colombiano ao bater o Deportivo Cali por 2 a 0, alcançando seu quinto troféu pelo Atlético Nacional e sendo o segundo treinador da história do clube a conquistar dois títulos consecutivos da liga.

Como campeão do Apertura e do Finalización, o Atlético Nacional disputou a edição de 2014 da Copa Libertadores da América e caiu no chamado "grupo da morte", ao lado de Grêmio, Newell's Old Boys (ARG) e Nacional (URU). Na última rodada da primeira fase, a equipe colombiana venceu os argentinos fora de casa e avançou como segundo do grupo, ao lado do Grêmio. Nas oitavas de final enfrentaram o Atlético Mineiro, eliminando o então campeão. Deixaram a competição na fase seguinte, derrotados pelo Defensor Sporting.

A boa campanha da Libertadores se repetiu na Copa Sul-Americana de 2014. O Atlético Nacional foi avançando e chegou a eliminar o São Paulo nas semifinais, conseguindo a revanche do ano anterior, mas parou no River Plate e ficou com o vice-campeonato continental.

Antes disso, no mês de junho, sagrou-se mais uma vez campeão do Apertura ao superar o Junior Barranquilla em decisão por pênaltis, faturando assim seu sexto título pelo Atlético Nacional e entrando para a história como o treinador com mais conquistas pelo clube.

Juan Carlos Osorio se despede da Colômbia com louvor. Não foram apenas as conquistas que marcaram o período dele à frente do Atlético Nacional. Sob seu comando, o time conquistou o maior número de vitórias em uma mesma temporada na história do clube colombiano: 46 em 2013, quando teve ainda o maior número de gols marcados em um mesmo ano: 125.

Não bastasse isso, ele ainda é recordista de invencibilidade no comando do time, com 29 partidas sem perder. Ele é também o único treinador da história da Colômbia a vencer três campeonatos em uma mesma temporada.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: