6 de abril de 2015

Muricy deixa o comando do Tricolor

Reunião nesta segunda-feira (6), na capital paulista, oficializou a saída do treinador

Uma reunião nesta segunda-feira (6), na capital paulista, encerrou a terceira passagem de Muricy Ramalho como técnico do São Paulo. O comandante tricolor, o Presidente do Clube, Carlos Miguel Aidar, e o Vice-Presidente de Futebol, Ataíde Gil Guerreiro, decidiram em comum acordo a saída do técnico, cujo contrato se encerrava em dezembro. O treinador participou do encontro junto com os dirigentes.

"Hoje, logo após o almoço, o Aidar e eu tivemos uma longa reunião com o Muricy. Eu queria de toda maneira que ele continuasse conosco. Ele estava fazendo um bom trabalho, era bom pra nós, mas a gente sentia que ele estava debilitado", afirmou o Vice-Presidente de Futebol, durante a coletiva de imprensa, que acrescentou.

"Ele estava numa insegurança total, não sabia se servia ao clube, a família. Então combinamos com ele: ele sai agora, concordamos que saia, porque tem as portas abertas sempre aqui. Ele fez excelente trabalho. É uma saída tranquila. Vamos seguir, mas sem o comandante. Nós efetivamos o Milton Cruz, por três, quatro jogos. E vamos buscar um técnico, até ouvimos o Muricy, para continuar o trabalho que ele vinha fazendo", completou.

Tricampeão nacional com o time são-paulino, em 2006, 2007 e 2008, Muricy retornou ao clube com a missão de tirar o São Paulo da zona do rebaixamento em 2013, e teve êxito. Em sua terceira passagem pelo clube como técnico, desde o dia 12 de setembro de 2013, na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, ele comandou a equipe em 109 jogos, com 58 vitórias, 22 empates e 29 derrotas.

O auxiliar técnico Tata, seu companheiro há anos, também não integrará mais a comissão técnica. Com 473 jogos, Muricy é o segundo técnico que mais dirigiu o Tricolor na história, atrás apenas de Vicente Feola, com 533. No total, foram 255 vitórias, 123 empates e 95 derrotas no banco de reservas do São Paulo: 62% de aproveitamento.

Revelado nas categorias de base do São Paulo, Muricy foi auxiliar de Telê Santana nos anos 90, antes de assumir o comando do time na década passada. A trajetória do treinador no comando do time começou em 1994, quando Telê Santana deu a oportunidade ao seu então auxiliar de dirigir o Expressinho, campeão da Copa Conmebol daquele ano.

Com o afastamento do Mestre, Muricy assumiu o time principal e foi campeão da Copa Master Conmebol de 1996. No ano seguinte, em 1997, acertou a sua saída, mas deixou as portas abertas e pôde retornar nove anos depois para levar o Tricolor a um feito inédito na história do clube: o Tricampeonato Brasileiro (2006, 2007 e 2008).

Durante o período em que dirigiu a equipe são-paulina, de 2006 a 2009, o treinador disputou 364 jogos. Foram 197 vitórias, 101 empates e 66 derrotas (629 gols marcados e 353 sofridos). Já em sua última passagem, além de garantir a permanência da equipe são-paulina na elite da competição nacional, o comandante foi vice-campeão brasileiro em 2014 e recolocou o Tricolor na Copa Bridgestone Libertadores da América deste ano.

Enquanto aguarda a definição do novo técnico, o São Paulo será dirigido interinamente pelo coordenador técnico Milton Cruz. Desde 1997 no clube, o ex-atacante assume o time pela 15ª vez. Em 25 jogos, foram 11 vitórias, seis empates e oito derrotas. A última partida dele no comando da equipe foi durante a disputa do Torneio Super Series, em Manaus, no início da temporada, no revés para o Flamengo por 1 a 0.

"O Milton será o técnico por três, quatro jogos. Muricy, que é são-paulino, quer o bem, achava que era momento de dar um choque no grupo, uma novidade. Falou que o grande problema dele, de fazer o que queríamos, era a saúde dele. Tem os problemas, precisa de cirurgia", finalizou Ataíde Gil Guerreiro. 

0 comentários: