20 de novembro de 2014

Tricolor é derrotado, mas segue vivo na Sul-Americana

Atlético Nacional-COL vence por 1 a 0, mas agora terá a torcida são-paulina pela frente valendo vaga na decisão

Obviamente não foi o resultado esperado, mas o Tricolor segue vivo em busca de uma vaga na grande decisão da Copa Sul-Americana de 2014. Na noite desta quarta-feira (19), no Estádio Atanasio Girardot, o São Paulo acabou derrotado pelo Atlético Nacional-COL por 1 a 0, mas com uma vitória simples na volta - caso consiga devolver o revés - levará a disputa da semifinal para os pênaltis. Se bater os colombianos por dois gols de diferença, no Morumbi, o time são-paulino avança no torneio.

O gol solitário da partida, que contou com bom público e ficou marcada por algumas marcações errôneas da arbitragem, foi marcado por Luis Ruiz. O tento dos anfitriões saiu após cobrança lateral equivocada do juiz, já que a bola deveria ser do Tricolor na jogada. Os visitantes também foram prejudicados ao ver o goleiro rival não ser expulso após contragolpe rápido de Alan Kardec. No lance, porém, o árbitro sequer deu a falta para os brasileiros.

Na próxima semana, no dia 26, diante de sua torcida, o São Paulo ficará novamente frente a frente com o Atlético Nacional. O vencedor da partida que será disputada no Morumbi irá enfrentar River Plate-ARG ou Boca Juniors-ARG na final da competição internacional. Antes, porém, o Tricolor terá o Santos pelo Campeonato Brasileiro, no final de semana.

Podendo apostar novamente no atacante Luis Fabiano, que cumpriu três jogos de gancho da CONMEBOL após ser expulso contra Huachipato-CHI, o técnico Muricy Ramalho manteve a postura ofensiva da equipe são-paulina nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro e não se intimidou por jogar longe de seus domínios. Lucão (fratura no pé esquerdo), Maicon (lesão no ligamento colateral do joelho direito) e Rodrigo Caio (operou o joelho esquerdo e só retorna em 2015) desfalcaram o time.

Dessa forma, o Tricolor começou a partida diante dos colombianos com Rogério Ceni; Hudson, Rafael Toloi, Edson Silva e Michel Bastos; Denilson, Souza, Kaká e Paulo Henrique Ganso; Alan Kardec e Luis Fabiano. O lateral-esquerdo Alvaro Pereira, que se apresentou nesta quarta-feira após servir a Seleção Uruguaia nos amistosos contra Costa Rica e Chile, ficou no banco de reservas.

Com a bola rolando, o Atlético Nacional tentou apertar a marcação no campo de ataque e causou dificuldades aos brasileiros, que não conseguiam sair para o jogo. Os colombianos marcavam forte e não deixavam o São Paulo passar do meio de campo. No entanto, após o ímpeto inicial dos anfitriões, os visitantes conseguiram contra golpear.

Aos 6 minutos, Kaká ficou com a sobra da bola na entrada da área e bateu forte. Armani fez boa defesa e mandou para escanteio. Foi a primeira chegada do Tricolor, que ganhou mais confiança para assustar os donos da cada. Quando era surpreendido, o time são-paulino contava com as grandes intervenções de Rogério, que trabalhou com eficiência.

Com bom toque de bola, os comandados de Muricy controlavam o Atlético. O Nacional até apertava a marcação, mas não conseguia assustar. Daí em diante, o confronto foi ficando cada vez mais truncado, principalmente após o início da forte chuva, e as oportunidades foram ficando mais escassas.

Os brasileiros não tinham espaços para trocar passes e, quando chegou com perigo, viu a arbitragem se atrapalhar. Aos 26, em contra-ataque, Alan Kardec recebeu lançamento de frente para o goleiro, fez a finta e acabou derrubado por Armani. O árbitro, no entanto, marcou só tiro de meta e revoltou os atletas são-paulinos. Para mudar o panorama da partida, Muricy inverteu os posicionamentos de Kaká, que saiu da esquerda e foi para direita, e Ganso, que deixou a direita e foi para a esquerda.

O São Paulo, então, reassumiu o controle do jogo, mas não conseguia acelerar para criar uma chance de gol. E quando o duelo parecia favorável aos visitantes, os colombianos tiraram o zero do placar com Luis Ruiz, aos 34 minutos, em lance que a arbitragem deixou de marcar lateral para os são-paulinos e deu a bola para os mandantes. Após o gol, o Atlético Nacional cresceu no embate e pressionou o São Paulo em busca do segundo gol.

A situação do Tricolor ficou ainda mais delicada aos 42 minutos, quando Alan Kardec teve que ser substituído após receber a segunda pancada na perna direita. Assim, Alvaro Pereira herdou o lugar do camisa 14, foi para a lateral direita e Michel Bastos acabou deslocado para o setor de criação antes mesmo do intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o São Paulo seguiu com problemas e não chegava ao gol adversário. Pressionado, os visitantes eram envolvidos com facilidade pelos colombianos, que exigiram bastante de Rogério e ainda carimbaram a trave do camisa 01. O Tricolor errava passes e não finalizava com perigo.

Então, para dar sangue novo ao time e tentar reagir, o treinador são-paulino promoveu a entrada de Osvaldo no lugar de Kaká e deu mais velocidade ao lado esquerdo da equipe. Jogando sempre pela ponta, bem aberto, o camisa 17 deu cara nova ao duelo e explorou boas escapadas pelo lado esquerdo.

Assim, o Nacional recuou muito e permitiu que o São Paulo pressionasse. Na última tentativa de marcar um gol e arrancar um empate em Medellín, Muricy apostou em Alexandre Pato na vaga de Luis Fabiano. O camisa 11 tentou dar mais mobilidade, mas as redes não balançaram novamente e os anfitriões ficaram com a vitória: 1 a 0.

Fonte: Site Oficial SPFC

Melhores Momentos:

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: