4 de novembro de 2014

São Paulo fecha parceria inovadora

ViPerform, da empresa DorsaVi, é o novo aliado dos fisioterapeutas do REFFIS

O REFFIS, referência no mundo pela excelência na recuperação de atletas lesionados, tem mais um aliado para continuar atualizado e moderno. Em parceria com a empresa australiana DorsaVi, o São Paulo será o primeiro clube da América Latina a contar com o ViPerfom, aparelho que realiza avaliações e dá parâmetros aos médicos, preparadores físicos e fisioterapeutas nas prevenções e reabilitação de lesões.

O uso da tecnologia de sensores sem fio tem como objetivo medir, de forma objetiva, a qualidade de atividade dos movimentos e músculos. Um software fornece relatórios concisos, em tempo real, para estabelecer dados de movimentações de diversas partes do corpo no computador. Em testes de corrida, o aparelho informa sobre a força de reação do solo e índice de assimetria em campo em diferentes superfícies, como grama.

O controle de prevenção também avalia os joelhos, através da estabilidade do joelho em agachamentos e testes de saltos. O aplicativo permite a avaliação de flexão, extensão, e rotação interna e externa do quadril de forma eficiente e com um alto nível de precisão, medindo a amplitude do quadril.

A ViPerfom também fornece dados sobre a amplitude dos movimentos da coluna lombar e, instantaneamente, permite que atletas e membros da comissão técnica possam ver os movimentos em tempo real, melhorando a propriocepção, controle motor e habilidades.

"Em caso de alterações musculares, por exemplo, o aparelho servirá para nos fornecer mais informações sobre o problema do atleta. Assim, saberemos como proceder para prevenir as lesões e corrigir a postura dos atletas. Essa tecnologia nos ajudará bastante, já que poderemos calcular e balancear a força muscular dos jogadores. No período de recuperação também será importante, pois saberemos quando eles estão aptos novamente para correr e trabalhar no campo", explicou o fisioterapeuta Ricardo Sasaki.

Com os benefícios da ViPerform, os membros do Departamento Médico do Tricolor poderão melhorar a tomada de decisão sobre o retorno para o jogador, ajudar os atletas a alcançar e manter o desempenho máximo, facilitar o cronograma de programas de treinamento sob medida e reduzir o número de lesões musculares.

O pacote de software LIVE permite que os dados dos sensores possam ser vistos no computador. Ele também oferece vários módulos para triagem e avaliação, otimizando técnicas e reabilitações. O programa também é capaz de analisar os dados e resultados, permitindo que os atletas entendam qual a melhor forma de realizar os movimentos.

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: