26 de agosto de 2014

Homenagem ao Centenário do Palmeiras


Parabéns a Sociedade Esportiva Palmeiras pelo Centenário

O site do São Paulo Futebol Clube hoje trouxe a seguinte nota:
"O São Paulo Futebol Clube, respeitosamente, cumprimenta a Sociedade Esportiva Palmeiras, neste 26 de agosto de 2014, data em que celebra 100 anos de sua honrosa história de conquistas, vitórias, lutas e glórias."

Um pouco da história do choque-rei:

Choque Rei é uma grande rivalidade paulista entre as equipes de futebol do Palmeiras e do São Paulo, sendo este um dos clássicos paulistas mais equilibrados.

Ambos os times são rivais desde o primeiro confronto, mas o auge de sua rivalidade destacada aconteceu entre 1942 e 1950, período em que São Paulo e Palmeiras dividiram os nove títulos paulistas disputados. Foram cinco títulos do São Paulo (1943, 1945, 1946, 1948 e 1949) e quatro do Palmeiras (1942, 1944, 1947 e 1950).

Os palmeirenses mais novos não tem motivos para gostar do São Paulo, visto as recentes eliminações nas Libertadores de 2005 e 2006; mas a recíproca é verdadeira; pois o tricampeonato paulista do tricolor não veio até hoje por causa do Verdão, campeão paulista de 1947, 1950, 1972 e 1993.

Os confrontos, marcados por uma mescla de brigas e futebol-arte, receberam na década de 40 o apelido de Choque-Rei dado pelo jornalista Tomaz Mazzoni, do jornal "A Gazeta Esportiva", pela sua importância. O Choque Rei levou por quatro vezes públicos maiores do que 110 mil pessoas no Estádio do Morumbi.

O Palmeiras, originalmente chamado de Palestra Itália, foi fundado por representantes da colônia italiana de São Paulo em 1914. Atualmente, a torcida se compõem não só de descendentes de italianos, mas também de pessoas descendentes dos mais variados povos de outras partes do mundo e do próprio Brasil, refletindo o próprio cenário cosmopolita existente na capital paulista, historicamente conhecida por receber migrantes e imigrantes.

O São Paulo se originou da união de desportistas de dois clubes da elite paulistana em 1930 (torcedores do Paulistano que abandonou o futebol profissional mas continua a existir como clube social e da AA das Palmeiras) que buscavam formar um clube que representasse a tradição dos paulistas, levando do estado o nome e as cores de sua bandeira (curiosamente a sua data de fundação em 25/01/1930 coincide com o aniversário da capital paulista). Depois de um breve período de inatividade, foi refundado em 1935, conseguindo ampliar seu número de torcedores com pessoas de diversas classes sociais e de várias origens, também refletindo o cenário recente da cidade.

O clássico tem como grande marca o equilíbrio, como a disputa pela segunda maior torcida do Estado de São Paulo e terceira maior do Brasil; o confronto pela segunda posição no ranking de títulos de campeonatos paulistas (atualmente, são 22 do Palmeiras e 21 do São Paulo, sendo que o tricolor possui ainda 1 supercampeonato paulista e o Palmeiras possui mais 2 campeonatos paulistas extras); a briga pelo maior número de participações na Copa Libertadores da América (atualmente, o São Paulo tem 16 participações e o Palmeiras tem 15); relevância nacional de cada um, o Palmeiras como o maior campeão nacional e de Campeonatos Brasileiros (11 e 8, respectivamente) e o São Paulo como um dos maiores vencedores de campeonatos brasileiros (6 no total)); ídolos; jogadores cedidos para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo; entre muitos outros pontos que cercam essa destacada rivalidade entre os vizinhos de Centros de Treinamento.

Atualmente, Palmeiras e São Paulo são muito populares no Brasil, por conta principalmente das inúmeras glórias conquistadas por ambos em toda a história do futebol brasileiro. É um dos clássicos de maior rivalidade no futebol do Brasil e consequentemente do mundo.

Duas partidas para não serem esquecidas em 1999:


Grande jogo:


Homenagem aos meus amigos palmeirenses!

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: