11 de maio de 2014

São Paulo empata no fim e mantém tabu em Barueri


Após primeiro tempo apagado com poucas chances de gol em Barueri, defesa do Timão é vazada após pressão tricolor e Majestoso termina com placar justo na tarde deste domingo


A Arena Barueri foi palco de dois jogos dentro de um só. Primeiro tempo apagado, com poucas chances de gol. Segundo tempo de pressão tricolor, e os gols do empate. O placar de 1 a 1 foi justo para São Paulo e Corinthians, que se enfrentaram na tarde deste domingo em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

Sem Jadson, o Timão pressionou grande parte do primeiro tempo, mas não conseguia concluir a gol. Guerrero teve boa chance e viu Rogério Ceni fazer linda defesa. O goleiro corintiano Cássio também teve de se esforçar na única finalização correta do Tricolor na primeira etapa. Com destaque para os goleiros, os times foram com um nada animado 0 a 0 para o intervalo.

A segunda etapa mal havia começado e o Corinthians abriu o placar. Em boa jogada de ataque, Guerrero cruzou a bola e viu Danilo e Romarinho atraírem parte da defesa tricolor. Assim, a bola sobrou para o lateral Fagner, livre, marcar o gol da vitória. Depois disso, o São Paulo tomou as rédeas da partida e Ganso, até então regular na partida, fez brilhante passe para Luis Fabiano empatar o clássico.

O jogo começou com pressão da equipe corintiana, principalmente pelo lado esquerdo de seu ataque. Danilo, substituto de Jadson na partida, comandou as jogadas ofensivas do time. Lento, porém, falhou em alguns momentos após boas tramas do Timão. Após os 15 minutos do primeiro tempo, o Timão recuou, dando a chance para o São Paulo atacar.

O Tricolor Paulista pressionou e em alguns momentos chegou a ultrapassar a forte retaguarda do Corinthians, sendo interrompido apenas pela posição ilegal em que Luis Fabiano e Ademílson insistiram em ficar. O São Paulo cresceu tanto que empurrou o seu adversário para o campo de defesa, fazendo com que até Romarinho voltasse para marcar.

Os times, entretanto, se esqueceram de uma regra básica do futebol, ao menos até os 40 minutos da primeira etapa: se não chutar, o gol não sai. O São Paulo finalizou apenas duas vezes durante os primeiros 45 minutos. Há de se falar que as duas foram grandes chances de gol: a primeira com Ganso, que se não fosse por Cássio teria marcado um belo gol, e a segunda com Osvaldo, que arrancou suspiros da torcida. Chutando quatro vezes, o Timão teve a melhor chance do primeiro tempo, quando Guerrero finalizou de dentro da pequena área e viu Rogério Ceni operar um milagre.

Fágner mostrou para as duas equipes que o gol só sai com finalizações. Logo no começo da primeira etapa, com o Corinthians melhor, Guerrero cruzou rasteiro e viu a bola, lentamente, passar por todos da defesa são-paulina. O lateral Fágner, aproveitando a falha de marcação de Osvaldo, apareceu livre na cara de Rogério Ceni e abriu o placar na Arena Barueri.

Apesar do gol, os times voltaram ao modo "sem chute" do primeiro tempo. Priorizando as defesas, São Paulo e Corinthians não levaram perigo um ao outro. Talvez isso tenha feito com que Mano Menezes tirasse Romarinho e Danilo para as entradas de Luciano e Renato Augusto. Buscando também movimentar seu time, Muricy Ramalho lançou Pabon no lugar de Ademílson.

Na metade da segunda etapa, o Corinthians estava mais perto do segundo gol do que o São Paulo estava de empatar. O Tricolor explorou muito as laterais alvinegras, que são fracas defensivamente, pois Fábio Santos e Fágner sobem muito ao ataque e deixam a zaga desprotegida, mas não foi feliz em suas oportunidades. Pelo menos até Ganso brilhar.

O camisa 10, que se diz ótimo, mostrou o futebol que encantou a torcida do Santos e do Brasil inteiro. Mesmo sofrendo falta e sob forte marcação, o meia fez passe magistral em profundidade para Luis Fabiano empatar o jogo e furar, finalmente, a zaga corintiana, que não levava gol a 721 minutos. O zagueiro Antonio Carlos ainda teve a chance de virar o jogo quando subiu atrás da defesa corintiana, mas sua finalização de cabeça foi pela linha de fundo.

Com o empate, o Timão fica na terceira colocação. O São Paulo, por sua vez, alcança a nona posição e é ultrapassado pelo rival Palmeiras. Os próximos adversários de São Paulo e Corinthians pelo Nacional são Flamengo e Figueirense, respectivamente.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 CORINTHIANS

Data: 11/5/2014
Local: Arena Barueri, Barueri (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Rogério Zanardo (SP) e Danilo Simon Manis (SP)
Público e Renda: 14.000 pagantes / R$ 244.775,00
Cartões Amarelos: Alvaro Pereira, Luis Ricardo e Maicon (SÃO); Petros e Luciano (COR)
GOLS: Fagner, aos 3'/2ºT (0-1); Luis Fabiano, aos 35'/2ºT (1-1)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Alvaro Pereira; Souza, Maicon e Ganso; Ademilson (Pabon, 20'/2ºT), Luis Fabiano e Osvaldo (Boschilia, 36'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Petros (Bruno Henrique, 39'/2ºT) e Danilo (Renato Augusto, 22'/2ºT); Romarinho (Luciano, 16'/2ºT) e Paolo Guerrero. Técnico: Mano Menezes.


0 comentários: