10 de outubro de 2013

Envolvente, Tricolor bate o líder Cruzeiro


Com gols de Douglas e Reinaldo, São Paulo vence os mineiros por 2 a 0


O Tricolor não se intimidou no Mineirão. Jogando de igual para igual com o líder do Campeonato Brasileiro de 2013, o Cruzeiro, na noite desta quarta-feira (9), o São Paulo venceu por 2 a 0 e derrubou o anfitrião. Envolvente e seguro, o time são-paulino lutou durante toda a partida e, assim, assegurou mais três pontos na competição diante da torcida rival, que compareceu em grande número.
De quebra, os gols de Douglas e Everton Ribeiro (contra) decretaram a primeira derrota dos cruzeirenses no estádio, que recentemente foi modernizado para a disputa da Copa do Mundo de 2014. Antes de a bola rolar, o Cruzeiro acumulava 20 vitórias e apenas um empate. Curiosamente, o último revés dos mineiros foi justamente para o São Paulo, em 2010, por 2 a 0 na Libertadores da América.
Com o resultado em Belo Horizonte, o Tricolor se manteve na 16ª colocação do torneio. Agora, após 27 rodadas, a equipe detém 33 pontos. Na próxima rodada, no Morumbi, a equipe são-paulina terá pela frente o clássico contra o Corinthians, no final de semana
Com vários desfalques, o técnico Muricy Ramalho quebrou a cabeça para escalar os titulares. O goleiro Rogério Ceni (suspenso pelo terceiro cartão amarelo), os zagueiros Antonio Carlos e Rafael Toloi, o lateral-esquerdo Carleto, o volante Denilson e o atacante Luis Fabiano (lesionados), além de Lucas Silva (convocado pela seleção sub-17), sequer viajaram para Belo Horizonte.
Dessa forma, o treinador montou o time são-paulino com Denis; Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Edson Silva; Douglas, Wellington, Maicon, Paulo Henrique Ganso e Reinaldo; Ademilson e Aloísio. Alternando entre a defesa e o meio de campo, Rodrigo Caio era responsável por mudar o esquema tático conforme a partida ia se desenvolvendo. Com a bola nos pés, o jovem camisa 7 avançava até o campo de ataque. Já quando a equipe era pressionada, o marcador recuava.
E mesmo jogando fora de casa, o Tricolor criou mais oportunidades no primeiro tempo. Os anfitriões também tiveram boas chances, mas não tantas como os paulistas. De fora da área, aos 13 e 21 minutos, respectivamente, Rodrigo Caio e Reinaldo passaram perto de abrir o marcador. No entanto, em ambos os casos, o goleiro Fabio fez grandes intervenções que impediram que as redes balançassem.
Enquanto isso, no campo de defesa, Denis aparecia bem e evitava que os cruzeirenses tirassem o zero do placar. Foram pelo menos duas lindas defesas do camisa 12, que soube garantir o empate sem gols na primeira etapa. Ademilson e Paulo Henrique Ganso, em chutes colocados, também passaram perto de marcar, mas ficaram no quase. Assim, apesar de ser um duelo franco e cheio de opções, as equipes foram para o intervalo empatadas: 0 a 0.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor e controlou as ações do jogo. Porém, perigoso, o São Paulo também chegou com efetividade ao gol adversário. Logo aos 6 minutos, Maicon arriscou de longe e a bola passou rente a trave. Já os mineiros, empurrados por sua torcida, rondavam a área são-paulina e assustavam.
E para dar novo ânimo ao time, Muricy apostou na entrada de Welliton na vaga de Aloísio. Apostando nos contra-ataques, a equipe são-paulina conseguiu surpreender o líder do campeonato e estufar as redes do goleiro Fábio. Aos 30 minutos, após bela trama do sistema ofensivo, Douglas recebeu de Ademilson e encheu o pé direito. O chute saiu preciso e o arqueiro cruzeirense nada pôde fazer: 1 a 0.
O tento são-paulino deu mais moral ao time que, seguro, conseguiu ficar com a posse de bola e envolver o rival. Melhor na partida, o Tricolor conseguiu marcar o segundo gol e assegurar a vitória em Minas Gerais. Reinaldo aproveitou cruzamento da direita, de Welliton, e testou para assegurar os três pontos ao clube do Morumbi. Festa da torcida e jogadores, que suaram a camisa para decretarem o primeiro revés dos cruzeirenses, no Mineirão, na competição.

0 comentários: