8 de setembro de 2013

Com dois de Alex, Coritiba afunda São Paulo na Zona de Rebaixamento


Tricolor perde, fica a quatro pontos de sair do Z4, e amplia crise no Morumbi

Nos lados do Morumbi, a crise parece não ter fim. Com uma atuação completamente apática, o São Paulo foi derrotado pelo Coritiba por 2x0, no Couto Pereira, e ampliou sua crise, ficando a quatro pontos de sair do Z4. E a estrela do jogo foi o veterano Alex, autor de dois gols. O segundo, inclusive, um belo gol de falta. 

Na partida desta tarde, ambas as equipes buscavam se reabilitar no Brasileirão. O Coritiba, há seis partidas sem vencer e em queda livre, buscava a vitória para se recuperar na tabela. Já o São Paulo, buscava a vitória para amenizar a crise, e não se distanciar dos times à frente do Z4.

Sem poder contar com Douglas e Welliton, que se recuperam de lesão, além de Ademílson, o São Paulo foi a campo com apenas Ganso na armação, já que Jádson foi barrado, por conta do mau desempenho das últimas partidas. Pelo lado do Coxa, cinco desfalques: o zagueiro Leandro Almeida, o lateral Victor Ferraz, o volante Junior Urso e o atacante Deivid, contundidos, e o volante Gil, suspenso.

E desde o minuto inicial, o São Paulo não se encontrou em campo, e jogou de maneira apática. Para se ter uma idéia, ao fim do primeiro tempo, os donos da casa já haviam finalizado doze vezes, contra nenhuma do São Paulo. Com o meio-campo aberto, o Coritiba chegava com facilidade ao ataque, principalmente nas investidas do meia-atacante Vitor Junior, que por duas vezes chegou perto de marcar, mas mandou por cima.

E aos 31, o craque não perdoou. Wellington furou o corte, Rodrigo Caio não dominou, e a bola sobrou com Vitor Junior, que chutou cruzado para ótima defesa de Ceni. Mas no rebote, Alex - que estava fora da área, no início da jogada – apareceu e só empurrou para o gol, abrindo o placar.

Sem poder de reação algum, o São Paulo não dificultou a vida do time da casa, que chegou ao seu segundo gol no último lance do primeiro tempo. Wellington fez falta em Alex na entrada da área. O próprio camisa 10 cobrou, com perfeição, e aumentou a contagem do Coritiba, dando números finais ao primeiro tempo.

No segundo tempo, Autuori trocou Fabrício e Paulo Miranda por Osvaldo e Maicon, em uma tentativa de dar mais ofensividade ao time. Até deu certo, mas apenas nos primeiros minutos. Aos 3 minutos, Maicon mandou de fora da área, mas parou no travessão. Logo depois foi a vez de Osvaldo arriscar, mas mandou longe do gol defendido por Vanderlei.

Com o São Paulo muito afoito e pouco criativo na hora da criação de jogadas, e com Ganso e Luís Fabiano completamente apagados, a equipe pouco conseguia assustar. O atacante, inclusive, deu lugar a Negueba, que conseguiu ser mais útil que o camisa 9, obrigando o goleiro Vanderlei a trabalhar, em chute frontal. 

E o que era ruim, piorou aos 31 minutos. Em dividida com Vinícius, Osvaldo entrou por cima da bola e foi expulso pelo árbitro. A partir daí, o Coritiba administrou o resultado, e o São Paulo se manteve apático, e sem nenhum poder de reação.

O fato curioso do segundo tempo ficou por conta das substituições do Coritiba. Com dores, Keirrison pediu para sair, e em seu lugar entrou Geraldo, que após poucos minutos em campo, também sentiu e deu lugar a Anderson Aquino. O atacante, que não jogava há um ano, também sentiu, e deu lugar a Lincoln, que conseguiu permanecer na partida sem se contundir.

Agora o São Paulo, que permanece em 18º com 18 pontos (quatro atrás do Atlético-MG, primeiro time fora da zona de rebaixamento), volta a campo na quinta-feira (12), às 21h, contra a Ponte Preta no Morumbi. Já o Coritiba, que alcançou a sétima posição com 28 pontos, joga no mesmo dia e horário, mas fora de casa, contra o Atlético-MG.

FICHA TÉCNICA: CORITIBA 2X0 SÃO PAULO
Campeonato Brasileiro - 19ª Rodada
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data: 08/09/2013
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Rodrigo H. Correa (RJ) e Dilbert Pedrosa Moisés (RJ)
Cartões Amarelos: Escudero, Willian Farias, Vitor Júnior e Vanderlei (Coritiba); Rafael Tolói e Aloísio (São Paulo)
Cartão Vermelho: Osvaldo (São Paulo)
Gols: Alex, aos 31 e 47 minutos do primeiro tempo.

CORITIBA: Vanderlei, Vinícius, Chico, Luccas Claro e Escudero; Ueliton, Willian, Robinho e Alex; Vitor Jr e Keirrison (Geraldo (Anderson Aquino (Lincoln)))
Técnico: Marquinhos Santos

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda (Maicon), Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Osvaldo), Paulo Henrique Ganso e Lucas Evangelista; Aloísio e Luis Fabiano (Negueba)
Técnico: Paulo Autuori

0 comentários: