9 de maio de 2013

E termina o sonho do Tetra...



Coração de torcedor sempre acredita. Apesar de, racionalmente, saber que é muito difícil, coração de torcedor sempre acredita. Apesar de tudo estar contra, Coração de torcedor sempre acredita. Torcemos, vibramos, tivemos fé, mais de nada adiantou, em menos de uma semana estamos fora das principais competições do semestre que o tricolor estava disputando.

Muito se questiona após uma derrota expressiva. Quem dirá após duas, contra Atlético Mineiro e Corinthians, derrotas que minaram a confiança do time, desmotivaram o torcedor, e comprometeram todo o primeiro semestre. No futebol brasileiro é comum a torcida encontrar desculpas para a derrota, e isso não é uma característica apenas do torcedor tricolor. No Brasil temos dificuldade de reconhecer superioridade, empenho, e as vezes sorte no adversário.

A expulsão do Lúcio na primeira partida contra o Atlético, a saída do Osvaldo no primeiro tempo contra o Corinthians, a não expulsão de Emerson e Romarinho, tudo pode servir de justificativa para a derrota. Já ouvi uma vez que os vencedores arrumam um jeito, enquanto perdedores arrumam desculpas. O fato é que justificativa não leva time algum ao rumo das vitórias, compensa muito mais levantar a cabeça, aprender com os erros, se aperfeiçoar, e tocar o barco!

Esbravejar, xingar, fulano é pipoqueiro, a Diretoria não contrata, o técnico substitui errado, achar um culpado (ou mil culpados) não alivia absolutamente nada. O que precisa marcar é o fato de não termos um time com poder decisivo há muito tempo. Essa personalidade, chamada por muitos de “raça”, não pode ser confundida com atitudes impensadas e irresponsáveis, como as que Lúcio e Fabuloso tiveram nas últimas partidas.

Raça é entrar em campo sabendo o que se deve honrar, é ter compromisso com o dever de representar um clube de tradição, aquele clube de três cores, caçula entre os paulistas, que cresceu de forma estrondosa nesses 77 anos, conquistou uma torcida que se multiplica de forma significativa a cada dia, e hoje faz o coração de tantos torcedores bater forte e apaixonado.

O sucesso aparece para aqueles que estão preparados, fisicamente, tecnicamente e psicologicamente. A soma dessas qualidades traz a confiança, e com ela vem a sequência de vitórias tão esperada.
É simplesmente deprimente ver o SPFC assim, pequeno, amedrontado e covarde diante dos adversários, saudades do tempo em que eles os adversários que ficavam assim.

Esse artigo foi escrito por Roberta Oliveira

0 comentários: