26 de abril de 2013

No dia do goleiro, uma homenagem ao homem que reinventou a posição



O grande objetivo do futebol é o gol… Craques marcam seu nome na história por marcarem eles… Tem gol bonito, de placa, no ângulo, de bicicleta, contra, sem querer, bicão, de primeira, enfim, existem inúmeras formas de se chegar ao ápice de uma partida, de ver a arquibancada em festa comemorando…

Mas o dia de hoje não é o do craque artilheiro. Hoje é dia daquele homem solitário debaixo dos três paus. Homem que usa luvas e é o único no futebol agraciado com o direito de usar suas mãos. Homem que em uma partida pode ir dos céus ao inferno em apenas um lance. Posição de glória, posição ingrata! Hoje só pode ser o dia do GOLEIRO!

O goleiro é aquele sujeito que tem a missão de evitar o tão esperado gol… Joga sozinho, defende sozinho e muitas vezes é a última esperança no lance em que o time adversário parte pra cima do seu. Na ponta dos dedos, saltando, lutando sem medo, o camisa 1 do time embala o coração de toda uma nação de apaixonados. Goleiro é a segurança do seu time, goleiro é quem protege o seu amado manto, torcedor!

Como não ser o goleiro o mais importante em campo? Já imaginaram que coisa sem graça uma partida de futebol com gols vazios e placares elásticos? Sim, ele não marca o gol (as vezes, sim, ele marca), mas o evita e enche de emoção os 90 minutos que o brasileiro mais ama!

Hoje, dia 26 de abril, o Brasil comemora o Dia do Goleiro. E sendo assim, nada mais justo do que homenagear a todos eles, que passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de "frangueiros", "braço curto", "mão de alface" e outras atribuições depreciativas... Afinal, o que seria do futebol se não fossem eles?

Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, hoje finalmente os donos da camisa 1 – considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedir o torcedor de ver o que mais gosta, o gol - vão poder ser tratados como reis.

Parabéns a todos que jogaram, e jogam nessa posição maravilhosa (apesar de tudo amaldiçoada), do nosso querido futebol, principalmente aos que fizeram história no São Paulo Futebol Clube: Valdir Peres, Zetti, King, Poy, Gilmar Rinaldi, em especial Rogério Mücke Ceni, ou simplesmente MITO... Falar dele e elogiá-lo é como chover no molhado, mas um ídolo do seu gabarito pede uma tempestade no oceano.

Nenhum clube brasileiro atualmente conta com uma figura dessa estatura em suas entranhas. Dificilmente terá nos próximos anos, tendo em vista o voraz mercado da bola, a líquida relação jogadores-clubes que impera e o tempo que se leva para levantar um prédio com tanto ouro. 

Devemos, nobremente, reverenciar quem, à luz do capital, ainda dá alma para a bola.

FELIZ DIA do GOLEIRO!

Esse artigo foi escrito por Roberta Oliveira

0 comentários: