21 de janeiro de 2013

Fórmula de disputa do Campeonato Paulista-2013


Mais antigo estadual do País, iniciado em 1902, o Campeonato Paulista começa neste sábado, repetindo a polêmica fórmula de disputa do ano anterior.

Todas as 20 equipes participantes se enfrentam uma vez na primeira fase. As oito melhores avançam para o mata-mata.

Nas quartas de final, em jogo único, o líder da etapa inicial do torneio pega o oitavo colocado; o vice encara o sétimo; terceiro e sexto duelam; quarto e quinto decidem a outra vaga para as semifinais.

O mando de campo é da equipe com melhor campanha.

Somente a final será disputada em partidas de ida e volta, marcadas para 12 e 19 de maio.

Em 2012, treinadores e dirigentes criticaram este regulamento, que determina só um confronto em duas fases do mata-mata. Eles reclamaram que, exceto o fato de atuar em casa, um time com maior pontuação não conta com vantagens. Dono do melhor desempenho na fase inicial, o Corinthians acabou eliminado logo nas quartas de final, no Pacaembu, contra a Ponte Preta, o pior dos oito classificados.

PRESENTES E AUSENTE

Quatro clubes serão rebaixados. Outros quatro sobem da segunda divisão, que terá a tradicional Portuguesa.

Jogarão a competição Atlético Sorocaba, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Corinthians, Guarani, Ituano, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras, Paulista, Penapolense, Ponte Preta, Santos, São Bernardo, São Caetano, São Paulo, União Barbarense e o atual tricampeão Santos.

Apenas o time de Penápolis é estreante.

0 comentários: